quarta-feira, 26 de maio de 2010
Delegacia da PF será inaugurada em Ponta Grossa no dia 28 de maio
Depois de muito tempo de reivindicação, a população de Ponta Grossa poderá, enfim, ver funcionando a delegacia da Polícia Federal no municipio, que estará aberta para o público de Ponta Grossa e cidades da região a partir do dia 31 de maio.A inauguração oficial está marcada para o dia 28, às 10h30, com as presenças do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, do ministro da Justiça, Paulo Barreto, e do diretor geral da Polícia Federal, Luis Fernando Correa, na sede da delegacia, localizada na esquina entre a rua Balduíno Taques e rua Carlos Osternack.
A data da inauguração foi anunciada nesta segunda-feira (17) pelo superintendente da Polícia Federal no Paraná, Maurício Valeixo, e pelo delegado que assumiu a delegacia de Ponta Grossa, Jonathan Trevisan Júnior, depois de uma reunião de trabalho sobre o funcionamento da unidade, com o prefeito Pedro Wosgrau Filho. Da reunião participaram também o secretário de Governo, João Barbiero, com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Celso Sant´Anna, com o presidente da Afepon, Calixto Ajuz, e com o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Edmir de Paula.
Embora não tenha divulgado o número de policiais que atuarão em Ponta Grossa, por uma questão de sigilo, Jonathan disse que a delegacia de Ponta Grossa já inicia as atividades com um bom número de policiais. “Dificilmente uma delegacia começa com tantos agentes. Em Ponta Grossa, a unidade começa com efetivo maior de quando foram inauguradas as delegacias de Cascavel e Guarapuava, por exemplo. A nossa intenção é ir aumentando gradualmente o número de policiais,” disse o delegado.
Implantação
Os trabalhos para a vinda da Polícia Federal foram acelerados no ano passado, com importantes contatos realizado com o governo federal feitos pelo prefeito e pelo secretário de Governo, João Barbiero. A Prefeitura participou ativamente na busca de um imóvel para abrigar a sede da delegacia, até a Polícia Federal dicidir-se pela locação do imóvel do Núcleo Regional de Educação, localizado na esquina entre a rua Balduíno Taques e rua Carlos Osternack. O imóvel passou por obras de adequação, contando sempre com a ajuda da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Afepon e AMTT.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Pouca participação na Marcha da Maconha
Policiais à paisana acompanharam discretamente a marcha da maconha realizada ontem à tarde em Florianópolis. Eles estavam em uma viatura descaracterizada e filmaram os participantes.Eles estavam em uma viatura descaracterizada e filmaram os participantes. Helicópteros das polícias Civil e Militar também foram vistos sobrevoando a Avenida Beira-Mar Norte no horário do ato. Mas o movimento foi esvaziado. Cerca de cem pessoas participaram, a maioria estudantes universitários.
Com faixas pedindo a legalização da droga, os manifestantes caminharam do Koxixo's ao trapiche pela ciclovia da avenida. Os organizadores queixaram-se que não conseguiram a liberação para usar carro de som.
terça-feira, 18 de maio de 2010
PF busca 10 acusados de vender 400 kg de cocaína por ano em Curitiba
A Polícia Federal em Curitiba realiza nesta terça-feira operação contra o tráfico de drogas no Paraná e Mato Grosso do Sul e cumpre 10 mandados de prisão contra integrantes de uma quadrilha apontada como responsável pela distribuição de 100 kg de cocaína na capital paranaense a cada 90 dias - ou 400 kg por ano.Batizada de "Ressaca", a operação inclui ainda 15 mandados de busca para localização e apreensão de provas de lavagem de dinheiro, incluídos dezenas de veículos de luxo vendidos para encobrir os ganhos obtidos com o tráfico, estimados em R$ 6 milhões por ano.
A quadrilha é acusada de participar da morte de um major da PM em 2005, de uma traficante conhecida como "Evinha do Pó" em 2002, que na época era a chefe do tráfico em Curitiba.
Segundo a PF, pertencia ao grupo uma remessa de 37 kg de cocaína apreendida pela PF em no último dia 11 em Guaíra, quando era trazida do Mato Grosso do Sul.
De acordo com a PF, uma empresa de guinchos no bairro Taquara é usada como fachada e a quadrilha mantém no bairro Alphaville uma mansão avaliada em mais de R$ 1 milhão, que foi comprada com dinheiro do tráfico e será lacrada.
Outra parte da quadrilha deve ser presa em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Os presos serão enviados para o presídio federal de Catanduvas.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Morre aos 67 anos o vocalista Ronnie James Dio
Morreu na manhã deste domingo (16) aos 67 anos, Ronnie James Dio, ex-vocalista do grupo britânico Black Sabbath. Dio foi vítima de câncer no estômago, doença pela qual ele lutava desde o ano passado. O anúncio da morte do roqueiro foi feito pela sua esposa, Wendy Dio. "Hoje meu coração se despedaçou, Ronnie faleceu às 7:45 da manhã de hoje, domingo, 16 de maio de 2010. Muitos, muitos amigos e familiares puderam estar presente para se despedir antes que ele partisse", disse.
A morte de Dio causou perplexidade em astros da música. O baterista do Metallica, Lars Ulrich, soltou uma carta aberta ao vocalista. "Acabei de saber da notícia que você faleceu. Eu estou em estado de choque, mas eu queria que você soubesse que você foi uma das principais razões de eu estar nesse negócio, para começar", disse Lars."Ronnie Morreu às 7:45 na manhã de hoje, mas sua música viverá para a eternidade", afirmou o guitarrista Slash, ex-Guns n Roses.
Além do Black Sabbath, o cantor se notabilizou pelo trabalho solo, e pelas participações em bandas como a setentista Rainbow. Atualmente, ele cantava pela banda Heaven & Hell, que passou por Brasília em 2009.
Produtora quer retirar 'Farmville' do Facebook
A produtora Zynga pode retirar seu game de maior sucesso, o “Farmville”, do Facebook. O motivo seria um desentendimento entre a dona do game e os executivos da rede social por conta da introdução da moeda Facebook Credits. O dinheiro virtual propõe a criação de uma moeda que pode ser utilizada em todos os jogos e aplicativos do Facebook. O impasse é que a rede social ficaria com 30% do valor de cada transação realizada com o Facebook Credits, que será lançado no dia 25 de junho. Atualmente, cada game e empresa utilizam seu próprio sistema de créditos.
O blog de tecnologia TechCrunch e a edição digital da revista britânica especializada em games Edge afirmam que a relação entre Zynga e Facebook ficou comprometida com o anúncio. Os executivos da rede social tentaram fazer um acordo de longo prazo com a produtora para que seus títulos se mantenham com exclusividade no site. O CEO da Zynga, Mark Pincus, disse à sua equipe para estar preparada para uma possível ruptura com o Facebook para lançar sua própria rede de jogos sociais chamada de Zynga Live.
Muitos dos principais jogos do Facebook perderam milhões de usuários ativos quando, em abril passado, a rede social desabilitou notificações de outras empresas, que permitia que os desenvolvedores fizessem com o que os jogadores retornassem às partidas. Apenas “Farmville”, que possui mais de 78 milhões de jogadores, perdeu 4,4 milhões de usuários.
Um vale no centro do Rio Grande do Sul tem sido palco de descobertas de animais raros,
A mais recente foi manchete ao redor do mundo nesta semana: o fóssil de um tecodonte de 238 milhões de anos, uma criatura ainda mais antiga dos que os dinossauros. Um animal tão bem conservado só é encontrado a cada cem anos. Fósseis encontrados na região estão revelando o elo entre os répteis e os mamíferos, o primeiro passo de um incrível processo de evolução que levou até a criação da espécie humana.
Há 250 milhões de anos a Terra tinha apenas um megacontinente, a Pangeia. No centro, onde hoje é o Brasil, havia um enorme deserto.
Quando os continentes começaram a se separar, o clima mudou drasticamente. O sul do Brasil se tornou o local mais propício para a vida animal. Há 238 milhões de anos, no período Triássico, os tecodontes dominavam essa região. Eles se alimentavam dos rebanhos de herbívoros.
No Cretáceo, os dinossauros se espalharam por todo o território que veio a se tornar o Brasil.
O titanossauro tinha mais de 14 metros de comprimento. O mais temido carnívoro da época era o espinossauro. Mas no ar, quem mandava eram os répteis voadores: os belos pterossauros.
Depois do Triássico tudo foi coberto por uma grande camada de rocha vulcânica. Mas no vale, um imenso rio ancestral erodiu a rocha abrindo essa janela do tempo. Os troncos petrificados são a prova da floresta que viu surgir o dinossauro mais antigo do mundo.
“O Estauricossauro price é um dinossauro brasileiro. É o pai de todos os outros dinossauros”, explica Sérgio Alex Azevedo, paleontólogo do Museu Nacional.
O nome quer dizer “Cruzeiro do Sul”. Ele era pequeno, do tamanho de um cachorro. Sua presa preferida era o rincossauro, que se alimentava só de plantas e era comum na região, assim como o dicinodonte.
Num sítio em Agudo, a poucos quilômetros do outro, foi encontrada uma raridade: o fóssil de um adulto com nove filhotes – todos preservados provavelmente pelo deslizamento de terra que os matou.
São vários os locais na região nos quais as rochas do período Triássico afloram. Cada local tem características diferentes, tanto da formação geológica quanto do tipo de fósseis encontrados. Em um deles, por exemplo, predominam os fósseis de cinodonte, que quer dizer “dente de cão”. É justamente este vertebrado que já trazia características depois encontradas nos mamíferos.
Os cinodontes tinham o cérebro bem maior do que os animais do mesmo porte na época. Os cientistas acreditam que eles já eram animais de sangue quente, mas ainda botavam ovos.
Protesto marca 31 de maio como o "Dia de deixar o Facebook"
Um grupo de donos de perfis no Facebook começou a fazer "barulho" na internet esta semana em protesto contra as mudanças nas regras de privacidade do site.Uma campanha lançada no Twitter pede que usuários deixem de entrar no site no dia 5 de junho para pressioná-lo sobre a decisão de facilitar o acesso externo às suas informações pessoais. Outro grupo, mais radical, quer simplesmente a saída em massa do Facebook.
A campanha "Dia de deixar o Facebook" está convidando usuários a assinarem uma lista em que se comprometem a deletar seus perfis em 31 de maio. No site QuitFacebookDay.com, 1,7 mil pessoas já afirmaram que pretendem deixar o Facebook. Trata-se, contudo, de uma ínfima parte do universo de usuários do site, que conta com 400 milhões de perfis.
"O Facebook dá a você chances de gerenciar seus dados, mas não são escolhas justas e enquanto o ônus de gerenciá-las é dos indivíduos, o Facebook torna muito difícil a um usuário médio entendê-las ou manuseá-las", diz um texto no site.
Ironicamente, a campanha tem uma página no próprio Facebook convocando o êxodo. "Se você concorda que o Facebook não respeita você, seus dados pessoais ou o futuro da internet, você deve se juntar a nós", diz.
Privacidade em questão
O Facebook e seu criador, Mark Zuckerberg, estão sob pesadas e crescentes críticas desde a introdução, em abril, de regras que relaxam a privacidade sobre as informações dos usuários. A mais importante é que conteúdo externo agora pode ser publicado diretamente no site, mas também fica disponível no perfil dos usuários através de serviços como o Yelp e Pandora.
Esta semana, o site Business Insider publicou uma troca de mensagens instantâneas, supostamente entre Zuckerberg e um companheiro de quarto quando ainda era estudante da Universidade de Harvard, seis anos atrás.
O dono do Facebook teria debochado da facilidade com que os colegas da universidade - o site de relacionamentos começou no campus e, sucesso entre os estudantes, depois virou um fenômeno na internet - haviam lhe repassado e-mails, números de telefone e informações pessoais.
Tenho 4 mil e-mails, fotos, endereços", diz Zuckerberg.
"O quê? Como você conseguiu?", pergunta o colega.
"As pessoas simplesmente postaram", responde Zuckerberg. "Eu não sei por que. Eles simplesmente confiam em mim. Estúpidos".
O Facebook divulgou na sexta-feira um comunicado defendendo a privacidade e a segurança da informação dos usuários, mas não quis comentar o suposto diálogo reproduzido pelo Business Insider.
Google admite que captou dados em redes sem fio desprotegidas
O Google reconheceu em seu blog oficial aquilo que as autoridades de proteção de dados de alguns países já vinham denunciando.Os carros do seu serviço Street View não só tiravam fotos das ruas, como também recolhiam dados pessoais enviados por redes sem fio desprotegidas por senhas. As informações são da agência Reuters.
O comunicado postado na sexta-feira diz que a empresa se coloca à diposição dos órgãos de proteção dos países atingidos pelo erro, que incluem Estados Unidos, Alemanha, França, Brasil e Hong Kong, para ajudar a eliminar os dados. "Temos recolhido erroneamente amostras de dados por redes abertas (ou seja, não protegidas por senha) Wi-Fi", afirmou Alan Eustace, vice-presidente de Engenharia e Pesquisa do Google, no blog.
Para o Google, cuja ferramenta de busca na internet movimenta mais de dois terços de todas as pesquisas na web nos Estados Unidos, o erro poderia prejudicar sua reputação como um guardião confiável de informações pessoais dos usuários. A revelação chega em um momento de crescente preocupação dos órgãos reguladores sobre a maneira como os sites lidam com informações pessoais dos internautas.
No mês passado, quatro senadores dos Estados Unidos enviaram uma carta ao Facebook, site de relacionamentos, expressando preocupação sobre as mudanças recentes no serviço e as práticas de privacidade da empresa.
domingo, 16 de maio de 2010
Incêndio destrói acervo de cobras do Instituto Butantã
Um incêndio destruiu ontem o maior acervo científico de cobras do mundo, no Instituto Butantã. A coleção, iniciada há 120 anos, tinha cerca de 85 mil cobras, representando centenas de espécies.O acervo de aracnídeos, com 450 mil aranhas e escorpiões, também foi destruído. Alunos e professores, em lágrimas, culparam o poder público pelo descaso com o patrimônio científico do País. O prédio não tinha sistema anti-incêndio.
"É uma calamidade total. Não tenho nem como descrever", lamentou o pesquisador Otavio Marques, especialista em cobras. "Minha carreira inteira foi feita em cima dessa coleção." Muitos dos animais, segundo ele, eram de espécies ainda não descritas pela ciência. Outras, já extintas, ou muito raras. Alguns exemplares mais antigos datavam de 1901.
Entre os milhares de espécimes incinerados estavam centenas de "holótipos", ou "tipos", que representavam o primeiro exemplar descrito de uma determinada espécie - o exemplar de referência, equivalente na biologia ao primeiro manuscrito de um livro. "É um patrimônio insubstituível", disse o zoólogo Francisco Luis Franco, que há dez anos era curador da coleção. "A perda de conhecimento sobre a nossa biodiversidade é incalculável. Não há valor em dinheiro que chegue perto."
O prédio que abrigava as coleções, um galpão de 1 mil metros quadrados, construído nos anos 1970 e reformado dez anos atrás, foi quase todo destruído pelo fogo. Segundo os bombeiros, a temperatura chegou a 1.200 °C. O fogo se espalhou rapidamente, já que os animais eram preservados em vidros com álcool.
A suspeita inicial é que o incêndio tenha sido causado por um curto-circuito ou sobrecarga elétrica. A chave geral do Butantã foi desligada na noite de sexta para sábado, para trabalhos de manutenção na rede. A energia foi religada por volta das 7 horas e, pouco depois, começou o incêndio. Os bombeiros chegaram rapidamente, mas pouco puderam fazer. Não sobrou um vidro intacto nas prateleiras. O chão ficou coberto de cacos, entulho e cobras carbonizadas.
Descaso. Para Franco, o acidente simboliza a "falta de seriedade" com que o poder público trata o patrimônio científico e cultural do País. "Isso tem de ser visto como um fato emblemático, para que se dê mais atenção à nossa história", desabafou. "Todas as outras coleções estão vulneráveis do mesmo jeito."
O prédio não tinha nenhum sistema mais sofisticado de detecção ou combate a incêndios. O fogo foi notado inicialmente por um vigia, que não tinha chaves para o prédio e teve de buscá-las na portaria. Não há hidrante no local e a rua principal que dava acesso ao prédio foi fechada por um canteiro alguns anos atrás, o que dificultou o trabalho dos bombeiros.
O Instituto Butantã divulgou uma nota no início da tarde de ontem dizendo que, "segundo informações preliminares (dos) Bombeiros, não havia no prédio qualquer problema relacionado às instalações que possa ter originado o incêndio. O Butantan irá aguardar, entretanto, as investigações da perícia técnica."
Franco submeteu recentemente à Fapesp um projeto de R$ 700 mil para a instalação de uma infraestrutura anti-incêndio no local. Mas o resultado do edital só deverá ficar pronto em julho.
Assinar:
Postagens (Atom)