quinta-feira, 16 de abril de 2009

Alimentação - Prazer x Compulsão


Um fato é certo: quando estamos em paz esquecemos de comer e de sentir fome. A felicidade que vem do equilíbrio e da paz, nos coloca num estado vibracional tão mágico, que não precisamos comer. A sensação é de que a plenitude da paz nos nutre muito mais que qualquer alimento "físico".


Neste estado, compare-se com uma criança, que feliz, cheia de vida e intensidade, não sente a menor vontade de comer. Não é verdade? Os pais é que ficam lá, azucrinando a criança, tentando aborrecê-la, distraí-la para que sinta necessidade de comer.

Se os pais deixarem aquela criança comer só quando sentir sua verdadeira necessidade, terão a experiência de vê-la comendo com real PRAZER.

Bem isso é uma longa conversa, e muito provavelmente, é a causa porque existem tantas pessoas onde a compulsão por comida é uma realidade, um problema.

Fácil de perceber, alimentar-se por uma demanda de compulsão é um "comer" com insaciedade, com gula, um comer até acabar o pote, o pacote, a panela. Segundo o Aurélio, comer significa colocar qualquer coisa goela abaixo. Diferente de alimentar-se que significa nutrir-se.

Ah! Muita culpa, muita indigestão (inclusive dos pensamentos), muito mau-estar. O corpo todo fica arrebentado, ultrajado. Um exagero, um absurdo, um tsunami passou pela sua despensa ou geladeira.

É, a compulsão alimentar é um distúrbio de comportamento em que a pessoa "come" em excesso, de forma descontrolada, muitas vezes sem perceber e SENTIR O SABOR do alimento. Muita ansiedade, ausência de PRESENÇA e de PRAZER.

A mente se torna obcecada por comida. O emocional acredita que vai tapar "buracos" com comida. São desejos: por açúcar, sorvete, chocolate, pipoca, biscoito, fritura, enfim ... termina um desejo, começa outro.

Sintomático deste comportamento é alterar períodos quando o compulsivo perde o controle diante da alimentação com períodos de dieta sofriiiiiiiiida. Vai uma tortura aí?

O comedor compulsivo é semelhante ao alcoólatra. Comemora comendo quando está alegre, e se entope de comida quando está triste, para esquecer.

Assim, ao contrário do que se pensa, a cura não virá com dietas ou controle alimentar. Neste caso, as dietas para emagrecer são entendidas pelo corpo como escassez de alimentos. Então, o organismo começa a armazenar tudo o que é ingerido. Ao mesmo tempo, envia sinais de que precisa de mais comida. Ou seja, engordar é natural.

O primeiro passo para resolver tal problema, ou seja, romper com esta dinâmica que é orgânica e emocional (mão dupla) é eliminar a culpa por comer. Aliás, culpa é toxina psico-emocional, como também um gerador de toxina orgânica.

O segundo passo é no momento da compulsão fazer uso de sucos, lanches ou sopas desintoxicantes, que nutrem, causam rápida saciedade, mas ativam os canais de excreção.

Excretar o que? Tudo o que precisa ser excretado. Idéias, conceitos, lixos orgânicos, emocionais, mentais, etc. É algo como quando vem a enxurrada e você escancara o ralo. Deixa sair todo o mal que vier. Então, vem a ansiedade e você deixa o corpo limpo e leve - descarregado - para poder serenar.

O terceiro passo é, a partir do corpo sendo diariamente esvaziado dos seus lixos, a pessoa começar a identificar as suas verdadeiras necessidades (auto-conhecimento) e colocar a ação adequada para viabilizar uma futura colheita. Lei do karma: você só poderá colher se plantar e preparar o solo.

O grande termômetro da cura é quando a pessoa começa a diferenciar a fome por PRAZER de nutrir-se, da fome para abafar seus desconfortos emocionais, como a ansiedade (falta de fé), as falsas expectativas (preguiça de semear, de antenar e cair na real), as frustrações (preguiça de meditar, discernir, pensar e planejar) e os medos (preguiça de aventurar e crescer).

Ah! Dentro das falsas expectativas, é muito importante adequar a sua imagem corporal a padrões realistas e assumir que talvez não seja possível ser tão Gisele Bundchen quanto se deseja.

Finalizando, a Alimentação Desintoxicante pode ser uma excelente ferramenta pois ela é muito prática de realizar, ativa rapidamente o sistema imunológico e a saúde, como também dá excelente suporte ao propósito de sair da Compulsão Alimentar e adentrar no Prazer do equilíbrio emocional = Paz.

Veja como iniciar sua prática lendo sobre Alimentação Desintoxicante e O poder de cura do Limão.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.

Este texto faz parte do livro Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde. Recomenda-se a sua leitura na íntegra, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

Fonte: Conceicao Trucon - Alimentação Desintoxicante

Lendas Urbanas VI - Vila Velha/PR


ltacueretaba, antigo nome do local onde hoje conhecemos por Vila Velha, significa "cidade extinta de pedras". Este recanto foi escolhido pelos primitivos habitantes para ser Abaretama, "terra dos homens", onde esconderiam o precioso tesouro Itainhareru.

Tendo a proteção de Tupã, era cuidadosamente vigiado pelos Apiabas, varões escolhidos entre os melhores homens de todas as tribos.

Os Apiabas desfrutavam, de todas as regalias, porém, era-lhes vedado o contato com as mulheres. A tradição dizia que as mulheres, estando de posse do segredo de Abaretama, revelariam aos quatro ventos e, chegando a notícia aos ouvidos do inimigo, estes tomariam o tesouro para si.



Se o tesouro fosse perdido, Tupã deixaria de resguardar o seu povo e lançaria sobre ele as maiores desgraças. Dhui (Luís), fora escolhido chefe supremo dos Apiabas, entretanto, não desejava seguir esse destino, pois se tratava de um chunharapixara (mulherengo).

As tribos rivais, ao terem conhecimento do fato, escolheram a bela Aracê Poranga (aurora da manhã), para tentar seduzir o jovem guerreiro e tomar-lhe o segredo do tesouro. A escolhida logo conquistou o coração de Dhui. Numa tarde primaveril, Aracê veio ao encontro de Dhui trazendo uma taça de Uirucur (licor do butiás), para embebedá-lo.

No entanto, o amor já havia tomado conta de seu coração não conseguindo assim completar a traição. Decidiu então, tomar a bebida junto com seu amado, e os dois se amaram a sombra de um ipê. Tupã logo descobriu a traição do seu guerreiro e furioso provocou um terremoto sobre toda a região.



A antiga planície fora transformada em um conjunto de suaves colinas. Abaretama, transformou-se em pedra, o solo rasgou-se em alguns pontos, dando origem as Furnas, o precioso tesouro fora derretido formando a Lagoa Dourada. Os dois amantes ficaram petrificados e entre os dois a taça ficou como o símbolo da traição. Diz a lenda, que as pessoas mais sensíveis a natureza e ao amor, quando ali passam ouvem a última frase de Aracê: xê pocê o quê (dormirei contigo).

Fonte: www.pontagrossa.gov.br

Lendas Urbanas V - Corina Portugal


Lenda de Corina Portugal

Em 1866 Corina Portugal , uma linda moça muito religiosa , veio do Rio de Janeiro para Ponta Grossa com o seu pai , que gostava de jogar . Um certo dia este senhor ficou endividado e vendeu a sua filha para um homem chamado Alfredo Campos . Assim Corina foi obrigada a casar – se com este rapaz .

Porém este moço era bêbado , viciado em jogo e muito violento com sua esposa . Mas , apesar dos problemas , Corina ajudava as pessoas através das orações e muita gente afirmava que ela tinha poderes sobrenaturais .

Quando esta jovem ficou grávida , criaturas malvadas mentiram para Alfredo que a criança não era dele . Como este homem tinha a cabeça fraca , ele acreditou nos falsos boatos e matou sua mulher com 32 duas facadas .

Deste jeito a moça foi enterrada no antigo cemitério São João de Ponta Grossa . Diz a lenda que Maria , uma outra jovem que sofria violência doméstica , foi rezar no túmulo de Corina dias depois de sua morte . No dia seguinte , o seu marido parou de beber e tornou – se uma pessoa boa . A partir daquele dia várias mulheres , que eram torturadas pelos companheiros , foram ao túmulo de Corina para pedirem milagres .

Vários anos se passaram e um prefeito chamado Vicente Bittencourt mandou alguns funcionários retirarem corpos do antigo cemitério São João para a abertura de uma rua . Quando estes operários estavam escavando os ossos , eles encontraram o corpo de Corina Portugal intacto e seu semblante parecia o rosto de uma santa . Então estes funcionários chamaram um padre , que pediu para que os trabalhadores ficassem quietos. Porém , como são poucas as criaturas que sabem guardar segredos , o povo logo soube da novidade .

Desta maneira o corpo da santa foi transferido para o cemitério São José , onde seu túmulo é muito visitado nos dias de finados .

Lendas Ubanas IV - A Casa do Senhor Herman


Toda criança ao ver uma casa que está à algum tempo fechada logo percebe que algo de estranho acontece nela. Mas como as crianças são muito curiosas elas buscam ir atrás de fatos e acontecimentos.

Certo dia, dois amigos estão jogando bola e um deles consegue jogar a bola dentro de uma casa que estava a muito tempo vazia. Então um dos meninos chamado Victor decide ir até a casa onde seu amigo Pedro jogou sua bola.

Muito inspirado e motivado ele passa pelo vão aberto entre a grade e dirige-se até o local onde encontrava-se a bola. Esse lugar dava arrepios em Victor e ele sabia que coisa boa não tinha lá. Segundo histórias contadas pelo seu avô João, que disse que nessa casa morou uma família muito estranha de atos completamente sombrios e que o chefe da família havia matado todos de um jeito muito macabro. Ele matou todos e arrancou suas cabeças e as pendurou como se fosse animais caçados.

Pois bem, Victor então resolve arriscar e decididamente acha aquilo uma grande besteira de gente que não tem o que fazer e inventa história sobre a vida dos outros.
Victor pega uma pedra e bate no vidro para ver o que tinha de tão perigoso naquela casa. Já com sua bola e não satisfeito entra na casa e começa a andar. Ele já tinha percorrido toda casa e quando posiciona-se para ir embora ele percebe que realmente tinha algo de errado. Victor resolve ir até a sala que ele não tinha ido e, ao entrar, seu coração começa a bater mais forte como se algo fosse acontecer.

Victor reúne toda sua força e coragem e entra na sala. O garoto pára e sem conseguir dar uma palavra ou até mesmo pensar ele olhar para os lados e vê o que realmente aconteceu ali naquela casa. Com a parede rodeada de cabeças ele só pensava em sair dali correndo, mas algo pior ainda ia acontecer. Na parede estavam as cabeças de todos os membros da família, menos a do senhor Herman. Suas pernas ficaram bambas e seus olhos estatelados para fora a procura daquele que faltava.
Decidiu então correr, mas já era tarde. Um homem com à aparência horrível, olhos fundos, dentes podres, nariz para dentro e com um cheiro insuportável aproximava-se com uma foice na mão.

Victor, então, desapareceu e até hoje sua família embora tenha se mudado daquela cidadizinha do interior ainda tem esperanças de vê-lo novamente.
Sua bola foi vista no jardim da casa do senhor Herman mas todos duvidam que ele tenha entrado lá. Victor desapareceu em uma quinta-feira, dia 31 de agosto de 1943.

Lendas Urbanas III - O médico psicopata


Essa história é um relato de duas mulheres, que ocorreu em Curitiba, mas ninguém sabe até que ponto é verdadeira.

Uma mãe estava fazendo compras com o seu filho, e, de repente a criança desapareceu.
Então, ela avisou a administração do estabelecimento. Assim, o gerente decidiu que ninguém deveria entrar e que ninguém deveria sair.
Depois de meia hora de confusão, o telefone celular de um cliente vestido de médico, que estava com uma maleta, tocou e ele falou ao gerente:
- Eu sou médico e tenho que fazer uma cirurgia de emergência! Por favor, me deixem sair!
Deste jeito, a administração liberou a saída do homem.
Depois, de meia hora de transtorno, um açougueiro achou o corpo da criança desaparecida dentro do frigorífico do mercado, sem os rins.

Uma senhora de idade estava fazendo compras com a sua neta pequena. Quando, de repente, a menina desapareceu.
Então, o gerente fechou o estabelecimento com todas as pessoas dentro. Mas, um rapaz vestido de médico, alegou que precisava fazer um parto de emergência e foi liberado. Meia hora depois, uma funcionária achou a menina morta, sem os rins, dentro de uma caixa no depósito.