segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Polícia - PR prende 279 e apreende 1 tonelada de drogas


Operação contou com a participação de todas as divisões policiais da capital e subdivisões do interior, e o apoio da PM e PRF

Uma operação da polícia do Paraná realizada nesta segunda-feira (26) resultou na prisão de 279 pessoas suspeitas de envolvimento no tráfico de drogas e apreensão de mais de 1 tonelada de drogas, sendo 1,2 tonelada de maconha, 3,5 kg de cocaína, 3,7 kg de crack.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, também foram apreendidas 52 armas e veículos. Coordenada pela divisão estadual de narcóticos, a operação contou com a participação de todas as divisões policiais da capital e subdivisões do interior, e o apoio da Polícia Militar e Policia Rodoviária Federal.

A operação mobilizou 1.180 policiais para o cumprimento de 566 mandados de busca e apreensão e de prisão. “O trabalho de inteligência e integração de toda a polícia, resultou em forte golpe nas quadrilhas de traficantes que agem em todo estado. Foi uma ação de combate sistemática ao tráfico de drogas”, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

Em Curitiba, 180 policiais, distribuídos em 50 viaturas, cumpriram 58 mandados de apreensão e seis de prisão. Os suspeitos foram localizados em Agudos do Sul, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Colombo, Fazenda Rio Grande e Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Foram presas 10 pessoas e apreendidos 35 kg de maconha, três vasos com pés da planta, duas balanças de precisão, nove buchas de cocaína, 17 gramas de crack, uma espingarda calibre 22, munições do mesmo calibre, uma camisa em que estava escrito “Polícia Civil”.

Já em Foz do Iguaçu, a operação com cerca 71 policiais teve inicio no Jardim Jupira. Com mandados de prisão e de busca e apreensão, emitidos pela 1.ª Vara Criminal da Foz, a operação resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão 1,2 tonelada de maconha, 1,26 kg de cocaína, 372 papelotes de cocaína prontos para distribuição, 640 gramas e 454 pedras de crack, R$ 1.180 e um Jeep Cherokee.

"A mim pessoalmente surpreendeu (o resultado da operação) porque imaginava que ainda haveria alguns problemas administrativos, problemas com a Justiça, e não imaginava que o resultado fosse tão expressivo", comentou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

O secretário salientou que 95% dos homicídios ocorridos em Curitiba decorrem de algum envolvimento com drogas. "Há relação direta entre droga e armas", afirmou. "Esse descontrole do armamento é muito grande e hoje qualquer jovem de 15 ou 16 anos que está engrossando as fileiras do tráfico de drogas está armado com uma pistola e reagindo à ação policial com violência."

A megaoperação é resultado de investigações realizadas nos últimos três meses pela Subdivisão de Inteligência da Denarc.