sábado, 9 de maio de 2009

Marcha da maconha é realizada na orla de Ipanema


Garantida por uma habeas-corpus preventivo , a marcha da maconha está sendo realizada na orla de Ipanema neste sábado.

Cerca de mil pessoas partiram por volta das 16h do Posto Nove e caminham em direção ao Arpoador. Os organizadores frisam que a marcha é um espaço para debate em prol da legalização da maconha e recomendaram aos participantes que não usem a droga durante a manifestação. Trinta policiais militares, além de guardas municipais, acompanham a passeata.

A manifestação corre em tom bem humorado, com palavras de ordem em defesa da legalização do uso da maconha. Cartazez associam a proibição da maconha à violência do tráfico. Os participantes também exibem máscaras com imagens de personalidades como Luana Piovani, Bezerra da Silva, Marcelo Antony, Gilberto Gil, que tem alguma ligação com a polêmica sobre o uso da maconha.

Defensor da discriminalização da maconha, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, compareceu à passeata, dizendo que o fato de estar no governo não alterou sua convicção sobre o tema.



Fonte: Agência O Globo.

Nova face para Connie


Cinco meses depois de os médicos de Cleveland fazerem o primeiro transplante de rosto dos Estados Unidos, o mundo conheceu esta semana a nova face da paciente, Connie Culp, 46 anos.

Anorte-americana passou por mais de 30 cirurgias até que a equipe médica obtivesse êxito. A desfiguração havia ocorrido em 2004, quando a mulher levou um tiro no rosto durante uma briga com o marido. No disparo, ela perdeu um olho e o nariz, as bochechas, a mandíbula e o lábio superior.

Em entrevista, Connie relatou a felicidade de ter o rosto reconstituído. Ela contou que as deformidades a impossibilitavam de se alimentar como gostaria. Em janeiro passado, ela pôde voltar a comer pizza, frango e hambúrguer.

– Aqui estou eu, cinco anos depois. Ele fez o que disse que ia fazer – afirmou Connie, sorrindo, referindo-se ao cirurgião plástico Risal Djohan.

A paciente agora quer defender outras pessoas que tiveram o mesmo problema.

– Quando vir alguém com o rosto desfigurado, não julgue essa pessoa, porque você nunca sabe o que aconteceu com ela – declarou.

A cirurgia havia sido noticiada em dezembro, mas os médicos mantinham o nome da paciente sob sigilo. Connie recebeu, além da face de uma pessoa morta não identificada, também o osso do nariz e partes da arcada dentária superior, destruídos pelo tiro.

Fonte: Zero Hora.

Confirmado o primeiro caso de contágio da gripe suína no Brasil


Brasileiro que chegou de Cancún, no México, contaminou amigo no domingo. Foi hospitalizado, mas a situação é estável. No Brasil, já são seis casos da doença

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou ontem à noite o primeiro caso de transmissão em solo brasileiro da gripe suína, o que faz com que o País seja o sétimo no mundo a registrar manifestação autóctone da doença. São seis ocorrências confirmadas no Brasil, sendo que as duas novas anunciadas são no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.

Um amigo do jovem brasileiro de 21 anos contaminado pela gripe A (H1N1) em Cancún e que manteve contato com ele após chegar do México foi a primeira vítima a ter contraído a enfermidade sem ter deixado o país.

O amigo do jovem ficou próximo dele no domingo, após assistirem à final do campeonato estadual de futebol do Rio. Apresentou sintomas na terça-feira e foi internado quarta-feira.

Permanece com febre, mas em quadro estável. De acordo com Temporão, nesses dois casos, 108 pessoas que tiveram contato com as vítimas da doença estão sendo monitoradas. Segundo o ministro, essas pessoas foram procuradas pela Vigilância Sanitária, orientadas a evitar aglomerações e são monitoradas por meio de telefonemas diários. Elas também podem ser submetidas ao teste de secreções para detecção do vírus. “Trata-se de um caso isolado. Não há registro de passagem para terceiros, além das duas vítimas. Estamos identificando os casos, monitorando todas as pessoas que tiveram contato’’, declarou Temporão no Rio.

Dos sete países com transmissão autóctone, apenas dois, México e Estados Unidos, têm transmissão em larga escala. Na Grã-Bretanha, existem 39 casos confirmados, sendo 11 autóctones.

Fonte: agências de notícias.