quarta-feira, 22 de abril de 2009

10 Dicas simples para economizar água.


As 10 dicas de sucesso para economizar água, esse bem tão precioso !!!

1. Banho rápido
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

2. Escovando os dentes
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

3. Torneira fechada
Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

4. Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

5. Lavando louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.

6. Lavando o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

7. Mangueira, vassoura e balde
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

8. Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

9. Aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

10. Pressão política
Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.

Fonte: 360Graus.terra.com.br

O dia da Terra e a reposição dos recursos vivos


A procura de recursos animais e vegetais dos 6, 8 mil milhões de habitantes da Terra já excede em cerca de 30% a capacidade que o nosso planeta tem em repô-los ao mesmo nível, revelou Rajendra Pachauri quando esteve a semana passada em Lisboa.

O presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) da ONU e Nobel da Paz 2007 com Al Gore , que deu uma conferência no Convento do Beato no âmbito do Mês da Sustentabilidade - uma iniciativa do Expresso e do BES -, disse que seriam necessárias 1,3 Terras para repor o equilíbrio dos seu recursos vivos.

A situação é mais preocupante na América do Norte e nos países da UE, onde a pegada ecológica de cada habitante (área do território de que necessita em termos recursos) é largamente superior à bio-capacidade da sua região. Em contrapartida, na América Latina e Caraíbas a situação é precisamente inversa.

Pachauri chamou a atenção para as fortes pressões que existem sobre o uso da Terra em todo o Mundo por causa do crescimento da população, do desenvolvimento económico, da urbanização e da procura de biocombustíveis.
10 kg de cereal para produzir 1 kg de bife

E destacou o fenómeno do aumento do consumo de carne em países emergentes, dando particular destaque aos 1300 milhões de habitantes da China, onde o crescimento tem sido exponencial nos últimos anos. O presidente do IPCC recordou que "para produzir 1 kg de bife são necessários 10 kg de cereal", mas há alternativas proteicas de origem vegetal sustentáveis para a alimentação humana.

"É preciso mudar o estilo de vida, em particular os hábitos alimentares, porque o ciclo da carne é muito intensivo em energia e em emissões de CO2. E há também um problema de segurança alimentar mundial no futuro: se cada vez mais pessoas comerem mais carne, não haverá cereais suficientes para as necessidades humanas, porque a conversão de calorias dos cereais em calorias de carne é muito pouco eficiente".

Quanto ao estado da Biodiversidade, o economista e cientista do ambiente indiano salientou que o actual ritmo de extinção das espécies é cem vezes mais elevado que no passado, traçando um cenário negro para as próximas décadas: "As taxas de extinção poderão crescer mil a dez mil vezes e uma em cada quatro espécies de mamíferos estará ameaçada de extinção".



Stresse hídrico já atinge 700 milhões de pessoas

O cenário não é mais animador para a escassez da água: em 2025 mais de três mil milhões de pessoas poderão viver em países com problemas de stresse hídrico. Actualmente, esse já é o problema com que se confrontam cerca de 700 milhões de pessoas em 43 países, a maioria dos quais países em desenvolvimento.

Quanto ao Aquecimento Global, Pachauri explicou que o Árctico, África, as pequenas ilhas e os grandes deltas dos rios asiáticos e africanos (Mekong, Ganges, Nilo) serão as regiões mais afectadas.

Os sistemas e sectores mais prejudicados serão, por sua vez, os recursos hídricos, a agricultura, os sistemas costeiros, a saúde humana e ecossistemas como a tundra, a floresta boreal, as regiões montanhosas, a floresta mediterrânica, as florestas tropicais, os recifes de coral e a vida nas águas geladas do Árctico e da Antártida.

Em Portugal, o Nobel da Paz destacou "a redução da disponibilidade de água, as secas mais frequentes e prolongadas, o aumento do risco de incêndios florestais e a extensão da época dos fogos, o impacto negativo das ondas de calor na saúde pública, a redução de 30% no rendimento das culturas hortícolas, perdas de 62% na biodiversidade das espécies das regiões montanhosas, e a redução do fluxo de turistas no Verão".

Fonte: Aqui

Tirinhas IV - Windows

Uma excelente função do sistema operacional Windows

ARRASTE E SOLTE



Fonte: Photo Trick.

Chega ao Brasil o navio-plataforma que vai operar no pré-sal


O primeiro óleo da camada pré-sal da Bacia de Santos vai ser extraído no dia 1º de maio (Dia do Trabalhador).

Segundo informações da Petrobras a que a Agência Brasil teve acesso, o navio–plataforma FPSO São Vicente (que produz, armazena e escoa petróleo) já se encontra no país e está sendo preparado para ser conectado ao poço 3-RJS-464, cujos trabalhos de perfuração foram concluídos e apresentaram bons resultados.



Em 1º de maio, o presidente Lula acionará o mecanismo para iniciar a produção no pré–sal da Bacia de Santos, na área conhecida como Tupi, dando início ao chamado Teste de Longa Duração (TLD).

O TLD possibilitará à Petrobras obter informações detalhadas sobre o reservatório e as condições de produção a cerca de 6 mil metros de profundidade, abaixo da camada do sal.

Construído em Cingapura, o FPSO São Vicente foi afretado pela Petrobras à empresa BWO. O navio terá capacidade de produzir até 30 mil barris/dia e ficará ancorado na profundidade de 2.170 metros.

Este primeiro poço deverá produzir entre 10 mil e 20 mil barris diários em um teste de longa duração, o que permitirá melhor conhecimento do mecanismo natural de produção da jazida e outras informações em que vão se basear os projetos definitivos da área.

A unidade vai produzir petróleo leve (de 28º API a 42º API) de excelente qualidade e maior valor comercial. Segundo a Petrobras, no pólo pré-sal da Bacia de Santos serão perfurados ainda este ano mais nove poços, que vão se somar aos outros 10 já perfurados pela estatal nos últimos dois anos - todos com indicação da presença de petróleo e gás.

Pelo cronograma da Petrobras, está previsto para o segundo semestre de 2010 a instalação do segundo projeto na Bacia de Santos, que será um piloto de produção para 100 mil barris por dia, também na área de Tupi – a maior reserva já descoberta na região com possibilidade de existência de cerca de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).

Para viabilizar o cronograma para o segundo semestre do ano, a Petrobras já contratou por afretamento, junto à empresa Modec, outro navio-plataforma, também do tipo FPSO, que está sendo convertido no Estaleiro Cosco, na China, e levará o nome de FPSO Cidade de Angra dos Reis.

Programada para chegar ao Brasil no quarto trimestre de 2010, a unidade ficará instalada em lâmina d´água de 2.150 metros e tem como meta iniciar o teste piloto em dezembro de 2010.

A embarcação será convertida a partir do navio-tanque de grande porte M/V Sunrise IV e terá capacidade para produzir 100 mil barris/dia de petróleo e 35 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Fonte: Agência Brasil.

Unesco lançou biblioteca mundial na internet


Um acervo raro, espalhado por 32 bibliotecas de 19 países, está agora na internet. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou ontem, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library, WDL), um acervo literário e artístico online disponível em português e em outras seis línguas.

A WDL é, na realidade, uma midiateca e tem até agora 1,4 mil objetos digitalizados, entre livros raros, manuscritos, cartas, filmes, gravações sonoras, ilustrações e fotos.

O acervo foi reunido com contribuições de bibliotecas nacionais e instituições culturais de países como Brasil, EUA, Uganda, Iraque, China, França e Rússia. No acervo estão antigas escrituras chinesas, manuscritos científicos árabes e exemplares raros, como Bíblia do Diabo, do século 13. O Brasil contribuiu por meio da Biblioteca Nacional. Além de obter informações gerais sobre o objeto, o pesquisador pode acessar links com informações completas, fazer download das peças e convertê-las em PDF.

A WDL, mais tarde, absorverá parte do conteúdo da Europeana, que dispõe de 4,6 milhões de livros, mapas e fotografias, e da Google Book Search, que já conta com 7 milhões de obras digitalizadas. Segundo James H. Billington, diretor da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e idealizador do site, ele vai ampliar a diversidade do material cultural disponível na web. Além disso, permitirá acesso a obras antes restritas a bibliotecas inacessíveis ao grande público. As informações são do jornal

Vale a pena conferir o material da biblioteca, existe muita informação interessante por lá !

Fonte: O estado de São Paulo
Mais informações clique aqui!

Câmara admite o veto de passagens para familiares


Uma semana depois de prometer regras transparentes para o uso do dinheiro da cota de passagens aéreas dos deputados e apresentar uma resolução que só oficializou a farra da viagens, o comando da Câmara faz hoje uma nova tentativa para editar um "pacote moralizador". A proposta, que será apresentada pelo presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), na reunião da Mesa Diretora com o colégio de líderes, foi discutida ao longo do feriado de Tiradentes com outros parlamentares.

Ontem à noite, reunidos na residência oficial da presidência da Câmara, um grupo de integrantes da Mesa e líderes partidários definiram que uma das propostas concretas para o encontro de hoje é vetar o uso das passagens da cota dos parlamentares por familiares e amigos. Além disso, a ideia é também reduzir a cota pela metade - cálculos dos técnicos da Câmara mostram que, com essa redução, seria possível poupar, em média, R$ 5 mil por deputado.

Na segunda-feira, Temer admitiu em nota oficial que também gastou parte de sua cota de passagens aéreas com parentes e terceiros. O deputado defenderá na reunião de hoje a tese de que, a cada emissão de passagem, o nome do parlamentar e o trecho do voo sejam publicados na internet, para conhecimento geral.

Na semana passada, em reunião do colégio de líderes, os parlamentares começaram tratando da moralização no uso das passagens, mas acabaram por legalizar tudo o que era informal e admitindo que bilhetes comprados com dinheiro público podem ser usados por qualquer pessoa indicada por senadores e deputados - até em viagens de férias ao exterior. Os líderes chegaram ao ponto de sacramentar a prática de "poupar" a cota, isto é, o direito de o parlamentar acumular créditos para usar em viagens.

Antes da reunião de ontem à noite, em Brasília, Temer e os líderes chegaram a discutir uma proposta mais audaciosa: fim da farra com as passagens aéreas, fim da verba indenizatória e o estabelecimento de cotas fixas para gastos, uma espécie de "conta de serviços" com várias rubricas, como postagens, impressos, telefones, deslocamentos de funcionários e combustíveis. Em compensação, deputados e senadores receberiam aumento de 50% no salário e teriam direito a um pacote de serviços, com valores e cotas definidos pelos próprios parlamentares.

O aumento de salário equipararia o salário dos parlamentares ao dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) - aumento de R$ 16,5 mil para R$ 24 mil. Para tornar o aumento palatável à sociedade, o Congresso apresentaria uma conta geral de "economia vultosa", levando em conta que as Assembleias e as Câmaras Municipais seriam enquadradas nas medidas, por meio de duas emendas constitucionais.

Os líderes, porém, desistiram de bancar essa proposta na reunião oficial de hoje, com medo de serem responsabilizados por aumentos em cascata nos Estados e municípios a partir do reajuste aprovado no Congresso.

Na manhã de ontem, o discurso era outro. O líder tucano, José Aníbal (SP), e o corregedor da Câmara, ACM Neto (DEM-BA), falavam em propor a extinção da verba indenizatória de R$ 15 mil mensais para justificar o reajuste de salário - medida que, em tese, proporcionaria uma economia de R$ 7,5 mil por deputado.

A despeito da resistência de deputados em excluir parentes da cota de passagens, o presidente da Casa não está sozinho na defesa de novos procedimentos. "Desde a semana passada a gente vinha conversando sobre a necessidade de tentar resolver o todo, para proteger a instituição", disse ACM Neto.

Fonte: www.oestadao.com.br

ONU aprova acordo de combate ao racismo sem os EUA.


Sem os Estados Unidos e cinco países europeus, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um acordo de combate ao racismo. Depois de uma turbulência política gerada pela presença do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, as Nações Unidas decidiram acelerar as negociações e, imediatamente, aprovar o texto da declaração que havia sido costurado nos últimos meses para tentar dar uma mensagem de compromisso na luta contra o racismo. Ao contrário dos discurso incendiário de Ahmadinejad, o Irã cedeu nas negociações e aceitou incluir a palavra "holocausto" no texto do acordo.

Para o Brasil e os países latino-americanos, o acordo é uma primeira tentativa de dar mensagem contrária à proliferação de medidas contra a imigração nos países ricos e um sentimento de maior tensão em relação aos estrangeiros. A declaração está sendo vista pelas ONGs, pela ONU e por governos como a primeira tentativa de "curar as feridas" na relação entre Ocidente e islâmicos desde os atentados terroristas de 2001.

Mas o problema é o artigo que aponta que os governos "reafirmam" as conclusões da primeira conferência contra o racismo da ONU, em Durban em 2001. Naquela ocasião, americanos e israelenses abandonaram a reunião quando os árabes propuseram que sionismo fosse considerado como racismo. Desta vez, os palestinos aceitaram que sua causa não fosse citada e que a única menção fosse a condenação de "ocupação estrangeira". Mesmo assim, isso não foi suficiente para evitar que Estados Unidos, Alemanha, Canadá e outros seis países boicotassem o encontro. O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, criticou os boicotes. "O documento não faz menção agressiva ao estado de Israel. Então, seria perfeitamente possível que uma delegação americana subscrevesse esse documento que condena o racismo e a segregação racial no mundo, assim como delegação de Israel. Então acho que é inconcebível a postura intransigente e intolerante de determinados países evidentemente liderados por Israel e Estados Unidos", disse.

A ONU julgou que o boicote foi político e não tem qualquer relação com o texto do acordo. Ontem, o movimento judeu voltou a protestar, com ativistas vestidos de palhaço dentro da ONU. Foram expulsos. O movimento negro americano também criticou o presidente Barack Obama. "O boicote nos deixou irritados", afirmou Jaribu Hill, diretora do Mississippi Workers'' Center for Human Rights. "Não vamos atenuar as críticas a Obama apenas porque ele é negro", disse.

Afrodescendentes e homossexuais - Sobre a situação da população de afrodescendentes, o novo texto incorpora a sugestão do Brasil de sugerir políticas de ação afirmativa e de propor a criação de índices de desigualdade racial. O Brasil conseguiu também a aprovação de referências à defesa dos direitos dos imigrantes, mas apenas depois de muita batalha diplomática com a delegação europeia.

A Human Rights Watch alerta que o acordo obtido pode ser o primeiro passo a superar divisões no mundo. "Hoje, estamos superando polarização entre Ocidente e islâmicos. O compromisso no texto mostrou que posição do Irã perdeu e que Ahmadinejad está perdendo sua influência", disse a entidade. Quem não obteve o que esperava foi a comunidade homossexual, que pedia que o texto condenasse a discriminação baseada em orientação sexual. Os principais opositores foram o Vaticano e os países islâmicos. O governo brasileiro acabou desistindo de incluir o ponto no acordo, mas prometeu incluir em seu discurso, que ocorre na ONU na sexta-feira.

Fonte: www.oestadao.com.br

Cerca 78 mil civis fogem da guerrilha tâmil - SRLK


Cerca 78 mil civis conseguiram fugir do último reduto sob controle da guerrilha tâmil após a ofensiva lançada pelo Exército do Sri Lanka na segunda-feira passada, na qual pelo menos 24 guerrilheiros morreram, informou hoje uma fonte militar.

Pelo menos 24 membros da guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) perderam a vida nos combates travados na região de Puthumathalan, no norte do Sri Lanka.

O Exército conseguiu conquistar o extremo norte da última faixa de território dominada pelos guerrilheiros, uma faixa de terra de 17 quilômetros quadrados de superfície.

A ONU calculava que até 190 mil civis estavam presos na região rebelde, enquanto o Governo situava o número em 70 mil.

A guerrilha tâmil enfrenta há mais de 20 anos o Governo do Sri Lanka com o objetivo de proclamar um Estado independente nas zonas onde sua etnia é predominante, no norte e leste do país.

Fonte: www.g1.com.br/notícias

Documentário sobre Iron Maiden estreia no Brasil.


Responsável por arrastar milhares de fãs para estádios e casas de shows, o Iron Maiden deve ser responsável por centenas de metaleiros fazendo filas nos cinemas. Nesta terça-feira, estreia nos cinemas brasileiros o documentário Iron Maiden - Flight 666.

A previsão é de que o documentário, que será exibido na mesma data em outros 44 países, seja exibido simultaneamente em todos os locais. No Brasil, 21 cidades irão exibir o filme à 0h01. Contando que muitos ingressos foram comprados antecipadamente, duas sessões extras acontecerão nos dias 24 e 25.

O longa-metragem, que tem duração de 125 minutos, apresenta a turnê mundial Somewhere back in time, quando o grupo viajou por treze países no seu avião próprio, um Boeing 757 personalizado e pilotado pelo vocalista Bruce Dickinson.

O roteiro traz a rotina cansativa dos membros da banda na estrada e mostra desde a necessidade de adaptação às mudanças de fuso-horário até a vontade de manter a mesma qualidade dos shows nas várias cidades do mundo por onde passaram.

Fonte: jbonline.com.br