segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quais árvores brasileiras estão em extinção?


Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), há diferentes estados de conservação para considerar uma espécie ameaçada de extinção: vulnerável, rara e em perigo. Árvores como pau-brasil, jequitibá, sapucaia, mogno, jatobá, jacarandá, imbuia, araucária, entre outros, estão nessa lista, dentro de uma das três classificações.

A primeira iniciativa para quem quer contribuir na preservação dessas espécies é não comprar móveis feitos de madeira extraída dessas árvores. “Nas lojas, é preciso pedir a certificação da madeira para o vendedor. Ele é obrigado a fornecer. Se não tiver, não compre, pois não é possível saber a origem, que provavelmente é de desmatamento”, explica a bióloga Sabrina Pulido Carmona, do Parque Escola Santo André, na região do ABC de São Paulo.

Quem tiver espaço no quintal de casa ou uma área na escola, pode sim, plantar uma árvore. “A maioria das prefeituras tem condições de fornecer uma muda. Só é preciso ter paciência, pois essa planta jovem, apesar de já alcançar até uns três metros de altura, tem o tronco fino e demora de oito a dez anos para se desenvolver”, diz a especialista.

É importante se informar sobre a melhor árvore a plantar em casa ou na calçada, não só por conta da fiação de rua, como também porque as espécies exóticas ao local podem ser prejudiciais. “Uma espécie que não seja local interfere em todo o ecossistema, no solo e na alimentação dos animais, por isso é melhor evitar esse tipo de plantio”, afirma Sabrina.

Todos os anos, no dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, acontecem ações em todo o país para promover o plantio. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou a “Campanha 7 bilhões de árvores”, iniciativa mundial para que pessoas, iniciativa privada, governos e organizações não-governamentais plantem árvores e forneça os dados a fim de que a contagem seja feita. Há ainda ONGs que aceitam doações em dinheiro para plantio, bem como sites que, de acordo com o número de cliques dos visitantes, recebe verba de empresas para isso.


Fonte: www.porainanet.org.net.kit.com.br

Novo Blog pró candidatura - Dilma



http://paunocuda.dilma2010.net/

Digite aqui o resto do post

Renault tem pena aliviada



A Renault recebeu suspensão de dois anos da Fórmula 1 pela "armação" do acidente de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura do ano passado. A punição, no entanto, será cumprida sob sursis, e a escuderia francesa só será impedida de correr, caso volte a cometer infração semelhante nesse período.

Em comunicado divulgado, o Conselho Mundial de Automobilismo da FIA (Federação Intenacional de Automobilismo) reiterou a culpa da Renault no caso que beneficiou o espanhol Fernando Alonso -o vencedor da prova- e informou que a atitude deveria ter como consequência o banimento.

No entanto, reduziu a pena para uma suspensão por dois anos por considerar que a equipe ajudou nas investigações e afastou dois dirigentes envolvidos no caso (Flavio Briatore e Pat Symonds). Se a Renault não cometer nenhuma falta grave até o fim de 2011, continuará correndo normalmente.

Na mesma audiência que aliviou a punição da Renault, a FIA baniu o ex-chefe de Fórmula 1 da equipe francesa Flavio Briatore do esporte, proibindo-o de manter qualquer vínculo com a categoria, como agenciar a carreira de pilotos, e suspendeu o ex-diretor de Engenharia da escuderia, Pat Symonds, por cinco anos.

Feliz dia da Árvore !!!



Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.