segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ferrari quer Fernando Alonso já na próxima corrida



O fim da novela envolvendo a Ferrari e Fernando Alonso parece estar perto de acabar. O bicampeão mundial de Fórmula 1 pode ser confirmado como piloto da escuderia de Maranello durante o GP do Japão, em Suzuka, no próximo fim de semana.

Após o GP de Cingapura, neste domingo, o chefe da equipe italiana, Stefano Domenicali, afirmou que o time não pretende demorar a anunciar seus pilotos para a próxima temporada.

- Acredito que assim que estivermos prontos, vamos avisar a vocês (da imprensa). Não queremos esperar muito - declarou o italiano.

Os advogados da Ferrari vêm trabalhando nos últimos detalhes para rescindir o contrato de Kimi Raikkonen, que tem vínculo com o time até o fim de 2010. Com isso o finlandês poderia voltar para a McLaren, equipe pela qual correu por cinco temporadas, de 2002 a 2006.

Quando perguntado se o anúncio de Alonso como companheiro de Felipe Massa poderia acontecer na etapa japonesa, Domenicali não deu certeza.

- É uma possibilidade, mas não é garantido.

Com a Ferrari não escondendo mais a vontade de contar com o bicampeão em um de seus cockpits na próxima temporada, a Renault já admite a saída de seu primeiro piloto.

- Eu acho que o Fernando vai sentir falta da Renault e a Renault vai sentir falta do Fernando - se resumiu a dizer Jean-François Caubet, diretor geral da equipe francesa, que deve anunciar o polonês Robert Kubica como piloto para o ano que vem, assim que o espanhol for confirmado pela escuderia de Maranello.

Pajero TR4 - Mais “moderna” e potente



Versão 2010 do utilitário 4x4 da Mitsubishi ganha linhas arredondadas e motor de 140 cv. Preço começa em R$ 65.550

Equipado com tração 4x4 e re­­du­­zida, o utilitário esportivo chega em outubro em três versões de acabamento: GLS (manual), por R$ 65.550, MT (também manual), por R$ 68.990, e AT (automática), por R$ 71.990. Em relação à versão MT, a GLS não oferece airbag para o passageiro, freios a disco nas quatro rodas (o traseiro da GLS é a tambor) e sistema ABS (antitravamento).

O jipe de entrada da Mitsubishi, fabricado em Catalão (GO), rejuvenesceu com as linhas mais arredondadas e modernas. Um conjunto óptico único substitui os discutíveis faróis circulares separados. O para-choque dianteiro agora invade a grade e o logo da marca no centro está mais destacado. Capô e o para-choque traseiro também receberam novos contornos. As saídas de ar do motor mudaram para cima dos para-lamas dianteiros. As rodas de 17 polegadas com pneus ATR de perfil mais baixo (225/65 17) entram no lugar das an­­tigas de 16.

Novidades também dentro da cabine. O painel de instrumentos foi completamente remodelado, com grafismos atuais e de excelente visualização. O velocímetro e o conta-giros são em formato circular. Entre os dois, um quadro digital mostra as informações do sistema de tração utilizado. Na parte central do painel um mostrador adicional indica data, hora e temperatura. O “porém” continua sendo o desconforto no acesso pela porta traseira e no espaço reduzido para quem vai no banco de trás. A limitação física obedece a proposta do TR4 de ser um jipe compacto.

Sob o capô a alteração está no motor 2.0 16V flex, que estreou no modelo em 2007 mas agora está com mais fôlego. Com álcool a po­­tência máxima pulou de 133 cv pa­­­ra 140 cv e com gasolina a diferença é de 130 cv para 135 cv. A for­­­ça extra se deve aos novos pistões, que aumentaram a taxa de compressão para 11:1, contra os 9,5:1. O torque máximo também subiu para 22 kgfm (a). De acordo com dados da Mitsubishi, este propulsor é cerca de 5% menos gastão, com média de consumo de 11 km/l (álcool) em percurso de cidade e estrada.

As trocas de tração continuam sendo feitas por alavanca, posicionada ao lado do câmbio. O engate é um pouco duro e pode incomodar os mais exigentes – um acionamento eletrônico por botão não faria mal nenhum. Os fãs de off-road pesado ainda poderão fazer uso dos ângulos de entrada e saída de 35º do Pajero.

O tanque de combustível tem 72 litros, enquanto o porta-malas na configuração para cinco ocu­pan­­tes oferece 500 litros de bagagem, podendo chegar a 1.455 litros com os bancos rebatidos. Além das cores preto e prata, o modelo vem nas opções cinza, verde, branco, azul, vermelho rubi e vermelho mônaco.

A Mitsubishi espera vender mil unidades por mês da nova versão. Pelo preço, o principal rival é o Ford EcoSport 4x4, mas há ainda o Hyundai Tucson, o Kia Sportage 4X4 e, segundo o fabricante, o Suzuki Grand Vitara (mesmo com uma diferença de preço de mais de R$ 17 mil).

PF apreende 1,5 tonelada de maconha



A Polícia Federal apreendeu mais de 1,5 tonelada de maconha na tarde de sábado (26) no bairro Jardim Salgado Filho I, em Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo. Quatro pessoas foram presas em flagrante durante a operação.

Segundo a polícia, a droga estava escondida dentro de dois tubos de colheitadeiras de grãos em um caminhão com placas de Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Dois carros que faziam a escolta do veículo também foram apreendidos. De acordo com a polícia, a droga seria vendida em Ribeirão Preto e Franca, a 400 km de São Paulo. Os quatro suspeitos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal de Ribeirão Preto.