quarta-feira, 27 de maio de 2009

Netinho terá que pagar R$ 30 mil por agredir Reporter Vesgo

A Justiça do Rio de Janeiro condenou o cantor e apresentador Netinho de Paula a pagar uma multa de R$ 30 mil a Rodrigo Scarpa, o repórter Vesgo do "Pânico" (RedeTV!).

Em 2005, Netinho deu um soco na orelha de Vesgo durante o Troféu Raça Negra, após ficar irritado com as brincadeiras do humorista (veja o vídeo da agressão abaixo). O pagodeiro agora terá de pagar indenização por danos morais.

Segundo decisão da juíza Maria Luiza de Oliveira Sigaud Daniel, da 45ª Vara Civel do Rio, "o réu agiu de forma imprevisível e brutal, deixando o autor atordoado e sem defesa". "A conduta do réu revela um descontrole, que beira uma patologia psíquica", acrescentou.

Fonte: Diario Online.

Angra 2 informa vazamento em usina


Subsidiária da Eletrobrás que constrói e opera usinas nucleares do Brasil, a Eletronuclear informou ontem que no dia 15 de maio houve um vazamento de radiação da Usina de Angra 2, provocado por um erro humano. Segundo a empresa, o acidente “não provocou impacto para o meio ambiente, para os funcionários nem para a comunidade”.

Um funcionário que realizava um procedimento de rotina de descontaminação de uma peça teria deixado de fechar uma porta, permitindo a circulação de material radioativo. O sistema de alarme detectou o vazamento e foi acionado.

Seis trabalhadores estavam próximos àquela sala e todos foram, segundo a empresa, “minuciosamente monitorados” até que se verificasse que o nível de radiação a que se submeteram ficara abaixo dos limites estabelecidos nos procedimentos da empresa e nas normas reguladoras. Todos os seis funcionários, de acordo a Eletronuclear, estão trabalhando normalmente.

Contaminação do ambiente foi baixa, segundo Cnen

O incidente foi comunicado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e à prefeitura de Angra dos Reis e foi classificado como evento não usual, “encerrado às 18h15 do mesmo dia”. A Cnen informou que quatro dos seis trabalhadores que estavam próximos ao local foram contaminados em níveis abaixo de 0,1% dos limites estabelecidos em norma para os trabalhadores.

“A equipe de proteção radiológica iniciou os trabalhos de descontaminação e, em seguida, os trabalhadores passaram pelos portais da área controlada da usina e nenhum alarme foi acionado”, segundo o órgão.

A nota diz ainda que a liberação ao meio ambiente foi de cerca de 0,2% dos limites estabelecidos pela Cnen. Por isso, “o incidente não trouxe consequência à população e ao meio ambiente da região”.

Fonte: Zero Hora.

Bahia está entre os estados que mais devastaram a Mata Atlântica



A Bahia figura entre os três estados brasileiros que mais devastaram a Mata Atlântica nos últimos três anos, atrás de Minas Gerais e Santa Catarina. As áreas mais afetadas estão nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Cândido Sales e Vitória da Conquista.

Os dados são do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado na terça-feira (26) pela ONG SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Entre 2005 e 2008, o estado perdeu 24.148 hectares da vegetação. Porém, os estragos somados ao longo dos anos são ainda mais expressivos. A Bahia possuía, originalmente, 18.875.099 ha de Mata Atlântica, que cobriam 33% de seu território. Hoje, segundo o levantamento, restam apenas 8,8% dessa vegetação.

Segundo a análise, os desflorestamentos no período 2005-2008 totalizaram 102.938 hectares nos dez estados avaliados, mantendo a média anual de 34.121 hectares de desflorestamento/ano.

Fonte: Correio 24horas.

Brasil tem um PC para cada três habitantes



A "20ª Pesquisa Anual do Uso de Informática", elaborada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas e divulgada nesta terça-feira, mostrou um aumento de 16% na venda de computadores no País entre 2007 e 2008 (quando foram comercializados 12,2 milhões de máquinas).

O Brasil tem hoje em torno de 60 milhões de computadores domésticos e corporativos - o que equivale a um PC para cada três habitantes. A previsão é de que em 2012 o País tenha 100 milhões de computadores em uso.

A pesquisa também fez um levantamento junto a 2 mil empresas - 60% delas estão as 500 maiores do Brasil - para mostrar características dos computadores utilizados.

O estudo apontou que o Windows é o sistema operacional mais usado, com alguma de suas versões presente em 97% das máquinas - Unix e outros sistemas respondem pelo restante. A Microsoft se destaca de novo com o Office. Segundo a pesquisa, a suíte de aplicativos para escritório, em alguma de suas versões, está em 92% dos computadores corporativos.

Fonte: Terra.com.br

OMS planeja reajustar critérios do nível de alerta da gripe


O secretário-geral adjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS), Keiji Fukuda, disse ontem (26) em Genebra, que a OMS vai reajustar alguns critérios do nível de alerta da epidemia da gripe, após ouvir opiniões de especialistas. Trata-se da primeira vez que a OMS declara sua posição sobre o reajuste do nível de alerta, desde o alastramento mundial da gripe A (H1N1) em abril.

Fukuda afirmou que a OMS está considerando reajustar adequadamente o nível de alerta a fim de adaptá-lo à situação atual da epidemia. A organização vai consultar especialistas autorizados do setor, mas Fukuda não revelou o cronograma concreto do reajuste.

O México é a "origem" desta epidemia da gripe A (H1N1), mas segundo estatísticas publicadas pela OMS ontem, o número de infectados pela gripe no mundo já chegou a 12.954, levando 92 pessoas à morte. Até o momento, a gripe A (H1N1) já afetou diversos países e regiões da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia.

A secretária-geral da OMS, Margret Chan, assinalou no dia 19, que o número de casos afetados pela gripe aumentou rapidamente no Japão, mas a organização decidiu não aumentar o nível de alerta da gripe para 6. Segundo os critérios vigentes de nível de alerta, se um vírus se alastrar em grande escala em uma região, o alerta é de 6. Devido ao alastramento, a gripe A (H1N1) parece corresponder a estas condições. No entanto, Margret Chan afirmou que os critérios vigentes de epidemia foram feitos alguns anos atrás, com base no vírus H5N1 da gripe aviária. Naquele momento, o vírus foi mais fatal e o índice de mortos foi de aproximadamente 60%. A gripe A (H1N1) apresenta sintomas clínicos totalmente diferentes. Nas regiões fora do México os sintomas são mais amenos, e alguns pacientes podem se recuperar sem acompanhamento médico. Por isso, a OMS ainda mantém o nível de alerta da gripe em 5. De acordo com Chan, diante da nova epidemia, os antigos critérios precisam ser melhor apurados.

Segundo informações, os novos critérios vão considerar elementos como a toxidade do vírus, a velocidade do alastramento e o índice de fatalidade, além dos elementos geográficos que classificam os níveis de alerta atuais. Fukuda expressou que o desenvolvimento e a evolução do vírus da gripe A (H1N1) ainda estão na fase inicial, e precisamos acompanhar com atenção seu alastramento no futuro.

Fonte: http://portuguese.cri.cn