terça-feira, 6 de outubro de 2009

Paraná tem mil novos casos de gripe suína em cinco dias



De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta segunda-feira, o Paraná possui 16.765 casos confirmados da gripe suína (H1N1).

O balanço anterior, publicado na quinta-feira passada, mostrava que os infectados eram 15.608. O número subiu em mais de mil casos. O total de mortos é 256.

A regional de saúde de Curitiba, que também inclui a região metropolitana, registra 5.888 casos confirmados, 35% dos infectados pelo vírus em todo estado. Na sequência aparecem as regiões de Pato Branco (1.685), Cascavel (1.656), Cornélio Procópio (1.448) e Francisco Beltrão (1.360). Do total de doentes, 605 eram gestantes, o que equivale a 3,6%. Ainda segundo a Sesa, outros 4.548 casos suspeitos da nova gripe foram descartados.

As últimas mortes confirmadas pela gripe suína ocorreram na região de Curitiba, em Umuarama e em Londrina. O boletim anterior informava que 254 pessoas haviam morrido pela doença no estado, mas este número foi corrigido pela secretaria nesta segunda. De acordo com a Sesa, uma morte a mais foi computada na regional de Foz do Iguaçu.

O maior número de óbitos, 32% do total, ocorreu na região de Curitiba (82). Depois aparece Cascavel (20), Maringá (19), Foz do Iguaçu (18), Londrina (12),Campo Mourão (12), Toledo (12) e Jacarezinho (12). As mortes ocorreram entre 14 de julho e 28 de setembro e estão distribuídas por sexo e faixa etária: 57% eram mulheres e 43%, homens. Quanto à faixa etária, 59,8% das mortes ocorreram em pessoas que tinham entre 20 e 49 anos, 21,1% entre 50 e 59 anos e 9,4% entre 5 e 19 anos.

Cultura exibe programa 'Ensaio' com Mercedes Sosa



A TV Cultura homenageia a cantora argentina Mercedes Sosa nesta quarta-feira (7), com a exibição do programa Ensaio gravado com ela em 1991.

Mercedes Sosa morreu neste domingo (4) aos 74 anos. No programa ela fala sobre a importância do artista como força cultural e política e comenta sobre a poesia de Vinicius de Moraes, e os trabalhos de Elis Regina, Milton Nascimento e Fagner.

No programa estão interpretações de músicas como Gracias a La Vida, Volver a Los 17, Corazón Americano, Cio da Terra, Años, Guitarra Dimelo Tú, Canción Del Derrumbe, entre outras.

O programa vai ao ar nesta quarta-feira a partir das 22h10.

Hacker publica online milhares de passwords de contas de hotmail



As passwords de cerca de 10 mil contas de hotmail foram disponibilizadas online, resultado daquilo que parece ser um mega-operação de “phishing”, indicou o site neowin.com.

Fontes da Microsoft (que disponibiliza o Windows Live Hotmail), afirmaram à BBC que a situação está a ser investigada, depois de terem sido alertados para a publicação de milhares de contas e respectivas passwords.

De acordo com Neowin, um utilizador anónimo fez upload no passado dia 1 de Outubro para o site pastebin.com os detalhes de cerca de dez mil contas de hotmail. Imediatamente a Microsoft foi avisada do sucedido.

Entretanto os dados - que pertencem a contas reais, a maioria das quais europeias - já foram retirados da página e a Microsoft recomenda que os utilizadores mudem as suas passwords de imediato.

O hotmail.com é, a par com o Gmail, um dos principais fornecedores de correio electrónico gratuito e tem cerca de 300 milhões de utilizadores. Em 1997 foi adquirido pelo gigante informático Microsoft por 400 milhões de dólares.

Zelaya faz da embaixada brasileira o seu palácio



O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, ocupa três das quatro melhores salas da representação diplomática: por questões de segurança, alterna-se entre o gabinete do embaixador, a biblioteca do prédio, ambas no segundo andar, e uma sala no térreo, que já foi utilizada pelo poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, ex-embaixador no país. Em todas essas peças, de acesso restrito a seus assessores, há um colchão de ar tamanho casal.

Para saber onde Zelaya está, basta observar a movimentação dos seguranças. Na sala que ocupa, a hora que for, estará um homem a sua porta, de pé ou sentado, nem sempre acordado.

O presidente deposto, abrigado na embaixada desde 21 de setembro, aparece pouco, normalmente uma vez por dia, para conceder entrevistas à rede de TV Telesur, a emissora de Hugo Chávez, que tem uma equipe de três profissionais na embaixada.

É quando os demais veículos sitiados no prédio (ZH, Folha de S. Paulo e as agências de notícias AP, Reuters e AFP) aproveitam para questioná-lo, ao final. Nas demais vezes em que aparece, cruza pela casa trocando de quarto, sala, sempre com seu blackberry à mão.

Ontem, por exemplo: às 7h, deixou a sala do embaixador, sem seu tradicional chapéu de caubói, com o cabelo bem penteado e camisa para fora da calça. Sentou-se em uma das cadeiras usadas pelos jornalistas, na antessala. A maioria dos repórteres ainda estava deitada nos colchões infláveis.

Zelaya brincou que estávamos com sono. Mas logo o celular tocou, e ele seguiu dando orientações, por telefone, a seus assessores: queria emitir nota de desculpas por acusações feitas por seus seguidores de que Israel apoiara o golpe.

Nem sempre está assim, de bom humor, falante. No final da entrevista de ontem, reclamou de um repórter.

– Por que você faz cara feia quando me pergunta?

No sábado, questionou por que o fotógrafo de uma agência de notícias internacional enviara uma foto na qual ele estava cabisbaixo e com uma cadeira vazia ao lado. A imagem mostrava, segundo ele, um homem derrotado.

– Mandem fotos boas – exigiu.

O alerta sobre a foto, publicada pelo jornal La Prensa, partira de uma outra sala ocupada pelos assessores de Zelaya. Na porta, uma inscrição em espanhol: “Não entrar. Só pessoal autorizado.”

Ali, um grupo de assessores, bem arrumados e limpos, apesar do cerco militar que impede a entrada de roupas para a maioria dos seus seguidores, varre a internet diariamente à procura de notícias sobre Zelaya nos jornais mundo afora. Não raro são as vezes em que algum deles entra na sala dos jornalistas e pergunta:

– Quem é da AP? E da Reuters?

Querem rebater alguma declaração do presidente em exercício Roberto Micheletti ou exigir esclarecimentos.

Na hora do jantar, privilégios: Zelaya e a família recebem pratos especiais, que rompem o cerco à embaixada, enquanto no térreo seus seguidores dormem em pedaços de papelão e comem a sobra do almoço ou algum prato mais simples, enviado por organizações humanitárias.

A refeição é restrita ao círculo de poder do presidente: a mulher, Xiomara, Doris Garcia, ministra da Mulher, o padre Andrés Tamayo e Carlos Eduardo Reya, seu braço direito.

Zelayistas, muitos dos quais largaram trabalho e família, jamais sobem ao segundo andar. Quando isso ocorre, um superior os manda de volta ao térreo.

Durante os cinco dias em que ZH esteve na embaixada, dormindo na antessala do gabinete do embaixador, nunca teve acesso ao escritório de Zelaya. Lá, segundo o diplomata Lineu Pupo de Paula, responsável por zelar pelo patrimônio brasileiro, organizar 60 pessoas e ainda vigiar as manifestações políticas de Zelaya, há uma foto de Ruy Barbosa.