quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Google revela nova face do Orkut



A atual página de download do navegador Chrome mostra o novo visual do site de relacionamentos. Um aparente "descuido" da empresa colocou a página nova do Orkut como screenshot de exemplo.

A mudança na interface do Orkut ainda não foi oficialmente divulgada pela Google, dona do site, que tradicionalmente se nega a comentar sobre produtos ainda não anunciados.

No momento em que a presente nota foi finalizada, a página de download do Chrome (google.com/chrome) ainda mostrava a imagem. Por ela, pode-se notar uma repaginação total do visual, com menos cores escuras e mais próximo do "padrão Google". A imagem também leva a supor que o perfil do usuário poderá ser mais modificado e personalizado, com cores à escolha. A divisão dos blocos lembra um pouco a do festejado Google Wave. Por fim, na parte inferior tem-se, ao que parece, uma área que assemelha-se a um microblog.

Não foi possível contactar a assessoria de imprensa ou um representante da Google Brasil para comentar o caso.

Acesso à banda larga de 1 Mega é lei na Finlândia



De acordo com agências internacionais, a Finlândia anunciou nesta quarta-feira, 14, a aprovação de uma lei que garante acesso à Internet banda larga. A partir de julho de 2010, cada cidadão terá o direito de navegar pela rede com velocidade de 1 megabit por segundo.

Anteriormente, o governo havia anunciado que, até o fim de 2015, cada cidadão teria o direito de navegar a 100 megabit por segundos. O anúncio feito hoje pelo ministro dos Transportes e das Comunicações foi o primeiro passo para que a meta seja atingida.

Embora outros países já discutam a questão, a Finlândia foi o primeiro a tornar a banda larga um direito a todos seus cidadãos. No Canadá, onde cerca de 30% da população ainda não tem acesso a Internet de alta velocidade, a criação de uma lei pode ser a solução. O Reino Unido também estuda adotar medida semelhante.