terça-feira, 19 de maio de 2009

Países pobres estão despreparados contra pandemia de gripe


A África ainda está preparada para uma pandemia da gripe H1N1, e países em desenvolvimento na Ásia e na América Latina precisarão de ajuda para conseguir remédios e vacinas para tratar a doença, disseram as principais autoridades de saúde do mundo na segunda-feira.

"De algum modo, alguém decidiu começar a pandemia nos países muito ricos... Isso nos ajudou a todos", disse o ministro Villiami Tangi. Países pobres não têm os médicos, os laboratórios e a capacidade de produzir vacinas para lidar com um surto da pandemia de maneira sofisticada", disse.

O enviado da Nigéria afirmou que os países africanos enfrentariam dificuldades significativas para responder a um surto da doença, incicialmente conhecida como gripe suína, que sintomas leves na maior parte dos pacientes, mas pode ser especialmente perigosa para portadores de HIV/Aids.

"Estamos longe de estar preparados. O continente africano precisa muito de apoio", disse numa reunião de altos funcionários e delegados na sede da ONU em Genebra.

A Tailândia pediu apoio do México, o epicentro do vírus recém-descoberto que matou 74 pessoas, no dia da abertura da Assembléia Mundial de Saúde, na qual o temor da gripe é o principal assunto em discussão.

"SOLIDARIEDADE"

O vírus se espalhou por 40 países e deixou o mundo à beira de uma pandemia, de acordo com a OMS, cujos laboratórios já confirmaram quase 9.000 pessoas infectadas. O surgimento do vírus gerou dúvidas sobre a oferta de remédios antivirais e vacinas.

"Uma pandemia de gripe é um exemplo extremo da necessidade de solidariedade ante um perigo comum", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

"Eu peço encarecidamente que vocês pensem em qualquer coisa que possa ser feita coletivamente para impedir que os países em desenvolvimento sejam novamente os mais afetados pelo contágio global", disse Chan na Assembléia Mundial de Saúde.

Especialistas da área de saúde temem que o inverno no Hemisfério Sul se torne um terreno fértil para que o novo vírus se espalhe em países pobres, ao mesmo tempo em que lidam com a temporada de gripe.

No passado, países em desenvolvimento como a Indonésia já protestaram contra o uso de espécimes biológicos para produzir injeções patenteadas que são vendidas a preços inacessíveis.

Tanto os EUA como o Canadá prometeram ajudar os países mais pobres a combater o vírus à medida que ele continua a se disseminar. A assistência se dará por doações financeiras à OMS e por meio de auxílio técnico aos países que precisam de diagnósticos ou de outras formas de ajuda.

Fonte: O Globo Noticias.

HDRs - Fotos












Novo site de buscas concorrete do google é inaugurado


Um novo site de busca pela internet que irá concorrer com o Google foi lançada nesta segunda-feira.

Diferentemente de outros buscadores, o site Wolfram Alpha foi idealizado para dar respostas diretas às perguntas dos internautas em vez de encaminhá-los a uma lista de sites que contenham a informação.

A nova ferramenta se define como "motor de conhecimento computacional" porque busca por informações e dados e não por sites.

O novo sistema foi criado em abril pelo físico britânico Stephan Wolfram e, desde então, vem sendo testado pelo público.

Ao lançar uma busca pela temperatura do momento na cidade do Rio de Janeiro, o site não apenas informa quantos graus está fazendo na capitalfluminense, como também apresenta um gráfico com o clima na cidade nos últimos dias e traz a previsão do tempo para as próximas 48 horas.

Acesso a informação

O Wolphram Alpha obtém as repostas a partir de consultas a diferentes bases de dados e fontes de informação relevantes.

A ferramenta de busca ainda soluciona equações matemáticas complicadas e organiza estatísticas.

Durante uma demonstração no Centro Berkman de Internet e Sociedade da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Wolfram disse que o grande objetivo do site é "tornar conhecimento especializado acessível para todos a qualquer lugar e a qualquer hora".

O britânico minimizou rumores de que o sistema poderia "aniquilar" o Google e definiu sua criação como uma forma para que as pessoas possam aproveitar o máximo das informações que obtêm pela rede.

Fonte: O Globo Notícias.