sábado, 9 de maio de 2009
Confirmado o primeiro caso de contágio da gripe suína no Brasil
Brasileiro que chegou de Cancún, no México, contaminou amigo no domingo. Foi hospitalizado, mas a situação é estável. No Brasil, já são seis casos da doença
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou ontem à noite o primeiro caso de transmissão em solo brasileiro da gripe suína, o que faz com que o País seja o sétimo no mundo a registrar manifestação autóctone da doença. São seis ocorrências confirmadas no Brasil, sendo que as duas novas anunciadas são no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.
Um amigo do jovem brasileiro de 21 anos contaminado pela gripe A (H1N1) em Cancún e que manteve contato com ele após chegar do México foi a primeira vítima a ter contraído a enfermidade sem ter deixado o país.
O amigo do jovem ficou próximo dele no domingo, após assistirem à final do campeonato estadual de futebol do Rio. Apresentou sintomas na terça-feira e foi internado quarta-feira.
Permanece com febre, mas em quadro estável. De acordo com Temporão, nesses dois casos, 108 pessoas que tiveram contato com as vítimas da doença estão sendo monitoradas. Segundo o ministro, essas pessoas foram procuradas pela Vigilância Sanitária, orientadas a evitar aglomerações e são monitoradas por meio de telefonemas diários. Elas também podem ser submetidas ao teste de secreções para detecção do vírus. “Trata-se de um caso isolado. Não há registro de passagem para terceiros, além das duas vítimas. Estamos identificando os casos, monitorando todas as pessoas que tiveram contato’’, declarou Temporão no Rio.
Dos sete países com transmissão autóctone, apenas dois, México e Estados Unidos, têm transmissão em larga escala. Na Grã-Bretanha, existem 39 casos confirmados, sendo 11 autóctones.
Fonte: agências de notícias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário