quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Câmara aprova antecipação de feriados para as segundas-feiras



A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou na quarta-feira (23) o Projeto de Lei 2756/03, do deputado Milton Monti (PR-SP), que antecipa para as segundas-feiras os feriados que ocorrem entre as terças e sextas-feiras.

De caráter conclusivo, o projeto, já aprovado pela Comissão de Educação e Cultura em 2004, seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para que seja votado pelo plenário.

De acordo com o texto aprovado, os feriados dos dias da Paz Universal (1º de janeiro), Carnaval (festa móvel), Sexta-feira Santa (festa móvel), Independência do Brasil (7 de setembro) e Natal (25 de dezembro) são os únicos que não serão alterados.

O relator na comissão, deputado Geraldo Pudim (PMDB-RJ), apresentou parecer pela constitucionalidade e juridicidade da proposta. Quanto à técnica legislativa, ele acrescentou uma emenda para que o projeto se adeque à Lei Complementar 95/98, que estabeleceu normas para a edição de novas leis. "Os feriados que caem no meio da semana, causam muitos transtornos e prejuízos à economia, principalmente ao comércio", afirma ele.

Pudim explica ainda que os feriados que não são alterados pelo projeto são datas relevantes e protegidas por disposições de proteção de bens culturais não devendo mesmo ter suas comemorações modificadas.

Policiais eram braço armado de quadrilha em MT



A Polícia Federal em Mato Grosso prendeu, nesta terça-feira, quatro investigadores da Policia Civil do Estado na Operação Maranello. Eles são suspeitos de envolvimento com o tráfico internacional de drogas e são apontados como o braço armado da quadrilha desmantelada na ação.

A PF prendeu hoje 13 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico. Além dos policiais, há empresários, um advogado e supostos traficantes. O grupo poderá ser indiciado por tráfico internacional de entorpecente e lavagem de dinheiro.

A Justiça Federal expediu 24 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão. Foram apreendidos joias, relógios e nove carros de luxo, entre eles uma Ferrari Maranello, uma BMW, um Lamborghini, um Porsche e um Corvette. Após os depoimentos, os presos serão encaminhados para a Polinter e Penitenciária Central do Estado. Já os policiais civis serão encaminhados ao presídio de Santo Antônio do Leverger.

"Os policiais que locaram a fazenda Sete Irmãos para receber a droga da Bolívia, cuidavam da fazenda, faziam a segurança do entorpecente e informavam se havia alguma investigação da polícia contra a quadrilha. Eles eram o braço armado", disse o superintendente da PF em Mato Grosso, Oslain Campos Santana.

Na coletiva de imprensa na superintendência da PF em Cuiabá (MT), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp-MT), Diógenes Curado, e o diretor geral da Polícia Civil, Lindomar Costa, afirmaram que os investigadores Wagner Rodrigo de Amorim, Adauto Ramalho da Silva, Neuri Alves da Silva e Jocenil Paulo de França, já eram investigados pela Polícia Civil desde o início deste ano. Eles afirmaram que os agentes serão responsabilizados tanto criminalmente como administrativamente.

A participação de um delegado foi descartada. "Há nos autos o nome de um delegado, mas não houve o indiciamento do crime por não haver provas, mas podem surgir novos nomes", disse o delegado da PF Evandro Iwasaki Silva.

Wagner Rodrigo de Amorim e Adauto Ramalho da Silva foram presos no dia 20 de junho, quando foi deflagrada a operação da Policia Civil que resultou na apreensão de 383,7 kg de cocaína pura. Eles conseguiram a liberdade após receberem um habeas-corpus.

A droga foi encontrada na fazenda Sete Irmãos, localizada na região de Mucambo, em Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá). Por ter configurado que a droga vinha de avião da Bolívia para o Brasil, o crime foi tipificado como tráfico internacional de drogas e a investigação foi encaminhada para a Polícia Federal.

O empresário Alexandre Zangarini é um dos presos na Operação Maranelo. O Ministério Público Federal (MPF) o denunciou por supostamente utilizar seu lava-jato para "lavar" o dinheiro do tráfico. Zangarini já foi proprietário de uma revenda de automóveis importados. De acordo com a polícia, ele teria cedido R$ 500 mil para o grupo.

Outro preso é o advogado Aroldo Fernandes da Cruz, que foi denunciado pelo MPF-MT por tráfico de drogas. Segundo a PF, Aroldo Cruz defendia juridicamente todo o grupo e fazia o contato com os policiais.

Segundo a investigação da PF, o dinheiro do tráfico de drogas era dividido e depositado em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas. Estima-se que as transações financeiras ultrapassem o montante de R$ 3 milhões.

As empresas utilizadas para a lavagem de dinheiro estavam em nome de membros da organização criminosa, de seus familiares e de terceiros, tanto empresas "de fachada" quanto empresas ativas que estavam situadas em três Estados, atuando em diferentes ramos como factorings, empresas de cobranças, garagens de carros e uma panificadora.

Base aérea
O superintendente da PF em Mato Grosso, Oslaim Campos Santana, ressaltou a necessidade de haver uma base da Aeronáutica no Estado para impedir a chegada de droga por via aérea. "Aqui realmente existe um buraco aéreo, onde os traficantes utilizam para trazer a droga. É necessária a ação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, aqui precisa de uma base da Aeronáutica", disse Santana.

Oslain Santana destacou a ação da Força Aérea Brasileira (FAB) nos Estados de Rondônia e Goiás, onde realizou tiros de advertência em aviões que transportavam drogas. Ele afirmou que essa ação é amparada pela Lei do Abate, de 2004.

Fifa anuncia o fim da " Paradinha"



Joseph Blatter deveria ser consagrado padroeiro dos goleiros. Sim, porque ontem ele anunciou a eliminação a paradinha nas cobranças de pênaltis.

O anúncio foi feito no Rio de Janeiro, durante reunião do Comitê Executivo da Fifa. Segundo o suíço presidente da Fifa, a medida será oficializada na reunião da International Board, órgão que regulamenta as regras do futebol, no dia 20 de outubro, em Zurique, na Suíça. A partir de novembro, quando todas as federações forem comunicadas oficialmente sobre a definição, os árbitros deverão dar cartão amarelo e mandar repetir a cobrança ao jogador que insistir na paradinha.

Blatter entende que o lance caracteriza “jogo sujo”, e que muitos árbitros estão tendo dificuldades em punir essas jogadas.

– Isso não é justo. É uma infração, e o árbitro deve punir com o cartão amarelo. Se o jogador repetir, precisa ser expulso. Não é justo, é uma trapaça e precisa acabar – disse Blatter.

De acordo com o dirigente, o jogador que se utilizar da paradinha num pênalti deve ser obrigatoriamente punido com cartão amarelo. Em caso de reincidência, teria de ser expulso.

– Esse negócio de fingir que vai chutar é uma infração, não é algo justo – insistiu Joseph Blatter.

O presidente da Fifa ainda comparou a paradinha aos lances em que o atleta simula ter sofrido pênalti, mas fez uma ressalva:

– Não é o presidente que define isso ou aquilo da regra do jogo, é a International Board, então vamos esperar para oficializar a medida.

Desconto do IPI para carros termina hoje



Para aproveitar os últimos minutos da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), concessionárias da Capital prometem estender o horário de atendimento hoje, prazo final para comprar o carro dos sonhos com a alíquota mais baixa. A partir de amanhã, o imposto começa a ser restabelecido gradualmente até retomar o patamar inicial, em janeiro.

Provocada pela redução do IPI, a corrida por automóveis mais baratos superou as expectativas de montadoras e concessionárias. Em alguns casos, os consumidores não conseguiram encontrar o modelo desejado na pronta entrega, o que acabou acelerando os pedidos para outubro. Nem mesmo o aumento previsto intimidou quem está à procura de um veículo.

– Trabalhamos com um estoque de 400 carros por mês e, hoje (ontem), no início da tarde, só tínhamos 43. Esse, com certeza, é o nosso melhor resultado nos últimos cinco anos, tanto que já comercializamos mais de 60 veículos para outubro – conta o gerente de vendas de uma revenda da Chevrolet, Claudio Bernardes.

No mesmo clima de otimismo, o gerente comercial de uma concessionária da Volkswagen, Aroldo Pietta, espera que os negócios se mantenham acelerados apesar da volta do imposto. De outubro a dezembro deste ano, Pietta prevê um crescimento de 20% nas vendas em comparação com igual período de 2008:

– Este mês foi melhor do que junho, quando já havíamos registrado uma excelente comercialização. É o nosso melhor desempenho em 25 anos – destaca Pietta.

O grande volume de negócios também motivou a Fiat a estender os preços reduzidos até a segunda-feira, dia 5. Segundo o gerente de vendas de uma concessionária Fiat, Rogério Alcântara, o estoque da loja passou de 250 para 400 automóveis este mês para atender à grande procura.

Lei antitabaco é sancionada no Paraná



O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), sancionou ontem a lei que proíbe o fumo em ambientes coletivos, públicos ou privados, em todo o Estado. A lei, que extingue os fumódromos, se refere ao consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto que produza fumaça, derivado ou não do tabaco, e também ao uso de cigarro eletrônico.

A lei proíbe o consumo destes produtos em ambientes de trabalho, estudo, cultura, lazer, esporte ou entretenimento. Também estão incluídas áreas comuns de condomínios. Também não é permitido fumar em veículos públicos ou privados de transporte coletivo, em viaturas oficiais, táxis e veículos particulares que estiverem transportando crianças ou gestantes. A determinação vale a partir do próximo dia 28 de novembro.

Assim como em São Paulo, os donos dos estabelecimentos serão os responsáveis pelo cumprimento da lei. Caso haja infração, o cliente deve ser alertado. Se ele persistir, pode ser retirado do local. Para isso, a polícia pode ser acionada. A multa para o proprietário do local em que um cliente estiver fumando é de R$ 5.818,00. O valor pode dobrar em caso de reincidência.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Paraná confirma 14 mil casos e 250 mortes por gripe suína



O Estado do Paraná registra 14.009 casos confirmados de gripe suína e 250 mortes devido à doença, de acordo com boletim da Secretaria da Saúde.

As mortes ocorreram entre 14 de julho e 24 de setembro. As regiões com maior número de óbitos são Curitiba e região (81), Cascavel (20), Foz do Iguaçu (19) e Maringá (19).

De acordo com a Secretaria da Saúde, a etapa mais intensa da epidemia do vírus A (H1N1) já teria passado. Com a chegada da primavera, a fase deve ser de estabilização, segundo o órgão.

Apesar da tendência, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná recomenda que a população mantenha os cuidados com a higiene.

Festa nos Cartórios do Brasil !!!



Os deputados devem apreciar nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição (PEC) que efetiva titulares de cartórios sem concurso público (PEC 471/05). A proposição permitirá que cerca de 5 mil responsáveis por cartórios que assumiram o cargo pelo critério da hereditariedade sejam efetivados como donos vitalícios de um negócio que chega a ter faturamento de mais de R$ 2 milhões por mês.

A proposta beneficia quem foi designado tabelião (ingressou sem concurso público) até 20 de novembro de 1994 e que esteja ocupando esse cargo há, pelo menos, cinco anos ininterruptos anteriores à promulgação da futura emenda. Segundo o relator da proposta, deputado João Matos (PMDB-SC), o texto não permitirá que tabeliães substitutos (aqueles que assumem o cargo quando o titular for afastado) sejam efetivados.

Correios retomam serviços



Depois de 12 dias parados, os funcionários dos Correios no Rio Grande do Sul, em assembleia na Capital, ontem, decidiram terminar com a greve. As quase duas semanas de paralisação provocaram um atraso de mais de 340 mil encomendas e quase 54 milhões de correspondências em todo o país. A empresa prevê levar de sete a 10 dias para normalizar as entregas.

Para pôr o serviço em dia, os trabalhadores anunciaram que retomariam suas funções a partir da 0h de hoje. No total, cerca de 3,5 mil funcionários da área operacional (carteiros, operadores e motoristas) haviam cruzado os braços no Estado. O sindicato gaúcho era uma das oito organizações que ainda não tinham voltado ao trabalho. São Paulo, responsável pela distribuição da maioria dos pacotes e cartas, e outros Estados haviam finalizado o movimento na sexta-feira.

Trabalhadores lotados na região de Santa Maria, com sindicato local, também tinham decidido retornar. Ao fim do dia de ontem, todos os 35 sindicatos tinham debelado a paralisação. Segundo a estatal, somente 1% do total de trabalhadores ainda se mantinha parado.

De acordo com uma das diretoras do sindicato gaúcho, Rafaela Rocha, a assembleia decidiu pelo retorno, mas manteve o estado de greve, o que significa retomar a paralisação a qualquer momento se a estatal não apresentar uma nova contraproposta.

A direção dos Correios não conseguiu o número de assinaturas dos sindicatos regionais para ratificar a proposta de 9% de reposição salarial. Com isso, a questão salarial deverá ser decidida pela Justiça do Trabalho. A empresa se comprometeu a pagar um adicional de R$ 100, a partir de janeiro de 2010, mais reajuste no vale-refeição.

Filipinas eleva a 240 os mortos



As autoridades das Filipinas aumentaram hoje a 240 o número de mortos à passagem da tempestade tropical "Ketsana", enquanto o norte de Luzon prepara-se para um novo temporal e aumentam as críticas ao Governo por sua lenta resposta à tragédia.

O Centro Nacional de Coordenação de Desastres acrescentou cem falecidos à lista oficial após identificar mais de noventa cadáveres achados na capital, onde as equipes de resgate seguem tirando corpos sem vida dos lodaçais.

Outras 37 vítimas continuam desaparecidas e 1,8 milhões de residentes de Manila e outras 25 províncias da ilha de Luzon se viram desabrigados pelas inundações, enchentes e deslizamentos de terras, segundo o ministro da Defesa, Gilberto Teodoro.

Os prejuízos se calculam por enquanto em 110 milhões de pesos (US$2,3 milhões), e a maior parte dessa quantia corresponde a infraestruturas e casas danificadas.

Enquanto isso, na ilha de Luzon as autoridades se preparam para responder aos eventuais danos que pode causar o novo temporal que se aproxima pelo Oceano Pacífico.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ferrari quer Fernando Alonso já na próxima corrida



O fim da novela envolvendo a Ferrari e Fernando Alonso parece estar perto de acabar. O bicampeão mundial de Fórmula 1 pode ser confirmado como piloto da escuderia de Maranello durante o GP do Japão, em Suzuka, no próximo fim de semana.

Após o GP de Cingapura, neste domingo, o chefe da equipe italiana, Stefano Domenicali, afirmou que o time não pretende demorar a anunciar seus pilotos para a próxima temporada.

- Acredito que assim que estivermos prontos, vamos avisar a vocês (da imprensa). Não queremos esperar muito - declarou o italiano.

Os advogados da Ferrari vêm trabalhando nos últimos detalhes para rescindir o contrato de Kimi Raikkonen, que tem vínculo com o time até o fim de 2010. Com isso o finlandês poderia voltar para a McLaren, equipe pela qual correu por cinco temporadas, de 2002 a 2006.

Quando perguntado se o anúncio de Alonso como companheiro de Felipe Massa poderia acontecer na etapa japonesa, Domenicali não deu certeza.

- É uma possibilidade, mas não é garantido.

Com a Ferrari não escondendo mais a vontade de contar com o bicampeão em um de seus cockpits na próxima temporada, a Renault já admite a saída de seu primeiro piloto.

- Eu acho que o Fernando vai sentir falta da Renault e a Renault vai sentir falta do Fernando - se resumiu a dizer Jean-François Caubet, diretor geral da equipe francesa, que deve anunciar o polonês Robert Kubica como piloto para o ano que vem, assim que o espanhol for confirmado pela escuderia de Maranello.

Pajero TR4 - Mais “moderna” e potente



Versão 2010 do utilitário 4x4 da Mitsubishi ganha linhas arredondadas e motor de 140 cv. Preço começa em R$ 65.550

Equipado com tração 4x4 e re­­du­­zida, o utilitário esportivo chega em outubro em três versões de acabamento: GLS (manual), por R$ 65.550, MT (também manual), por R$ 68.990, e AT (automática), por R$ 71.990. Em relação à versão MT, a GLS não oferece airbag para o passageiro, freios a disco nas quatro rodas (o traseiro da GLS é a tambor) e sistema ABS (antitravamento).

O jipe de entrada da Mitsubishi, fabricado em Catalão (GO), rejuvenesceu com as linhas mais arredondadas e modernas. Um conjunto óptico único substitui os discutíveis faróis circulares separados. O para-choque dianteiro agora invade a grade e o logo da marca no centro está mais destacado. Capô e o para-choque traseiro também receberam novos contornos. As saídas de ar do motor mudaram para cima dos para-lamas dianteiros. As rodas de 17 polegadas com pneus ATR de perfil mais baixo (225/65 17) entram no lugar das an­­tigas de 16.

Novidades também dentro da cabine. O painel de instrumentos foi completamente remodelado, com grafismos atuais e de excelente visualização. O velocímetro e o conta-giros são em formato circular. Entre os dois, um quadro digital mostra as informações do sistema de tração utilizado. Na parte central do painel um mostrador adicional indica data, hora e temperatura. O “porém” continua sendo o desconforto no acesso pela porta traseira e no espaço reduzido para quem vai no banco de trás. A limitação física obedece a proposta do TR4 de ser um jipe compacto.

Sob o capô a alteração está no motor 2.0 16V flex, que estreou no modelo em 2007 mas agora está com mais fôlego. Com álcool a po­­tência máxima pulou de 133 cv pa­­­ra 140 cv e com gasolina a diferença é de 130 cv para 135 cv. A for­­­ça extra se deve aos novos pistões, que aumentaram a taxa de compressão para 11:1, contra os 9,5:1. O torque máximo também subiu para 22 kgfm (a). De acordo com dados da Mitsubishi, este propulsor é cerca de 5% menos gastão, com média de consumo de 11 km/l (álcool) em percurso de cidade e estrada.

As trocas de tração continuam sendo feitas por alavanca, posicionada ao lado do câmbio. O engate é um pouco duro e pode incomodar os mais exigentes – um acionamento eletrônico por botão não faria mal nenhum. Os fãs de off-road pesado ainda poderão fazer uso dos ângulos de entrada e saída de 35º do Pajero.

O tanque de combustível tem 72 litros, enquanto o porta-malas na configuração para cinco ocu­pan­­tes oferece 500 litros de bagagem, podendo chegar a 1.455 litros com os bancos rebatidos. Além das cores preto e prata, o modelo vem nas opções cinza, verde, branco, azul, vermelho rubi e vermelho mônaco.

A Mitsubishi espera vender mil unidades por mês da nova versão. Pelo preço, o principal rival é o Ford EcoSport 4x4, mas há ainda o Hyundai Tucson, o Kia Sportage 4X4 e, segundo o fabricante, o Suzuki Grand Vitara (mesmo com uma diferença de preço de mais de R$ 17 mil).

PF apreende 1,5 tonelada de maconha



A Polícia Federal apreendeu mais de 1,5 tonelada de maconha na tarde de sábado (26) no bairro Jardim Salgado Filho I, em Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo. Quatro pessoas foram presas em flagrante durante a operação.

Segundo a polícia, a droga estava escondida dentro de dois tubos de colheitadeiras de grãos em um caminhão com placas de Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Dois carros que faziam a escolta do veículo também foram apreendidos. De acordo com a polícia, a droga seria vendida em Ribeirão Preto e Franca, a 400 km de São Paulo. Os quatro suspeitos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal de Ribeirão Preto.

sábado, 26 de setembro de 2009

Uso de antivirais é essencial contra H1N1



O uso precoce de medicamentos antivirais é fundamental no combate à gripe H1N1, e as autoridades de saúde precisam continuar atentas ao surgimento de sinais de resistência às drogas, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até agora, tem sido raro o surgimento de vírus da cepa pandêmica resistentes aos medicamentos, mas novos casos são prováveis, disse a OMS em seu site.

A crescente experiência internacional demonstrou a importância contra a gripe suína do uso precoce do oseltamivir, produzido como Tamiflu pelos laboratórios Roche e Gilead, ou o zanamivir, um remédio inalável produzido como Relenza pela GlaxoSmithKline, disse a OMS.

"A experiência dos clínicos, inclusive os que trataram casos severos da gripe pandêmica, e das autoridades nacionais sugere que a rápida administração dessas drogas em seguida ao aparecimento dos sintomas reduz o risco de complicações e pode também melhorar o resultado clínico em pacientes com a doença severa", disse a agência com sede em Genebra.

"Esta experiência salienta ainda mais a necessidade de proteger a eficácia dessas drogas pela minimização da ocorrência e impacto da resistência à droga", disse a nota.

A maioria das vítimas da gripe pandêmica enfrenta apenas sintomas brandos e se recupera sem tratamento, mas crianças, grávidas e pacientes com algumas doenças pré-existentes correm mais riscos, inclusive de morte.

A OMS, que declarou em junho situação de pandemia, diz que um terço da população mundial, de 6,8 bilhões de pessoas, podem vir a adoecer. O risco de resistência é maior entre pacientes que sofrem de deficiências imunológicas ou já foram tratadas com o oseltamivir, disse a OMS.

A chance de resistência também é elevada em pessoas tratadas por antivirais como profiláticos (prevenção), após exposição ao vírus, mas que não desenvolvem a doença.

Em casos como esse, as equipes médicas devem investigar se ocorreu resistência e tomar precauções para evitar a difusão do vírus resistente, alertou a OMS.

As autoridades precisam investigar também se o vírus resistente está se alastrando de pessoa para pessoa dentro de uma determinada comunidade.

A OMS repetiu sua orientação de que não é recomendável usar antivirais profilaticamente. Pessoas expostas a vítimas da gripe pandêmica devem ser cuidadosamente monitoradas e tratadas imediatamente com antivirais apenas se desenvolverem sintomas.

Até agora, foram detectados 28 vírus resistentes no mundo, sempre ao oseltamivir, e nunca ao zanamivir, que pode continuar sendo usado em pacientes que desenvolvam formas graves da doença resistentes ao oseltamivir, disse a OMS.

Bin Laden envia nova mensagem de áudio



O chefe da Al-Qaeda, Osama bin Laden, enviou uma nova mensagem de áudio aos europeus através de sites jihadistas, informou o SITE Intelligence Group, o serviço de monitoração de sites islamitas.

Na mensagem, de cinco minutos de duração, Bin Laden exige que os países europeus deixem o Afeganistão.

"A justiça exige que vocês ponham fim à opressão e retirem suas tropas do Afeganistão", afirma Bin Laden.

"Um homem inteligente não perde seu dinheiro e seus filhos por um bando de crimonosos em Washington e é uma vergonha que uma pessoa pertença a uma coalizão cujo comandante supremo não liga para a vida humana e bombardeia vilarejos intencionalmente", acrescenta.

A autenticidade da mensagem sonora, acompanhada por uma imagem fixa de Bin Laden, ainda não pôde ser comprovada.

"Uma das maiores formas de injustiça é matar pessoas sem fundamento, e isso é exatamente o que seus governos e soldados fazem sob a cobertura da Otan no Afeganistão", acrescenta o líder da Al-Qaeda em declarações às populações europeias.

"Eles matam mulheres, crianças e idosos cujo único crime era a raiva que Bush tinha deles", acrescentou.

O líder da Al-Qaeda alertou os europeus.

"Não demorará muito para que a poeira da guerra se dissipe no Afeganistão, onde vocês não encontrarão mais o sinal de um americano, porque partirão para longe, para o outro lado do Atlântico, explicou. E só restarão vocês e nós, (o momento chegou) para os oprimidos responderem aos opressores."

"Estejam presentes para ver o que seu aliado americano e seus ajudantes fizeram no Afeganistão (...) que vocês compreenderão os eventos sangrentos de Madri e Londres", ressaltou Osama bin Laden, referindo-se aos atentados cometidos nas capitais espanhola e britânica em 2004 e 2005.

A nova gravação divulgada nesta sexta-feira, a dois dias da eleição legislativa alemã, não inclui uma ameaça específica de atentado. Mas, de acordo com o centro de monitoração de sites islamitas IntelCenter, "a ameaça de um ataque da Al-Qaeda ou de pessoas afiliadas a essa rede na Alemanha ou contras alvos alemães no exterior se situa a um nível elevado".

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ebay vende Skype por US$ 2,75 bilhões



Site receberá US$ 1,9 bilhão em dinheiro, mantendo 35% da companhia.
Informação foi divulgada anteriormente pelo ’New York Times’.

O site de leilões eBay anunciou nesta terça-feira (1) que venderá o Skype, sua unidade de telefonia pela internet, a um grupo de investidores em uma operação avaliada em US$ 2,75 bilhões.

O eBay receberá cerca de US$ 1,9 bilhão em dinheiro e manterá participação de 35% na companhia de telefonia.

O grupo de investidores é liderado por Silver Lake Ventures, e inclui Andreessen Horowitz, uma nova companhia de capital de risco comandada pelo cofundador da Netscape, Marc Andreessen.

As britânicas Index Ventures e Silver Lake Partners também participam do grupo, segundo publicou o “New York Times”, além do Canada Pension Plan.

A operação permite que o eBay se concentre no serviço de pagamentos eletrônicos PayPal e também em seus próprios produtos de leilões on-line, informa o site.

O eBay planejava inicialmente se separar da Skype no ano que vem. John Donahoe, presidente-executivo do eBay, tinha informado em maio que uma avaliação em 2 bilhões de dólares era um valor muito baixo para uma crescente operação de internet.

Em 2007, o eBay fez uma baixa contábil de US$ 1,4 bilhão relacionada a seu investimento na Skype, reconhecendo que a empresa não se encaixou com o restante dos negócios de leilões do site.

"A Skype é um forte negócio individual, mas não tem sinergias com nossas operações de comércio eletrônico e de pagamento on-line", disse Donahoe em comunicado.

O eBay espera que o acordo seja concluído no quarto trimestre.

Polícia procura donos de loja de fogos que explodiu em Santo André



Testemunhas disseram ter visto casal fugir após a explosão.
Parentes dos dois disseram à polícia que eles não querem se apresentar.

Os donos da loja de fogos de artifício que explodiu na quinta-feira (24) em Santo André no ABC, matando duas pessoas e deixando 12 feridas, são procurados pela polícia. Um casal, que é proprietário do local, está desaparecido. Segundo policiais e o Corpo de Bombeiros, o homem e a mulher não estão sob os escombros. Testemunhas disseram que viram o casal fugir.

De acordo com o relato de parentes do dono da loja e de sua mulher à Polícia Civil, o casal não pretende se apresentar ainda. Como não há um pedido de prisão contra eles, os dois não são considerados foragidos.

O dono da loja já respondeu processo por porte ilegal de material explosivo. No acidente, morreram Denian Castellani, de 41 anos, que trabalhava em uma escola próxima e morava no imóvel que explodiu, e Ana Maria Martins, de 48 anos, que trabalhava como faxineira no local.

Quatro casas totalmente destruídas e um quarteirão inteiro arrasado, com 30 imóveis interditados. Foram dez minutos de estouros. O bazar que vendia fogos de artifício ficava em uma rua de um bairro residencial de Santo André. Os vizinhos reclamavam. Não consideravam a loja segura. A moradora do bairro Marilene Niedhardt disse que “houve muitas denuncias e não foi tomada providência nenhuma” sobre a loja.

A explosão que aconteceu nesta quarta tem características muito diferentes da ocorrida em março que assustou Diadema, também na grande São Paulo, onde 40 mil barris de produtos químicos explodiram. O incêndio durou horas.

Nas explosões causadas por pólvora a queima se dá rapidamente. No primeiro instante há um clarão na fonte da explosão, seguida do barulho. A energia liberada varre tudo que tem em volta, para cima e para os lados. É uma onda de calor e de choque, que derruba paredes e destelha casas. O raio de maior destruição ficou entre 10 e 20 metros. O calor e o deslocamento de ar são fatais para quem está nesse espaço. Quem está um pouco mais longe ainda corre o risco de ser atingido pelos destroços.

Em Santo André, os destroços voaram a pelo menos 100 metros de distância. “Terrível, muito forte, muito violento e o chão chegou a estremecer mesmo”, conta o empresário Ângelo Torres. Já a comerciante Maria Aparecida Duarte relatou: “Parecia um furacão, a gente saiu correndo, atropelando um ao outro”.

Segundo a prefeitura de Santo André, a loja de fogos tinha alvará para funcionar como bazar. E podia vender fogos de artifício no varejo se pedisse uma autorização específica. A última requisição foi no dia 7 de maio. No dia 14 de setembro o pedido foi negado por falta de documentação.

O material encontrado por bombeiros reforça a suspeita de que ali se fabricavam fogos de artifício.

“Existe material que indica que ele estava realmente preparando os fogos que ele vendia. Para isso ele não tinha autorização. Mas ainda é prematuro que afirmemos isso, porém, os indícios são muito robustos”, diz um bombeiro.

Sandro Luiz Castellani, dono da loja, é agora procurado pela polícia. Ele tinha sido preso em 2002 por posse ilegal de fogos de artifício.

A prefeitura de Santo André está fazendo um levantamento junto com a secretaria de Habitação, responsável pela fiscalização, para saber quando foi a ultima vez que fiscais estiveram na loja.

Minc diz que não respondeu 'na mesma moeda' a governador



O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta quinta-feira que não respondeu "na mesma moeda" ao governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, que o chamou de "veado" e "fumador de maconha" na terça-feira.

O governador também disse que estupraria Minc em praça pública caso voltasse ao Estado para participar de eventos ambientais. Na quarta, o ministro ironizou e disse que Puccinelli é um "homossexual enrustido". As informações são da rádio Jovem Pan.
"Não acho que respondi na mesma moeda de forma alguma.

Quando ele usou as expressões em relação a mim, usou para me ofender. E mais, disse que ia cometer um crime, de me estuprar em praça pública", afirmou Minc nesta quinta-feira. Antes, a senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, havia reprovado a troca de ataques entre Minc e Puccinelli, afirmando que o ministro não poderia responder "na mesma moeda".

Minc voltou a afirmar que o gestor de Mato Grosso do Sul "não está capacitado" para o cargo". "A mim não me intimida de forma alguma. Isso não é debate possível, é uma ameaça de crime. Espero que os eleitores, parlamentares, a Justiça local tome posições em relação a isso".

Vice Presidente defende armas nucleares.



O presidente interino, José Alencar, defendeu ontem que o Brasil desenvolva armas nucleares para proteger as reservas de petróleo encontradas na camada do pré-sal. Segundo Alencar, o governo ganhou respeitabilidade e credibilidade no cenário internacional para discutir o assunto.

``Do ponto de vista da dissuasão é importante (desenvolver armas nucleares), não adianta. O Brasil, para ser um país realmente forte, tem de avançar nisso aí. Especialmente para fins pacíficos. E mesmo a arma nuclear utilizada como instrumento dissuasório é de grande importância para um País que tem 15 mil quilômetros de fronteiras a oeste, tem um mar territorial e agora esse mar do pré-sal de quatro milhões de quilômetros quadrados de área``.

Alencar afirmou que, hoje, o Brasil não enfrenta problemas com outros países, mas que essa realidade pode mudar pela ``cobiça`` que o pré-sal pode gerar. ``Estamos vendo aí o que tem sido feito da nossa fronteira, pessoas que entram com todo tipo de droga e não fazemos nada. O que é isso? Nós temos que tomar conta disso direito``.

Ele citou o Paquistão, dizendo que o País ``senta na mesa`` com grandes nações porque tem armas nucleares.

``Nós dominamos a tecnologia da energia nuclear, mas ninguém aqui tem uma iniciativa para avançar nisso. O Paquistão tem coisas muito avançadas, mas são muito pobres. Eles sentam à mesa porque eles têm arma nuclear. É vantagem? É``, concluiu.

Alencar disse que o Brasil é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Para ele, a defesa do desenvolvimento de armas nucleares para fins pacíficos não entra em contradição nem com o tratado, nem com a Constituição.

Amazônia terrotório



O desmatamento na Amazônia Legal atingiu em agosto 498 quilômetros quadrados (km²) de floresta, segundo o sistema de detecção em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A área equivale a quase metade do município do Rio de Janeiro.

O índice sofre variação de acordo com a quantidade de nuvens nos pontos analisados e, portanto, as comparações não são precisas. Em agosto, houve baixa ocorrência de nuvens na Amazônia e os radares conseguiram observar de 83% da região.

Em julho, quando foi possível observar 77% da região, o desmatamento tinha alcançado 836 km². Já em junho, a área devastada somava 578 km² e em maio, 123 km².

Na comparação com agosto de 2008, quando foram registrados 756 km², houve uma diminuição de 35% na área devastada.

O Pará se manteve na liderança do desmatamento e foi responsável pela derrubada de 301 km² de floresta em agosto, seguido pelo Mato Grosso, com 105 km2.

Rondônia e Amazonas tiveram 51 km2 e 22 km2, respectivamente, enquanto os demais Estados apresentaram índices menores que 7 km2.

"Nunca comemoro os dados, porque desmatamento nunca é bom, mas é uma queda acentuada. Além disso, agosto é um dos meses críticos de desmatamento na Amazônia", avaliou Minc à Agência Brasil.

Levantamento divulgado ontem pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) confirma a forte devastação que a Floresta Amazônica vem sofrendo.

Segundo o relatório, entre 2000 e 2008, foram desmatados 2,25 milhões de hectares em áreas protegidas e foram registrados no Ibama cerca de 1.200 crimes ambiental na Amazônia, sendo que o desmatamento, as queimadas e exploração de madeira foram as infrações mais comuns.

Rondônia e Pará lideraram as infrações e somaram 82% dos casos identificados em áreas protegidas.

O texto releva ainda que as áreas mais expostas aos crimes são aquelas próximas de estradas.

O Imazon atribui o grande número de crimes à impunidade, já que o Ibama teria concluído menos de 5% dos casos avaliados no estudo. Até outubro de 2008 estavam em andamento no Ibama 37,6 mil processos contra infrações ambientais em todo o Brasil somando R$ 9,5 bilhões em multas, revela o levantamento.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Polícia Federal busca 5 por tráfico de drogas em SP, Mato Grosso do Sul e Paraná



A Polícia Federal está cumprindo vinte mandados - 15 de busca e apreensão e cinco de prisão - nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, em operação para desarticular organização do tráfico de drogas em Maringá (PR) e outras cidades da região. Na Operação Satélite, 52 policias estão cumprido um mandado de prisão no interior de Mato Grosso do Sul.

A investigação iniciou-se em fevereiro e tinha como alvo principal Welbster Benevenuto Albertassi, 28 anos, residente em Maringá, com longo histórico de denúncias relativas à sua atividade como traficante. Albertassi é apontado como o responsável pela aquisição e posterior distribuição de drogas - geralmente cocaína e crack.

Ao longo da investigação ocorreram treze flagrantes, que possibilitaram a prisão de 21 pessoas, apreensão de três adolescentes, 14 automóveis e 03 motocicletas. Além disso, foram apreendidos aproximadamente 65,65 kg (sessenta e cinco quilos e sessenta e cinco gramas) de cocaína, tanto em forma de pasta-base quanto em forma de crack.

As ações policiais que resultaram em apreensões foram realizadas nas cidades de Maringá/PR, Sarandi/PR, Rolândia/PR, Guaíra/PR e Paranacity/PR. Além disso, hoje estão sendo cumpridos mandados de prisão nas cidades de Foz do Iguaçu/PR, Guaíra/PR, Arapongas/PR, Sarandi/PR, Cruzeiro D'Oeste/PR, Maringá/PR, bem como um mandado no Estado de São Paulo e outro no Estado do Mato Grosso do Sul/MS.

Vários envolvidos que tiveram prisão preventiva decretada já haviam sido presos ao longo da Operação, como é o caso de Albertassi, alvo principal da investigação, preso pela polícia federal em Maringá em 04 de maio último com 12 kilogramas de cocaína. Outros foram presos na manhã de hoje, em cumprimento aos mandados expedidos pela Justiça Estadual da Comarca de Maringá/PR.

Vacinas da gripe H1N1 para 2010



A vacinação antigripal para a temporada de gripe de 2010 no Hemisfério Sul deveria conter também os vírus contra a atual pandemia do vírus H1N1, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira.

Atualmente a OMS coordena a produção de vacinas contra a H1N1, conhecida como gripe suína, para a temporada de gripe deste ano no Hemisfério Norte, que começa em novembro e coincide com a chegada do inverno naquela parte do mundo.

Mas as primeiras orientações às autoridades de saúde e produtores de vacina foram que as vacinas devem conter o vírus H1N1, além de duas cepas de gripe sazonais que devem circular no ano que vem.

A OMS declarou que a gripe suína foi uma pandemia global em junho após ser detectada em abril.

"Surtos ocorreram mais tarde em todas as regiões do mundo, e em julho a H1N1 era o vírus de gripe predominante circulando em muito países das Américas, da Ásia, da Europa e da Oceania", disse o organismo em seu site oficial.

A OMS também disse ser muito cedo para dizer se as vacinas do ano que vem deveriam ser de uma dose contendo os três vírus ou doses separadas para as gripes sazonal e pandêmica.

O organismo prometeu dar maiores orientações após a reunião de seu Grupo de Especialistas de Conselho Estratégico no final de outubro, mas adiantou que o vírus pandêmico H1N1 está se tornando muito mais comum que as cepas de H1N1 sazonal.

Segundo a OMS a gripe H1N1 pode afetar até um terço das cerca de sete bilhões de pessoas no mundo, e que na maioria dos casos registrados os sintomas foram leves.

Vacina contra AIDS ???



O grupo farmacêutico francês Sanofi Aventis considerou hoje que os testes clínicos de uma vacina contra a AIDS efetuados na Tailândia permitem esperar que esta "possa se transformar um dia em uma realidade"

"Fica muito trabalho por fazer para pôr a ponto e provar uma vacina que possa ser homologada e utilizada em escala mundial", explicou em comunicado o responsável de pesquisa da divisão de vacinas de Sanofi, Michel DeWilde.

O grupo farmacêutico reagia assim à apresentação dos resultados de testes clínicos efetuados com 16 mil voluntários, segundo os quais se pôde reduzir a taxa de infecção em 31,2% mediante a combinação das vacinas Alvac HIV e Aidsvax B/E.

O experimento, feito pelo Exército dos EUA, o Ministério da Saúde da Tailândia, o Instituto Fauci e Global Solutions for Infectious Diseases, contou com o apoio de Sanofi.

O diretor-geral da companhia, Christopher Viehbacher, avançou que seu grupo manterá seu compromisso a longo prazo "na pesquisa para a criação de uma vacina contra o HIV junto a pesquisadores do setor público, Governos, ONGs e outros produtores de vacinas para o avanço da ciência".

Os resultados completos do teste da Tailândia se apresentarão no próximo dia 20 de outubro em Paris em uma conferência internacional dedicada à vacina da AIDS.

Portátil positivo Mobo fica mais fino e colorido !



Os Mobos ganharam uma recauchutada com novos modelos nesta semana. A fabricante Positivo acaba de lançar o Mobo Red e o Mobo Black. Além de coloridos, os netbooks ficaram mais finos.

O Mobo Red ainda vem com um pacote de software composto por Adobe Acrobat Reader, antivírus grátis por 1 ano, Windows Live Suite, Works Office Home e Student Trial e Windows Live. Pesa 1 kg e vem com uma bolsa de neoprene exclusiva. O netbook ultrafino chega ao mercado em outubro pelo preço sugerido de R$ 1.499,00.

Positivo Mobo Black chega em quatro configurações, todas com telas LCD de 10 polegadas, processador Atom N270, rede wireless e 10/100 Mbps, webcam e microfone integrados, bateria de 3 células e 1,1 kg. O Positivo Mobo Black 3010 custa R$ 999,00, tem sistema operacional Linux, 1 GB de memória e disco de 160 GB.

O Positivo Mobo Black 3020 custa R$ 1.099,00, tem sistema operacional XP Home, 1 GB de memória e disco de 160 GB.

Já o Positivo Mobo Black 3060 (R$ 1.399,00) e o Positivo Mobo 3070 3G (R$ 1.699,00) têm em comum o sistema operacional Windows 7 Starter, a memória de 2 GB, o disco de 320 GB e duas baterias (uma de 3 células, comum a toda a linha Black, com autonomia de 2,5 horas, e outra de 6 células, que dá até 5,5 horas de autonomia). O destaque é que a segunda bateria é gratuita e possibilita autonomia total de 8 horas. A diferença entre os dois modelos está no modem 3G, que já vem embutido no modelo 3070. Os quatro modelos da linha Black ainda vêm com o mesmo pacote de software do Positivo Mobo Red e chegam às lojas em novembro.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Avião pulverizador com piloto que fazia treinamento cai no Paraná



Um avião pulverizador agrícola caiu no fim da manhã desta quarta-feira, na localidade de Guaragi, entre os municípios de Palmeira e Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná. Apesar do susto, o piloto, Júlio César Lima Benitz, de 30 anos, não corre risco de morrer, segundo o Corpo de Bombeiros. O piloto foi encaminhado para o Hospital Vicentino, em Ponta Grossa, com uma fratura exposta no braço. Por volta das 16 horas, ele passava por uma cirurgia.

Benitz estava sozinho no avião e sobrevoava uma fazenda que fica próxima à PR-151, que liga Palmeira a Ponta Grossa. De acordo com as primeiras informações apuradas pelos bombeiros, ele é aluno de um curso de aviação agrícola.

- Os moradores da região nos informaram que ele estava fazendo um treinamento com uma aeronave pulverizadora quando caiu - conta o tenente André Lopes.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h50m, mas, segundo Lopes, quando a equipe chegou ao local, a vítima já havia sido retirada das ferragens por agricultores da região.

- Nos disseram que ele chegou a ficar preso entre as ferragens, mas o próprio pessoal o resgatou e estava à nossa espera na PR-151 - conta o tenente.

O piloto foi encaminhado por uma ambulância do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) ao Hospital Vicentino, em Ponta Grossa, com lesões em várias partes do corpo, porém consciente e com quadro estável, segundo os bombeiros.

Seis detidos pelo uso de site de jogos -SC



Seis pessoas foram presas na tarde de ontem durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma falsa lan house, que era fachada para a exploração de jogos de azar. A ação faz parte da Operação Novelo, de combate a sites de apostas em Santa Catarina e em mais 11 estados.

A proprietária da Marcelo’s Loterias, na Rua Tijucas, uma funcionária e mais quatro pessoas que estariam jogando foram levadas para a delegacia de Itajaí.

Agentes da Polícia Civil apreenderam 10 computadores, R$ 1.040 em dinheiro e R$ 170 em cheque. Todos foram liberados após assinar termos circunstanciados. Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em São José, mas nos endereços indicados não havia evidências de crime.

De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, que coordenou as investigações, antigos donos de bingos criaram sites de jogos com hospedagem nos Estados Unidos. As apostas eram pagas com cartões de crédito e boletos bancários.

A movimentação seria contratada de São Paulo e do Paraná. Havia, ainda, um mecanismo que alterava o padrão das máquinas quando alguém obtia lucros elevados. Os investigadores descobriram que os programas de computador destinados aos jogos de azar foram enviados para municípios catarinenses e chegaram até a falsa lan house em Itajaí. Os envolvidos poderão responder por formação de quadrilha, estelionato e crime contra a economia popular.

El Niño trará chuvas para São Paulo e Sul na primavera



A persistência do fenômeno El Niño na primavera, embora com fraca intensidade, deve causar chuvas entre normal e acima da média na Região Sul e no estado de São Paulo. A estação de transição entre o inverno e o verão, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), começa às 18h18 desta terça-feira (22) e é a passagem do período seco para o chuvoso na região central do Brasil.

Com a chegada da nova estação, o norte da Região Norte e a Região Nordeste, com exceção da Bahia, terão chuva entre normal e abaixo da média histórica. Para as demais áreas do país, a previsão é de precipitações dentro da normalidade.

“O El Niño se caracteriza pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial e favorece, associado a outros eventos meteorológicos locais, o aumento gradativo das chuvas. A Região Sul é fortemente influenciada pelo El Niño”, diz ao G1 a meteorologista Priscila Farias, do Cptec/Inpe.

Priscila explica ainda que o Sul passou por um período prolongado de estiagem e que, a partir de julho, já por influência do El Niño, começou a registrar precipitações acima da média no norte da região. “Já temos excesso de chuva nos estados de Santa Catarina e Paraná, além também de São Paulo, que registrou eventos extremos de chuva em julho”, afirma.

Temporais

A meteorologista explica que o El Niño, evento de grande escala, favorece a formação e intensificação de sistemas meteorológicos que proporcionam a ocorrência das chuvas. Não se destaca a possibilidade de eventos severos de tempo como chuva forte associada à ventania e queda de granizo. “A passagem de sistemas frontais – que se caracterizam pelo encontro de massas de ar quente e fria – e também a formação de sistemas convectivos de mescoescola associadas ao gradativo aumento das temperaturas nessa época do ano favorece a formação de nuvens de tempestade", diz.

Durante a primavera, uma estação de transição, Priscila explica que é comum a ocorrência de eventos característicos tanto do verão quanto do inverno. “A primavera é propícia para que ocorram temporais localizados e eventos mais severos de chuva, porque ela possui características do verão e do inverno, proporcionando o encontro de massas de ar com características bem diferentes”, diz.

A ocorrência da Zona de Convergência do Atlântico Sul tem uma importante contribuição nas chuvas no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. O Sul do país sofre a influência dos sistemas convectivos de mesoescala.

Já com relação a novos tornados, a especialista afirma que eles são consequências típicas de um temporal forte, mas os institutos brasileiros não têm as ferramentas necessárias para previsão.

Ministro do Meio Ambiente é um 'viado fumador de maconha'



O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), disse que não pretendia ofender o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ao chamá-lo de “viado fumador de maconha”.

Na manhã de ontem (21), ao ser questionado por empresários do setor da indústria e comércio sobre a proibição do plantio de cana-de-açúcar na região da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, Puccinelli usou palavrões para criticar o ministro.

Além de chamar o ministro de ‘viado’, Puccinelli também afirmou que, se Minc participasse da Meia Maratona Internacional do Pantanal, marcada para dia 11 de outubro, ele “o alcançaria e o estupraria em praça pública”.

Segundo sua assessoria, as declarações foram feitas em “tom de brincadeira” sem “caráter de ofensa pessoal ao ministro”.

As críticas do governador recaíram, sobretudo, em relação ao Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, divulgado na semana passada pelo governo federal. O zoneamento estabelece regras para o uso do solo no plantio da cana.

Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, o ministro do Meio Ambiente classificou Puccinelli como um “truculento que quer destruir o Pantanal”. "Essa declaração revela o seu caráter", complementa.

China diz que vai usar 15% das energias renováveis até 2020



A China se comprometeu no uso de 15% das energias renováveis até o ano de 2020 e que, até o mesmo ano, vai reduzir "por uma margem notável" a quantidade de gases do efeito estufa emitidos para cada dólar do Produto Interno Bruto (PIB) em relação aos níveis de 2005, disse o presidente chinês, Hu Jintao.


Não houve uma posição dos EUA quanto a corte de CO2. Juntos, Estados Unidos e China respondem por 20% das emissões de gases poluentes na atmosfera terrestre.

Ainda assim, China e Índia foram alçadas como protagonistas do encontro, que ocorreu nesta terça-feira (22) na sede da ONU, em Nova York. O presidente chinês disse que o país asiático prosseguirá tomando ações "determinadas" em relação à mudança climática.

A meta dada por ele consiste em novos planos energéticos no país, que têm a intenção de propiciar "por uma margem notável" a "intensidade" da poluição de carbono. Além do uso de 15% de energias por meio de fontes renováveis, Hu também se comprometeu no aumento da cobertura florestal do país, e na adoção de "tecnologias amigas do ambiente".

Mas nem China, tampouco a Índia afirmaram concordar com o tratado de redução de gases que devem sair do pacto de Copenhague, cuja execução deve ocorrer a partir de 2013. "A crise atual da mudança climática provém da incapacidade dos Estados Unidos em pôr sobre a mesa metas críveis de redução das emissões até 2020", afirmou o ministro do Ambiente indiano, Jairam Ramesh.]

As discussões preliminares para a reunião ministerial dos dias 7 a 18 de dezembro têm enfrentado problemas. A principal discordância é sobre o nível das reduções de emissões para os países desenvolvidos e em desenvolvimento, e também sobre a contribuição financeira e tecnológica que os países ricos dariam aos pobres.

Já o primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, reafirmou a meta de corte de 25% das emissões de gases dos níveis de 1990 até 2020.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Curitiba, Rio e São Paulo concentram atividades no Dia Mundial sem Carro...



As três cidades brasileiras com o maior número de veículos de passeio (segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito), São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, são também as que concentram os eventos do Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta terça-feira (22).

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento internacional que começou na Europa em 1998. A ideia é que as pessoas deixem seus automóveis em casa por um dia no ano e utilizem o transporte coletivo ou meios alternativos, como bicicletas.

Na maior cidade do país, São Paulo, entidades, com o apoio da Prefeitura, vão distribuir material sobre educação no trânsito e mobilidade urbana. Em um dos pontos mais poluídos da cidade, a Marginal Tietê, a organização não-governamental SOS Mata Atlântica vai organizar uma manhã de lazer, com caminhadas e banhos de sol.

Às 20h, uma "bicicletada" está prevista para a esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação.

No Rio de Janeiro, a Prefeitura planejou uma intervenção permanente: a partir desta terça, ruas do bairro de Copacabana terão sua velocidade máxima permitida reduzida para 30 km/h, para a segurança de pedestres e ciclistas.

Para “dar o bom exemplo” e estimular os funcionários a aderirem à iniciativa, a Prefeitura vai fechar os estacionamentos dos prédios públicos municipais por um dia e sortear passes de ônibus entre os empregados.

Em Curitiba, 40 quadras de 15 ruas serão fechadas no Centro da cidade, para eventos de educação no trânsito, saúde e mobilidade. No lugar de carros, haverá “bike-chas”, charretes levadas por bicicletas, como transporte.

iPhone 3GS - Baterias Bixadas ???



A Apple convocou usuários do iPhone 3GS que enfrentam dificuldades com a bateria do gadget para explicar à companhia o que anda ocorrendo de errado com o smartphone.

Quando estreou o novo modelo de iPhone, a Apple explicou que a bateria do 3GS é até 30% mais eficiente que a utilizada nos iPhones 3G. A melhoria, de fato, foi constatada em testes de durabilidade no smartphone. Desde que a Apple atualizou o firmware do iPhone 3GS, no entanto, milhares de usuários passaram a se queixar de perda de autonomia na carga do celular.

As mudanças feitas na atualização da versão 3.0 para 3.1 do firmware está causando consumo excessivo de energia em alguns dos modelos do iPhone 3GS. No fórum dos usuários da Apple, contam-se aos milhares as queixas dos consumidores.

Agora, a Apple vai ouvir os relatos destas pessoas para tentar entender o que há de errado. Oficialmente, a companhia não admite nenhum problema com sua versão 3.1 do firmware para iPhones.

A versão 3.1, quando instalada em iPhones da primeira geração ou 3G, também apresenta problemas para sincronizar o serviço de e-mails corporativos Microsoft Exchange.

Isto ocorre quando os e-mails corporativos circulam com códigos encriptados, função suportada pelo firmware 3.1, mas que nem sempre funciona de modo adequado nas versões antigas do iPhone.

Dell vai brigar com IBM e HP em serviços...



A Dell, fabricante americana de computadores, anunciou ontem a compra da empresa de serviços de tecnologia Perot Systems por US$ 3,9 bilhões. A aquisição permitirá que a companhia expanda suas atividades para além da fabricação de PCs, tornando-se mais bem preparada para competir com a HP, que comprou no ano passado a empresa de serviços EDS, e com a IBM.

A proposta da Dell pela Perot Systems foi de US$ 30 por ação, em dinheiro, o que representa um ágio de 68% sobre o fechamento de sexta-feira. Os papéis da Perot Systems subiram 65%, para US$ 29,56, no pregão de ontem, enquanto os da Dell caíram 4,1%, para US$ 16,01. Depois da aquisição, que deve ser concluída em janeiro, a Perot Systems deve se tornar a divisão de serviços da Dell.

A Perot Systems fui fundada em 1988 por H. Ross Perot Sr., de 79 anos, ex-candidato à presidência dos Estados Unidos. Atualmente, Perot é presidente emérito do conselho da companhia que fundou. Ele fez fortuna ao criar a EDS em 1962, para depois vendê-la para a General Motors em 1984, por US$ 2,5 bilhões. A HP comprou a EDS no ano passado por US$ 13,9 bilhões, para ampliar sua participação no mercado de serviços.

Em conferência com analistas, o presidente e fundador da Dell, Michael Dell, disse que a Perot Systems servirá como uma aquisição "âncora" para uma operação global de serviços de tecnologia da informação. As duas empresas têm sede no Texas.

A Perot Systems trará mais de mil clientes para a Dell, incluindo as Forças Armadas e o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Cerca de 48% das receitas da Perot Systems vêm do setor de saúde e 25% do governo. No ano passado, a empresa, que não tem operações no Brasil, teve lucro de US$ 117 milhões e vendas de US$ 2,8 bilhões.

A oferta de serviços pela Dell é muito mais básica que a de seus grandes competidores, e seu faturamento vem principalmente da venda de PCs, que foi bastante afetada pela crise. Os lucros da Dell têm apresentado queda, com redução de 23% no segundo trimestre.

A Perot Systems irá acrescentar consultoria e outros tipos de serviços, como integração de sistemas, à carteira da Dell. "Isso fará com que eles se tornem mais competitivos com a HP e a IBM, pelo menos sob um ponto de vista de produtos", disse o analista Shaw Wu, da Kaufman Bros. "É um passo na direção certa."

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quais árvores brasileiras estão em extinção?


Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), há diferentes estados de conservação para considerar uma espécie ameaçada de extinção: vulnerável, rara e em perigo. Árvores como pau-brasil, jequitibá, sapucaia, mogno, jatobá, jacarandá, imbuia, araucária, entre outros, estão nessa lista, dentro de uma das três classificações.

A primeira iniciativa para quem quer contribuir na preservação dessas espécies é não comprar móveis feitos de madeira extraída dessas árvores. “Nas lojas, é preciso pedir a certificação da madeira para o vendedor. Ele é obrigado a fornecer. Se não tiver, não compre, pois não é possível saber a origem, que provavelmente é de desmatamento”, explica a bióloga Sabrina Pulido Carmona, do Parque Escola Santo André, na região do ABC de São Paulo.

Quem tiver espaço no quintal de casa ou uma área na escola, pode sim, plantar uma árvore. “A maioria das prefeituras tem condições de fornecer uma muda. Só é preciso ter paciência, pois essa planta jovem, apesar de já alcançar até uns três metros de altura, tem o tronco fino e demora de oito a dez anos para se desenvolver”, diz a especialista.

É importante se informar sobre a melhor árvore a plantar em casa ou na calçada, não só por conta da fiação de rua, como também porque as espécies exóticas ao local podem ser prejudiciais. “Uma espécie que não seja local interfere em todo o ecossistema, no solo e na alimentação dos animais, por isso é melhor evitar esse tipo de plantio”, afirma Sabrina.

Todos os anos, no dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, acontecem ações em todo o país para promover o plantio. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou a “Campanha 7 bilhões de árvores”, iniciativa mundial para que pessoas, iniciativa privada, governos e organizações não-governamentais plantem árvores e forneça os dados a fim de que a contagem seja feita. Há ainda ONGs que aceitam doações em dinheiro para plantio, bem como sites que, de acordo com o número de cliques dos visitantes, recebe verba de empresas para isso.


Fonte: www.porainanet.org.net.kit.com.br

Novo Blog pró candidatura - Dilma



http://paunocuda.dilma2010.net/

Digite aqui o resto do post

Renault tem pena aliviada



A Renault recebeu suspensão de dois anos da Fórmula 1 pela "armação" do acidente de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura do ano passado. A punição, no entanto, será cumprida sob sursis, e a escuderia francesa só será impedida de correr, caso volte a cometer infração semelhante nesse período.

Em comunicado divulgado, o Conselho Mundial de Automobilismo da FIA (Federação Intenacional de Automobilismo) reiterou a culpa da Renault no caso que beneficiou o espanhol Fernando Alonso -o vencedor da prova- e informou que a atitude deveria ter como consequência o banimento.

No entanto, reduziu a pena para uma suspensão por dois anos por considerar que a equipe ajudou nas investigações e afastou dois dirigentes envolvidos no caso (Flavio Briatore e Pat Symonds). Se a Renault não cometer nenhuma falta grave até o fim de 2011, continuará correndo normalmente.

Na mesma audiência que aliviou a punição da Renault, a FIA baniu o ex-chefe de Fórmula 1 da equipe francesa Flavio Briatore do esporte, proibindo-o de manter qualquer vínculo com a categoria, como agenciar a carreira de pilotos, e suspendeu o ex-diretor de Engenharia da escuderia, Pat Symonds, por cinco anos.

Feliz dia da Árvore !!!



Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.

domingo, 20 de setembro de 2009

Caem os casos graves de gripe suína...



O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (16) que o número de casos graves de gripe suína caiu pela quinta semana seguida. No entanto, o Brasil segue como o quinto país com a taxa de mortalidade mais alta pela doença, 0,46 morte por cada 100 mil habitantes.


Entre 6 e 12 de setembro, foram notificados 35 casos graves da gripe. O número é 65 vezes menor que o registrado entre 2 e 8 de agosto, quando foram registrados 2.283 casos.

Na lista dos 15 países com mais mortes, o Brasil também lidera em números absolutos: segundo o ministério, morreram 899 pessoas por complicações relacionadas ao vírus A (H1N1) no país desde o início da pandemia.

De acordo com o órgão oficial, as taxas de mortalidades da gripe suína são mais altas em países do hemisfério sul por ser inverno na região. As autoridades de saúde consideram as épocas de frio mais propensas à disseminação de vírus que causam gripe.

Desde 25 de abril, foram confirmados 10.401 casos graves de algum tipo de gripe por testes de laboratório, sendo que 88,9% destes resultados deram positivo para o vírus H1N1.

Celulares no Brasil atingem a marca de 164,5 milhões.



A base de celulares no Brasil subiu para 164,5 milhões de assinantes em agosto, crescendo 1,62% em comparação com o mês anterior, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira (17). As adições no mês passado totalizaram 2,6 milhões de linhas.

A base de celulares no Brasil subiu para 164,5 milhões de assinantes em agosto, crescendo 1,62% em comparação com o mês anterior, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira (17). As adições no mês passado totalizaram 2,6 milhões de linhas.

EUA recebem vacina em 'spray' nasal - Gripe Suína.



Este método inovador, aplicado na prevenção da doença a partir de Outubro nos Estados Unidos, não chegará à Europa, que receberá apenas vacinas contra o H1N1 na forma injectável.

As primeiras vacinas contra a gripe A distribuídas nos Estados Unidos vão ser em forma de spray nasal. O primeiro lote já está pronto e vai começar a ser aplicado em Outubro. A Portugal e ao resto da Europa, no entanto, só chegarão vacinas injectáveis, garantiu ao DN Graça Freitas, subdirectora-geral da Saúde.
A nova vacina contra o vírus H1N1, de nome Medimmune, é dos laboratórios da AstraZeneca, e a sua aplicação será por inalação. É uma prática pouco habitual e os Estados Unidos são, para já, o único país a aprová-lo como método preventivo contra a gripe A.
Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, a vacina já recebeu luz verde da Autoridade Norte-Americana do Medicamento (FDA) e a sua distribuição vai começar já no próximo mês. Só na primeira semana serão aplicados 3,4 milhões de doses e destinam-se aos grupos de risco, como grávidas, funcionários na área da saúde, crianças e doentes crónicos.
"Quando a vacina na forma de spray nasal estiver disponível, distribuiremos a carga inicial em quase 90 mil centros autorizados em todo o país", avançou o médico Jay Butler, do CDC, citado pelo jornal espanhol El Mundo.
Ao longo do mês é esperado um aumento do número de doses disponíveis para as 20 milhões por semana, para que em Dezembro já tenham sido entregues as 195 milhões de vacinas (inaláveis e injectáveis) adquiridas pelo Departamento de Saúde dos EUA.
À Europa, no entanto, só chegarão vacinas em forma de injecção. Segundo Graça Freitas, a diferença entre vacinas inaláveis e injectáveis está apenas na sua forma de apresentação e aplicação. "De resto, são duas substâncias imunogénicas completamente iguais", sublinha.
A responsável explica ainda que a Autoridade Norte-Americana do Medicamento tem determinados requisitos, que nem sempre são iguais aos europeus. "Não chegámos sequer a equacionar a hipótese da vacinas em spray nasal", conclui.
Os seis milhões de vacinas encomendados por Portugal aos laboratórios da GlaxoSmithKline (GSK) só serão distribuídos a partir de Dezembro, mas devem chegar a mais portugueses, uma vez que uma dose apenas será suficiente para imunizar os adultos.
Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde, seguidos das grávidas, crianças com mais de seis meses e doentes crónicos.