sábado, 23 de maio de 2009

BMW série 5 GT - Lançamento


A primeira aparição do Série 5 GT, no Salão de Genebra, dividiu opiniões. Enquanto alguns torceram o nariz para o conceito, outros aplaudiram a novidade da BMW.

Polêmicas à parte, os alemães resolveram apostar neste segundo grupo ao mostrar as linhas finais do novo crossover da montadora.

Classificado pela própria marca como uma “extensão futurista e atraente do Série 5”, o Gran Turismo é um legítimo crossover. Ao combinar as características de um sedã com a versatilidade de um utilitário esportivo, a BMW cria um sério concorrente para o segmento de cupês de quatro portas, que hoje conta com os conterrâneos Mercedes-Benz CLS e VW Passat CC.

Seu desenho também não esconde a inspiração em outros modelos da marca. A dianteira se assemelha à do Série 7. De perfil, o GT lembra o X6, tanto na suave curvatura do teto quanto no porte imponente. Já a traseira traz à tona os traços do sedã mais luxuoso da linha, em especial no formato das lanternas com iluminação por LEDs (diodos emissores de luz, em bom português).



Por dentro, nota-se uma clara inspiração nos cupês, a começar pelos quatro lugares individuais. Ao contrário deste tipo de veículo, porém, os passageiros se acomodam confortavelmente. De acordo com a marca, o espaço para as pernas é equivalente ao Série 7, enquanto que o espaço para a cabeça é parecido com o do SUV X5.



O acesso ao porta-malas é um capítulo à parte, já que pode ser realizado por duas maneiras. Para acomodar bagagens menores, a abertura é feita como em um sedã. Caso os ocupantes precisem carregar objetos maiores, a tampa traseira se abre totalmente, assim como acontece em um hatchback.





A extensa lista de itens de série inclui mimos como piloto automático com Stop & Go (que desliga o motor assim que o carro para em um semáforo, por exemplo), sistema de visão noturna que identifica a presença de pedestres, faróis com iluminação bi-xenon que acompanham a trajetória do veículo, câmeras instaladas nas laterais e na traseira do carro, Head-Up Display (que projeta as informações do painel no para-brisa) e sistema de entretenimento com disco rígido de 80 GB e DVD para os passageiros de trás.

A BMW vai oferecer o Série 5 GT com três opções de motorização, variando entre dois propulsores movidos a gasolina (nas versões 535i e 550i, com 306 cv e 407 cv, respectivamente) e um abastecido com diesel (530d, capaz de gerar 245 cv).



Todos os modelos contam com uma moderna transmissão de oito velocidades, antes restrita apenas ao topo-de-linha 760i. A BMW ainda não anunciou a data da apresentação oficial do Série 5 GT, mas o modelo é presença certa na próxima edição do Salão de Frankfurt, que acontecerá em setembro.

Fonte: 4 Rodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário