quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
'Tela Preta' no Windows 7
Usuários relataram problema após fazerem atualizações de segurança.
Empresa nega que sistema operacional sucessor do Vista apresente falha.
A Microsoft informou nesta terça-feira (1º) não ter encontrado evidência de que recentes atualizações de segurança estão causando problemas no novo sistema operacional Windows 7. As possíveis falhas já estão sendo apelidadas de "tela preta da morte".
O problema, que fez alguns usuários verem uma tela completamente negra após iniciarem o sistema, foi identificado pela empresa britânica de segurança de software Prevx na semana passada, e recebeu grande atenção depois de ser reportado pela BBC, na terça-feira.
A Prevx alegou que as alterações no registro do sistema operacional da Microsoft -- a base de dados que armazena as configurações -- é a causa mais provável do erro, mas a Microsoft negou.
"A Microsoft investigou relatos de que suas atualizações de novembro alteraram permissões no registro que estão resultando em questões sistêmicas para alguns clientes", disse Christopher Budd, representante da Microsoft. "A empresa considera esses relatos imprecisos e nossa investigação mostrou que nenhuma das atualizações recentes estão relacionadas com o comportamento descrito."
Budd acrescentou que as equipes de suporte da Microsoft não vêem a questão como um grande problema para os usuários, mas pediu que os clientes entrem em contato com a equipe de suporte para assistência gratuita em caso de problemas.
sábado, 21 de novembro de 2009
Mutação do H1N1
No Reino Unido, há suspeita de transmissão de um novo vírus da gripe suína; Noruega fala em sintomas agravados.
Cientistas europeus investigam a mutação do H1N1 e uma eventual transmissão entre pessoas de novos vírus da gripe suína. Eles seriam resistentes ao Tamiflu, antiviral utilizado no tratamento da doença. Na Noruega, o governo anunciou ontem que foi encontrada em três pacientes uma mutação considerada "substancial" do vírus, que poderia causar sintomas mais graves. A doença já matou 6,7 mil pessoas no mundo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 57 casos de mutação do vírus da gripe suína em vários países, inclusive no Brasil. Em comunicado, a OMS minimizou ontem o impacto da nova descoberta e alertou que não há indicação de que o novo vírus tenha levado a um número maior de infectados.
Uma mutação de vírus ocorre quando ele sofre alteração em seu material genético. Isso pode acontecer toda vez que ele entra em contato com uma célula, ou seja, infecta pessoas ou animais. Uma mutação foi a causa do próprio H1N1, que só atacava animais, passar a infectar humanos.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Marcola é condenado a 29 anos
Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), foi condenado na madrugada desta quinta-feira (12) a 29 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo assassinato do juiz corregedor de Presidente Prudente Antonio José Machado Dias, 47, ocorrido em março de 2003. O réu não compareceu ao julgamento, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, e não poderá recorrer em liberdade.
Após quase 11 horas de sessão, que teve início às 14h no 1º Tribunal do Júri, seis homens e uma mulher decidiram, por maioria, reconhecer também as duas qualificadoras propostas pelo Ministério Público, de motivo torpe (fútil) e emboscada. O juiz Alberto Anderson, que presidiu o julgamento, dosou a pena com base na periculosidade do réu, que afirmou ser reincidente e ter maus antecedentes, como demonstrado nesse crime.
Dias era juiz dos Presídios e da Vara de Execuções Criminais de Presidente Prudente, interior paulista, e foi assassinado com dois tiros no dia 14 de março de 2003, na saída do fórum da cidade. Outro apontado como líder da facção, Júlio César Guedes de Moraes, o Julinho Carambola, também foi condenado pelo crime a 29 anos de prisão. Ele e Marcola estão presos na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, a oeste do Estado.
O advogado Roberto Parentoni afirmou que irá pedir a nulidade do julgamento. Segundo ele, a Promotoria não teria o direito de reclamar da ausência do réu, um direito garantido a Marcola por lei.
Após a divulgação da sentença, o promotor do caso, Carlos Marangoni Talarico, afirmou que sente uma "sensação de alívio após um trabalho árduo de mais de cinco anos". "Este crime na sua forma e na motivação é inadmissível", disse.
O julgamento
Na fase final do júri, nos debates entre defesa e acusação, o promotor afirmou que nenhum dos membros do PCC agia sem a ordem expressa de seus líderes, Marcola e Julinho Carambola. "Vocês vão absolver este monstro?", questionou.
Já o advogado de Marcola argumentou que não há nos autos qualquer prova que incrimine seu cliente. "Ouvir dizer não é prova. Sem provas, tchau!". O promotor e o advogado tiveram duas horas e meia cada um, com direito a réplica e tréplica, para apresentar os seus argumentos.
Mesmo sem a presença de Marcola, houve um incidente causado pela preocupação com a segurança no local. Uma mulher chegou a ser detida por policiais militares e foi retirada do plenário a pedido do promotor. Segundo o juiz, foi constatado, após 40 minutos de interrogatório, que ela fotografava e filmava os jurados. Horas depois, foi liberada, pois se tratava de uma estudante de direito tirando fotos, segundo ela, para a filha de oito anos.
PCC fez "carnaval" após morte de juiz
Na primeira parte do júri, duas testemunhas de acusação e uma defesa foram ouvidas. O delegado Rui Ferraz Fontes afirmou que Marcola e Carambola eram os líderes do grupo e responsáveis por todas as ações dentro do PCC, que, segundo ele, fez "um carnaval" depois da morte do juiz. "Sem a ordem do líder lá em cima, não tem como alguém de baixo tomar uma ordem por conta própria", afirmou o delegado.
Além de Fontes, foram interrogados o ex-diretor do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) Godofredo Bittencourt, e, pela defesa, o diretor do Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes, Luciano César Orlando.
Ao final dos depoimentos, o advogado de Marcola ironizou e afirmou que todas as acusações acabam recaindo sobre seu cliente. "Eu ouvi falar que o apagão foi o Marcos", disse.
Condenação de Carambola
Os dois supostos líderes da facção seriam julgados juntos no dia 1º de outubro, mas o advogado de Marcola deixou o plenário do Tribunal do Júri da Barra Funda minutos após o início da sessão alegando cerceamento de defesa.
Com o adiamento do júri de Marcola, Carambola foi condenado em um julgamento que durou mais de 14 horas. Quase sete anos depois do crime, seis das sete pessoas do júri decidiram que ele era culpado pelo assassinato, cometido com motivo torpe e com o uso de emboscada, qualificadoras que aumentaram a pena. A defesa recorreu da sentença.
O caso
Cerca de duas semanas após o assassinato, a polícia concluiu que a ordem partiu de Marcola de dentro da Penitenciária 1 de Avaré (262 km de São Paulo). Três dias depois da morte, um bilhete foi apreendido na prisão.
A mensagem dizia: "se realmente foi isso, hoje virá algum salve para você. A caminhada é a seguinte: o Machado foi nesta. Passou em todo o jornal lá da cidade e de São Paulo. Esse salve veio hoje pelo pessoal. Foi a Fia [suposta mensageira do PCC] que passou. Acredito eu que é a caminhada do câncer, pois a operação que faltava foi marcada e o paciente operado. Ela pediu para dizer que tinham matado o Machado".
Marcola negou ter ligação com o homicídio. Três de outros quatro acusados já foram condenados pelo crime. João Carlos Rangel Luisi, o Jonny, pegou 19 anos de reclusão em regime fechado; Reinaldo Teixeira dos Santos, o Funchal, 30 anos de reclusão em regime fechado e Ronaldo Dias, o Chocolate, 16 anos e oito meses de prisão. Adilson Daghia, o Ferrugem, ainda não foi julgado.
Em maio do ano passado, o juiz Valter Alexandre Mena, da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, condenou o Estado a indenizar os dois filhos do juiz, em 150 salários mínimos cada, sustentando que o governo foi "inerte" e falhou no dever de proteger o magistrado. A Procuradoria Geral do Estado recorreu.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Dilma, ex-assaltante de banco, ex-comunista e agora neo-liberal do Lula
Lula escolhe uma acusada de ter assaltado bancos...
Nada como uma eleição (milionária) à vista para transformar qualquer comunista em neo-liberal. Refiro-me à Dilma Roussef, candidata de Lula à sucessão presidencial. Quem diria, mas a ex-guerrilheira agora quer privatizar os aeroportos do Galeão e de Viracopos. Não tem o menor cabimento! Dilma virou o Roberto Campos do PT.
Ninguém em sã consciência cogita imaginar que a ministra-chefa estaria inventando novos negócios na tentativa de encontrar formas de financiar sua campanha. Dilma, como todos sabemos, tem fama de honesta, durona, incorruptível. Mas convenhamos, não tem o menor sentido privatizar justamente esses dois aeroportos.
O Galeão está de fato mal cuidado, uma vergonha. Mas é a segunda principal porta de entrada do Brasil. É lucrativo, é estratégico. O governador do Rio, Sérgio Cabral, há muito fala em privatizá-lo. Já foi até publicado o nome da empresa-candidata a comprar o Galeão por quem o governador torce. A solução para o abandono do Galeão é bem mais simples. Basta pedir a um head-hunter que encontre um gerente competente no mercado.
O terminal de carga de Viracopos, em Campinas, por sua vez, está redondinho, é uma das jóias da coroa do Estado brasileiro. Movimenta diariamente 50 milhões de dólares em importações. É um movimento quase igual ao Porto de Santos.
Privatização é uma fórmula inteligente encontrada pelo neo-liberalismo para dar alguma competência de gestão a setores onde o Estado vinha amargando prejuízos -- ou perdeu a capacidade de investimento. Tinha sentido privatizar o sistema de telefonia brasileiro. Basta lembrar como era antes e como é hoje. Tem sentido privatizar rodovias. Tem sentido privatizar ferrovias, hidrovias -- e todo e qualquer setor onde o Estado não tem mais capacidade de investimento.
Tem sentido privatizar um aeroporto deficitário, ou dar a concessão para que algum empresário se aventure a construir um aeroporto num rincão da Amazônia. Ora, mas não há qualquer argumento de ordem econômica (ou ideológica) que justifique privatizar o Galeão ou Viracopos. Nem Cumbica, Brasília ou Confins. Muito estranho que Dilma Roussef, logo ela, tenha se transformado de uma hora para outra numa espécie de Roberto Campos do PT.
EX-ASSALTANTE DE BANCO
Essa sanha privativista da candidata Dilma me instigou a buscar em meus arquivos alguma explicação plausível para o estranho fenômeno. Encontrei algumas histórias dispersas sobre a vida pregressa e presente da ministra-chefa. A mais relevante diz respeito a seu passado revolucionário-estatizante.
Como é público, nos anos 60 e 70 Dilma foi militante de um grupo de luta armada, a VPR, Vanguarda Popular Revolucionária. Entre as ações da VPR, assaltos a banco e o famoso roubo do cofre do ex-governador Adhemar de Barros. Vem daí uma fama deletéria. Toda vez que alguém da direita se refere a Dilma, costuma chamá-la de "assaltante de banco".
A relação entre a suposta assaltante e a privatização dos aeroportos é indireta. Apenas ajuda a entender um pouco quem é a candidata de Lula à Presidência. Questões como sua disposição de seguir (ou não) as regras do jogo.
Sobre esse tema, guardei um artigo do coronel José Luis Sávio Costa, publicado em julho de 2005 no site "Mídia Sem Máscara". Abaixo, os principais trechos do artigo, no qual Sávio esclarece se, afinal, Dilma foi ou não foi assaltante de banco:
ARTIGO ESCLARECEDOR:
"Um fato de pouca importância mas que marcou bem este problema de uso de fontes no noticiário da imprensa escrita, com discussões paralelas na Internet, centrou-se na figura da Dona Dilma Vana Rousseff.
Ao procurar realçar duas personagens do atual (des)governo deste país, unidas no inglório passado como partícipes do desencadeamento de um processo de luta fratricida neste nosso Brasil, um órgão de imprensa relatou que Dilma Vana Roussef, atual Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, ex-militante da POLOP (Política Operária), da COLINA (Comando de Libertação Nacional) e, por fim, da VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária - Palmares), alcunhada por uns de guerrilheira e por outros de terrorista, fora participante ativa da chamada "Ação Grande ou Roubo do Cofre do Ademar".
A revisão do passado de Dilma, ligando sua participação na ação "Roubo do Cofre do Ademar", não é assunto aprofundado ou firmado nas obras de Jacob Gorender, Marcelo Ridenti, Élio Gaspari, Fernando Molica e mesmo na de Luiz Mir, assim como nas de tantos outros que citam a "Ação Grande". Há algo de podre que as esquerdas têm receio de mexer, em nossa modesta opinião. O segredo só pode estar com alguém que participou da ação... Repassemos um pouco da história.
Dilma Vana Roussef, nos idos de 1967, com vinte anos de idade ingressou na POLOP (Política Operária), quando cursava a Escola Federal de Economia, em Belo Horizonte, MG, sendo recrutada pelo seu noivo e depois marido Cláudio Galeno de Magalhães Linhares.
Com as primeiras prisões da POLOP foi para o Rio e ingressou no COLINA (Comando de Libertação Nacional), outra organização marxista-leninista onde, segundo Luiz Maklouf Carvalho, ensinou marxismo para uma célula, escreveu artigos apara o jornal "Piquete", ajudou na infra-estrutura de algumas ações armadas (três assaltos a banco) e subiu para a direção do Colina.
Dilma esteve na reunião de Mongaguá (SP), quando o COLINA e a VPR criaram a VAR-Palmares, e estava na reunião de Teresópolis, no I Congresso da VAR-P em setembro de 1969 em Teresópolis, quando houve o "racha dos sete", Carlos Lamarca à frente. Dilma passou a militar na VAR-Palmares, usando o codinome 'Stela'. Nesta reunião do Iº Congresso da VAR-P, Darcy Rodrigues ameaçou agredir Dilma, impondo a sua não participação em ações armadas, provável conseqüência de erros anteriores, mesmo em ações de infra-estrutura (logística e arapongagem - informações). Na ocasião foi defendida por Carlos Franklin Paixão de Araújo que seria seu futuro marido.[curioso é que a grana roubada do cofre, estranhamente 'sumiu', não tendo sido repassada para o movimento criminoso que realizou o assalto; nunca foi recuperada e a última notícia que se tem dela é quando saiu do cofre para as mãos dos assaltantes – ou seja: os ladrões roubaram os próprios companheiros. Aliás, roubar, furtar, é sempre algo tentador para as esquerdas].
Dilma retornou em janeiro de 1970 para São Paulo onde foi presa e, como todo terrorista que se preze, segundo o Tortura Nunca Mais, "foi barbaramente torturada por 22 dias", um recorde e fato estranho, considerando-se que Dilma, ou 'Stela' após responder a três processos e ser condenada, ficou presa no presídio Tiradentes (SP) só até 1973. Libertada, mudou-se para o Rio Grande do Sul em 1974, onde concluiu seu bacharelado em economia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em 1977.
Só recuperou seus direitos políticos com a Lei de Anistia, de 1979, militando com seu então marido Carlos Franklin Paixão de Araújo, no PDT. Milita no PT desde 2001, sem seqüelas e boa publicidade como ex-terrorista e torturada.
Vive numa boa. Tem indenização?
Vejamos bem: além de Dilma e Franklin que atuaram na VAR-P e conhecem seus meandros, os outros possíveis conhecedores do destino da parte evaporada da grana do Adhemar, são os gaúchos da VPR e VAR-P e os envolvidos com as ações da "Ação Grande"; por sinal, o Diógenes do PT está entre eles. Olha aí origem do lamaçal!
Os envolvidos na "Ação Grande ou Roubo do Cofre do Adhemar" foram:
a. Comandante da ação: Juarez Guimarães de Brito
b. Informante dos dados e autor dos levantamentos: Gustavo Buarque Schiller, o "Bicho".
c. Elementos da ação preliminar: o assalto à agência Muda do Banco Aliança, para obter fundos necessários para a ação do "Cofre", 8 terroristas, todos da VAR-P:
d. Militantes da ação principal: 13 terroristas, todos da VAR-P.
entre eles o atual ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
e. Militantes envolvidos na guarda e destinação do dinheiro: 10 integrantes da VAR-P
(.................)
Apagão Geral !!!
Um blecaute atingiu ontem à noite a maioria dos brasileiros e reavivou a memória e a preocupação de quem passou pela experiência do racionamento em 2001 e do apagão em 1999.
A falta de energia atingiu pelo menos 10 Estados – São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco e Paraná –, o Distrito Federal e até um país vizinho, o Paraguai.
Conforme o Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão encarregado de administrar a distribuição de energia pelo país, cerca de 800 cidades ficaram às escuras a partir de 22h13min. Apesar da tecnologia que comanda um sistema de distribuição tão sofisticado, até a 0h desta quarta-feira não havia certeza sobre o que havia causado o blecaute. A principal hipótese era de que tempestades no Paraná teriam causado problemas nas linhas de transmissão do sistema Furnas. Isso teria sido a causa para as máquinas da usina de Itaipu pararem automaticamente de gerar energia. Mas não estão descartadas outras possibilidades, como problemas em subestações que teriam causado efeito cascata.
– Houve o desligamento completo da usina de Itaipu. São 14 mil megawatts a menos. Rio de Janeiro foi o mais atingido. Houve também o desligamento de algumas linhas abastecidas por Furnas. Tempestades de grandes intensidades podem ter contribuído para o desligamento das linhas de Itaipu e outras do sistema interligado – afirmou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
A assessoria de imprensa do ONS informou que o problema técnico teria levado à queda de 17 mil megawatts, potência equivalente à carga consumida pelo Estado de São Paulo. O assessor da comunicação social de Itaipu, Gilmar Piola, explicou que a energia para o Paraguai foi logo restabelecida, mas para o resto do Brasil, não. Ou seja, as máquinas voltaram a funcionar depois do desligamento automático, mas não havia como transmitir energia para o Brasil. Por isso, avalia que houve problemas na transmissão.
– Itaipu estava gerando cerca de 11 mil megawatts, quase a potência máxima (quando aconteceu o blecaute). Mesmo em um sistema interligado, é muito difícil substituir tudo isso – explicou Piola, referindo ao fato de que a usina gera cerca de 20% da energia consumida.
O apagão causou transtornos em todo o país. Na capital paulista, o sistema de metrô ficou paralisado e foi necessário evacuar os passageiros dos trens. O trânsito, já complicado, ficou ainda pior, pois os semáforos deixaram de funcionar. As linhas de telefone fixo e celular também teriam apresentado problemas.
Aeroportos sem energia
A Polícia Militar de São Paulo reforçou o policiamento na Capital e pediu à população do Estado que não saísse de casa. PMs que estavam de folga ou de férias foram convocados para retornar ao trabalho.
No Rio, o governador Sérgio Cabral acionou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para a segurança nas ruas da capital, e ambulâncias foram colocadas em alerta. Moradores de diversos bairros do Rio de Janeiro e de outras cidades do Estado ficaram sem fornecimento de luz. A falta de energia afetou os aeroportos de Tom Jobim, na Ilha do Governador, subúrbio, e Santos Dumont, no Centro.
Na cidade do Rio, de acordo com moradores, todas as regiões registraram falta de energia. Ruas e principais avenidas da capital fluminense estavam às escuras ontem à noite, prejudicando o trânsito em vias importantes da cidade, como a Linha Amarela e Avenida Brasil. Por causa da falta de luz, a circulação das linhas do metrô e trens do Estado também foi interrompida, segundo as concessionárias que administram os serviços.
No Rio Grande do Sul, a Linha de Distribuição Gravataí foi atingida pelo apagão. De acordo com a AES Sul, concessionária que atende parte da da Região Metropolitana, o blecaute afetou 70 mil moradores de São Leopoldo e Sapucaia do Sul por volta das 22h20min. A falta de abastecimento, no entanto, durou menos de cinco minutos. Na área de cobertura da RGE não houve relato de problemas.
sábado, 7 de novembro de 2009
Fernanda Young sobre Playboy: "espero que muita gente se masturbe"
Sem papas na língua, escritora confessa que posou para revista para ser coelhinha e por vingança a três babacas
A escritora Fernanda Young confessou em entrevista coletiva em São Paulo nesta sexta-feira (06) que posou para a Playboy por duas razões: a primeira era ganhar a roupa de coelhinha; a segunda, para encontrar uma mulher que não está acostumada a ver nas publicações masculinas. “Quero mudar a estética do Brasil. Sou altamente brasileira, mas era sempre representada por um erotismo que não me diz respeito. Resolvi posar para me satisfazer”, revelou, citando que também gostaria de ver mulheres como Fernanda Torres, Andréa Beltrão e Angélica estampando a capa.
Antes de topar posar para a revista, Fernanda confessou que muito pensou. “Pensei tanto que já estava pensando em desistir, mas então lembrei de três babacas e adoro uma vingança”, disse, referindo-se a homens que lhe fizeram mal no passado. “Se chegasse aos 50 anos sem ter posado para a Playboy, iria me odiar muito. Prefiro me arrepender por ter feito algo porque o arrependimento de não fazer é muito pior”.
A apresentadora do GNT disse ter ficado surpresa quando viu as fotos e se deparou com seu corpo. “Estou bem à beça. Pedi para que usassem muito pouco do Photoshop. Não queria que minha pele perdesse a textura, o que faria o ensaio perder a razão”, contou, salientando que fez questão de apagar as estrias da gestação e as cicatrizes do peito, resultado de uma plástica.
O ensaio foi clicado por Bob Wolfenson, que realizou o desejo de Young em retratar uma mulher à espera de seu homem. “Tudo acontece em uma casa vazia, mafiosa. Enquanto ela aguarda, se prepara. Há muito sonho, desejo e ilusão na preparação de uma mulher para um encontro amoroso. Talvez seja a parte mais excitante de um encontro.”
Fernanda disse que as fotos que fez não têm nada de arte. “São fotos eróticas. Espero que muita gente se masturbe. Vou ficar felicíssima se isso acontecer. Aguardo relatos”, divertiu-se.
A morena também contou que sempre sofreu na escola. “Era aquela em que todos jogavam s bolinhas. Até os que levavam a bolinha, jogavam em mim. Então, fazer a Playboy é uma espécie de vingança. Só aceitei que ser gostosa é legal há uns dois anos.”
A vontade de Young? Vender mais revistas que uma ex-BBB. “Os homens gostam de mulheres bundudas, peitudas, morenas e de cabelos compridos. Por que não podem ver algo diferente? Antes de ver a revista já ficam dizendo que sou sem sal...”, reclamou. A escritora também aposta no público feminino para comprar suas revistas. “Acho mais bonito o nu feminino e já comprei muitas vezes a Playboy. Porém, jamais compraria revista de homem nu. Acho indigesto. E olha que eu gosto de homem, viu?
A revista Playboy com Fernanda Young chega às bancas no dia 10 de novembro.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Cantor lírico Pontagrossense é preso acusado de pedofilia
O cantor lírico Fernando Munhoz, 28 anos, foi preso na tarde deste domingo, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, acusado pelo crime de pedofilia. Munhoz foi flagrado pela Polícia Civil durante um encontro com um adolescente de 15 anos, que vinha sendo ameaçado pelo acusado. Na casa do cantor, policiais encontraram várias imagens eróticas de crianças e adolescentes.
O garoto de 15 anos revelou aos pais que estava sendo chantageado por Munhoz, com quem conversava pela internet. O cantor tinha um perfil falso e se apresentava como sendo uma mulher loira. O adolescente enviou uma fotografia em que aparecia nu à "amiga" virtual. Munhoz então se apresentou como homem e teria dito ao adolescente que lançaria a fotografia na internet caso o menino se recusasse a ter um encontro com ele.
Receoso, o adolescente contou tudo aos pais, que procuraram a polícia na manhã deste domingo. Ele foi orientado pela polícia a comparecer ao encontro, que foi monitorado por investigadores. Logo que o garoto entrou no carro do acusado, os policiais apareceram e a delegada de plantão, Claudia Kruger, deu voz de prisão ao cantor. Ele estava com uma mochila que continha preservativos e uma filmadora, que seria possivelmente usada para filmar o encontro.
- Ele não reagiu e confessou o crime - afirmou a delegada.
Uma vistoria foi realizada na casa do acusado onde foram encontradas fotos eróticas de menores armazenadas no computador, que foi apreendido e levado à delegacia.
Munhoz é bacharel em Direito e fazia apresentações como cantor lírico em Ponta Grossa. Ele está isolado numa cela na carceragem da 13.ª Subdivisão Policial. O acusado não quis falar com a imprensa e não passou os telefones de contato do seu advogado. Os familiares da vítima também não quiseram falar sobre o assunto.
Conforme a delegada, ele foi autuado em flagrante pelo artigo 240 do Código Penal, que prevê pena de quatro a oito anos de reclusão.
- Esse tipo de prisão é importante porque serve de alerta aos pais, que devem acompanhar o que os filhos estão vendo na internet - considera.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Lula pode vetar parte da Lei do Inquilinato
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou em caráter terminativo o projeto de lei que altera a Lei do Inquilinato. Entre as mudanças, estão a desobrigação do fiador e a criação de regras para a mudança de fiador durante o contrato. Também foram aprovados procedimento para apressar a retomada de imóveis.
Segundo a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), relatora da matéria, atualmente, o prazo para descoupação de imóveis pode chegar a até 14 meses no país. Com a alteração na lei, assim que julgada procedente a ação, o juiz determinará a expedição do mandato de despejo, do qual constará o prazo de 30 dias (já previsto na legislação) para a desocupação voluntária.
A desocupação poderá ser pedida quando houver a necessidade de reparação urgente no imóvel, estabelecidas por autoridade pública, quando o inquilino não apresentar novas garantias em até 30 dias após notificação ou um mês após fim do contrato quando o proprietário informar o inquilino não-residencial . Bastará a expedição de um mandado de despejo para o locatário ser obrigado a deixar o imóvel. Atualmente, é exigido que o inquilino receba dois mandados e duas diligências — o que atrasa o processo.
Além disso, segundo a nova lei, o fiador pode desistir da função, ficando apenas responsável pelos efeitos da fiança durante 120 dias depois do locador ter sido notificado. Se no prazo de cinco sessões não houver requerimentos para que a matéria seja levada à apreciação do plenário, ela seguirá direto para a sanção presidencial.
Apesar da rapidez na tramitação e da unanimidade com que foi aprovado na Câmara e no Senado, o projeto que altera a Lei do Inquilinato pode sofrer vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Casa Civil da Presidência e o Ministério da Justiça começaram a analisar os pontos polêmicos da nova lei, sobretudo aqueles que enfraquecem o equilíbrio de forças entre consumidores e pequenos empresários e os proprietários de imóveis.
O Grupo Estado apurou que são fortes as chances de veto parcial, alcançando alguns pontos polêmicos, dependendo da reação de entidades de defesa do consumidor e de órgãos civis, como a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que divulgou nota ontem apontando danos às pequenas e microempresas. Com 14 modificações, a nova Lei do Inquilinato agiliza o processo de despejo, adotando rito sumário em casos de má-fé do inquilino ou atrasos de pagamentos.
Pelo projeto, bastará a expedição de um mandado de despejo para o locatário ser obrigado a deixar o imóvel dentro de um prazo de 30 dias, espontaneamente. Depois disso, ele será despejado compulsoriamente por ordem judicial. Hoje, é exigido que o inquilino receba dois mandados e duas diligências, o que faz o processo se arrastar, em média, por 14 meses.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Polícia - PR prende 279 e apreende 1 tonelada de drogas
Operação contou com a participação de todas as divisões policiais da capital e subdivisões do interior, e o apoio da PM e PRF
Uma operação da polícia do Paraná realizada nesta segunda-feira (26) resultou na prisão de 279 pessoas suspeitas de envolvimento no tráfico de drogas e apreensão de mais de 1 tonelada de drogas, sendo 1,2 tonelada de maconha, 3,5 kg de cocaína, 3,7 kg de crack.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, também foram apreendidas 52 armas e veículos. Coordenada pela divisão estadual de narcóticos, a operação contou com a participação de todas as divisões policiais da capital e subdivisões do interior, e o apoio da Polícia Militar e Policia Rodoviária Federal.
A operação mobilizou 1.180 policiais para o cumprimento de 566 mandados de busca e apreensão e de prisão. “O trabalho de inteligência e integração de toda a polícia, resultou em forte golpe nas quadrilhas de traficantes que agem em todo estado. Foi uma ação de combate sistemática ao tráfico de drogas”, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
Em Curitiba, 180 policiais, distribuídos em 50 viaturas, cumpriram 58 mandados de apreensão e seis de prisão. Os suspeitos foram localizados em Agudos do Sul, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Colombo, Fazenda Rio Grande e Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Foram presas 10 pessoas e apreendidos 35 kg de maconha, três vasos com pés da planta, duas balanças de precisão, nove buchas de cocaína, 17 gramas de crack, uma espingarda calibre 22, munições do mesmo calibre, uma camisa em que estava escrito “Polícia Civil”.
Já em Foz do Iguaçu, a operação com cerca 71 policiais teve inicio no Jardim Jupira. Com mandados de prisão e de busca e apreensão, emitidos pela 1.ª Vara Criminal da Foz, a operação resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão 1,2 tonelada de maconha, 1,26 kg de cocaína, 372 papelotes de cocaína prontos para distribuição, 640 gramas e 454 pedras de crack, R$ 1.180 e um Jeep Cherokee.
"A mim pessoalmente surpreendeu (o resultado da operação) porque imaginava que ainda haveria alguns problemas administrativos, problemas com a Justiça, e não imaginava que o resultado fosse tão expressivo", comentou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
O secretário salientou que 95% dos homicídios ocorridos em Curitiba decorrem de algum envolvimento com drogas. "Há relação direta entre droga e armas", afirmou. "Esse descontrole do armamento é muito grande e hoje qualquer jovem de 15 ou 16 anos que está engrossando as fileiras do tráfico de drogas está armado com uma pistola e reagindo à ação policial com violência."
A megaoperação é resultado de investigações realizadas nos últimos três meses pela Subdivisão de Inteligência da Denarc.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Pedaço do cabelo de Elvis é vendido por mais de R$ 31 mil
Uma mecha do cabelo de Elvis Presley foi vendida por US$ 18.300 (cerca de R$ 31,3 mil) para um comprador anônimo em um leilão realizado ontem, em Chicago, informa o jornal "Chicago Tribune".
A mecha um dos itens oferecidos no leilão, que colocou à venda itens que pertenciam a Gary Pepper, ex-presidente de um fã clube do cantor. Roupas usadas pelo astro em shows, além de gravações e até cartões de natal figuraram entre os objetos do leilão.
Pepper morreu em 1980 e deixou a coleção para sua enfermeira, que colocou os artigos à venda. Quando o leilão foi anunciado, os organizadores afirmaram que esperavam arrecadar entre US$ 8.000 e US$ 12.000 (entre R$ 13,7 e R$ 20,5 mil) com a venda da mecha de cabelo.
Ensaio sensual de Marge Simpson cai na web
Blogs, sites e Twitter divulgaram imagens do ensaio de Marge Simpson à Playboy americana.
Capa da edição de novembro, que já chegou às bancas nos Estados Unidos, ela é personagem do famoso desenho “Os Simpsons”.
A ideia do ensaio é comemorar os 20 anos da animação, mas diante da crise que afetou gravemente o mercado editorial, a escolha de Marge também seria uma forma da Playboy atrair um público mais jovem.
Como sempre faz com suas estrelas, a revista entrevistou a personagem e disponibilizou as respostas (em inglês) no site. Marge revela, por exemplo, que o dinheiro ganho com o ensaio será doado para a caridade – uma entidade que salva e protege gazebos históricos.
Lá também esta a capa na qual a musa de cabelos azuis aparece nua, coberta apenas por uma cadeira no formato do famoso coelhinho branco – marca registrada da Playboy.
sábado, 17 de outubro de 2009
PlayStation 3 com HD de 250 GB ????
A Sony vai lançar uma versão do PlayStation 3 com HD de 250 GB no próximo dia 3 de novembro, nos EUA. O aparelho terá o mesmo visual do Slim e custará US$ 349,99. O PS3 Slim, lançado no final de agosto, traz HD de 120GB e custa US$ 299.
Discos rígidos de alta capacidade vem ganhando importância nesta atual geração de consoles. PlayStation 3, Xbox 360 e Wii, além de videogames, funcionam também como centrais de mídia e intermediários entre o computador e a televisão.
Além de jogar, hoje é possível acessar arquivos armazenados no computador, a internet e redes sociais, baixar vídeos, músicas e fotos para os consoles. Mesmo os jogos não vêm mais exclusivamente em discos, mas podem também ser baixados ou comprados por redes como a Xbox Live e a PlayStation Network. Com isso, aumenta o interesse dos consumidores por HDs maiores.
A Microsoft anunciou recentemente uma versão especial do Xbox 360 HD de 250 GB. Totalmente dedicada ao jogo "Modern Warfare 2", o console preto com um "2" desenhado traz dois controles sem-fio, um headset e uma cópia do game por US$ 399. A edição especial chega às lojas nos EUA em 10 de novembro.
Susan Boyle recebe proposta para fazer filme pornô.
De acordo com as informações, Susan Boyle recebeu proposta para fazer filme pornô depois de ter afirmado que é virgem e que jamais beijou um homem em rede mundial.
Susan Boyle recebeu a proposta para fazer filme pornô da produtora de filmes eróticos e pornô Kick Ass, de Los Angeles, que está oferecendo a Susan Boyle para fazer filme pornô o valor de 1 milhão de dólares.
Susan Boyle recebe proposta para fazer filme pornô? Sim, recebeu, mas muito provavelmente, como já é de se prever, ela não aceitou.
Horário de verão começa à 0h
O horário de verão começa à 0h deste domingo (18) e vai até a 0h de 21 de fevereiro de 2010.
Os relógios terão de ser adiantados em uma hora. O objetivo da medida é reduzir o consumo de energia elétrica entre 18h e 20h durante a primavera e o verão, com um melhor aproveitamento da luz natural.
O horário de verão é implantado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
A partir deste ano, a medida vigora em uma data fixa, conforme prevê decreto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo as novas regras, o horário de verão terá início no terceiro domingo de outubro de cada ano e será encerrado no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. “Se a data de encerramento coincidir com o carnaval, o horário de verão fica automaticamente prolongado por mais uma semana. É uma precaução para não atrapalhar o turismo no país, entre outras razões”, disse Ricardo José de Carvalho, chefe da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.
Nos anos anteriores, o governo estipulava anualmente o período de vigor do horário de verão.
Adotado no Brasil desde o verão de 1932, o horário de verão busca o melhor aproveitamento da luz natural, adiantando-se os relógios em uma hora. A ideia do horário de verão surgiu antes mesmo da luz elétrica.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Google revela nova face do Orkut
A atual página de download do navegador Chrome mostra o novo visual do site de relacionamentos. Um aparente "descuido" da empresa colocou a página nova do Orkut como screenshot de exemplo.
A mudança na interface do Orkut ainda não foi oficialmente divulgada pela Google, dona do site, que tradicionalmente se nega a comentar sobre produtos ainda não anunciados.
No momento em que a presente nota foi finalizada, a página de download do Chrome (google.com/chrome) ainda mostrava a imagem. Por ela, pode-se notar uma repaginação total do visual, com menos cores escuras e mais próximo do "padrão Google". A imagem também leva a supor que o perfil do usuário poderá ser mais modificado e personalizado, com cores à escolha. A divisão dos blocos lembra um pouco a do festejado Google Wave. Por fim, na parte inferior tem-se, ao que parece, uma área que assemelha-se a um microblog.
Não foi possível contactar a assessoria de imprensa ou um representante da Google Brasil para comentar o caso.
Acesso à banda larga de 1 Mega é lei na Finlândia
De acordo com agências internacionais, a Finlândia anunciou nesta quarta-feira, 14, a aprovação de uma lei que garante acesso à Internet banda larga. A partir de julho de 2010, cada cidadão terá o direito de navegar pela rede com velocidade de 1 megabit por segundo.
Anteriormente, o governo havia anunciado que, até o fim de 2015, cada cidadão teria o direito de navegar a 100 megabit por segundos. O anúncio feito hoje pelo ministro dos Transportes e das Comunicações foi o primeiro passo para que a meta seja atingida.
Embora outros países já discutam a questão, a Finlândia foi o primeiro a tornar a banda larga um direito a todos seus cidadãos. No Canadá, onde cerca de 30% da população ainda não tem acesso a Internet de alta velocidade, a criação de uma lei pode ser a solução. O Reino Unido também estuda adotar medida semelhante.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Divulgada a primeira foto de americana que ficou 18 anos sequestrada
A primeira foto da ex-sequestrada Jaycee Lee Dugard depois que ela foi libertada do cativeiro foi publicada nesta quarta-feira (14) pela revista 'People' em seu site.
Dugard tornou-se alvo de atenção da mídia em agosto, quando foi encontrada 18 anos depois de ter sido sequestrada por Phillip Garrido em South Lake Tahoe, no estado americano da Califórnia. Garrido negou as acusações.
Agora com 29 anos, Dugard ficou com sua mãe e suas duas filhas, que teve com o acusado Garrido. As meninas têm 15 e 11 anos.
Na foto, ela aparece sorridente sob o título: "Estou feliz em estar de volta".
Na reportagem que acompanha a foto, a revista relata que Jaycee começou um lento processo de recuperação e tem passado o tempo cavalgando, cozinhando e pensando em escrever um livro.
"Estou tão feliz de estar de volta com minha família", ela disse, segundo a revista.
Britney Spears: Sexo a três é bem melhor !!!
Britney Spears, pelo visto, não está nem aí para a polêmica que pode levantar com o lançamento da canção 3, que fala sobre os benefícios das relações sexuais a três.
Na letra, ela diz que “quer brincar com outras duas pessoas” e “três é melhor, dois não é a mesma coisa”. Agora a cantora aparece em foto de divulgação em pose sugestiva com dois homens. Enquanto puxa a cueca de um, faz gesto obsceno com a mão.
Agentes penitenciários fazem manifestação no Paraná
Agentes penitenciários fizeram um protesto em Londrina, nesta terça-feira (13). Os manifestantes usaram carros para interditar ruas próximas a presídios e, por 30 minutos, impediram também a passagem de ônibus.
Os agentes reivindicam melhores condições de trabalho e querem andar armados nos dias de folga. A manifestação também é uma reação da categoria ao assassinato de um colega, na segunda-feira (12).
Parentes de presos não conseguiram fazer visitas. Em Londrina, há três penitenciárias que abrigam 1,8 mil detentos.
Preso no PR estudante de medicina acusado de pedofilia
A Polícia Federal (PF) anunciou hoje a prisão em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, de um acadêmico de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob acusação de participar diretamente de crimes relacionados à pornografia infantil.
Segundo a PF, o estudante, de 23 anos, foi identificado no fim de semana após diligências feitas pelo FBI, a polícia federal norte-americana.
Nos Estados Unidos, o FBI prendeu outras pessoas com envolvimento no mesmo crime. A PF informou que, na casa do acusado, foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos, entre eles computadores e mídias para armazenamento de arquivos. O material está sendo examinado pelos peritos criminais federais. O estudante está à disposição da Justiça Federal, sujeito à pena de até 15 anos de reclusão em regime fechado.
Anatel define regras dos serviços para Internet
Pontos como o limite de velocidade oferecido pelas empresas e melhor atendimento ao consumidor estão entre as propostas estipuladas pela agência de telecomunicações
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está preparando um conjunto de novas regras para as empresas que prestam serviços de acesso à Internet. O pacote inclui grandes instituições, como a Oi e a Telefônica. O novo regulamento tem como objetivo incentivar a competição e a entrada de novas operadoras no mercado. Entre as mudanças estão o limite máximo e mínimo de velocidade oferecida, o melhor atendimento ao cliente e os novos parâmetros para cancelamento e cobrança de contrato.
De acordo com a Anatel, a garantia da velocidade contratada é o objetivo principal da nova regulamentação. Boa parte dos clientes não tem disponível nem a metade da velocidade contratada pela operadora. Segundo informações do órgão de telecomunicações, o cliente, além de não poder utilizar aquilo que lhe foi prometido, raramente consegue reclamar. E este será um dos pontos principais a serem discutidos pela Anatel.
Outro aspecto que merece destaque é a implantação de um contrato de velocidade mínima e máxima, onde a conexão só poderá oscilar dentro desta previsão, não possibilitando ao consumidor navegar com velocidade abaixo da esperada.
Ainda nas propostas em estudo, haverá regras de atendimento ao cliente, normas para a solução de problemas, de cobrança e, principalmente, para o cancelamento do contrato. Segundo a Anatel, caso a empresa fornecedora do serviço descumpra qualquer uma das novas regras, estará sujeita a passar por processos administrativos e a receber multas.
Necessidade
Com cerca de 18 milhões de assinantes no País, a Internet banda larga se tornou um serviço essencial. A necessidade de regras como as citadas surgiu a partir das panes no serviço de banda larga Speedy, oferecido pela Telefônica, que desde o ano passado deixa, diariamente, milhares de pessoas sem acesso à Internet.
Em junho deste ano, as vendas do Speedy foram suspensas e somente em setembro foram liberadas. Contudo, a Anatel estabeleceu como prioridade interna a reformulação do regulamento e a definição de metas de qualidade para os serviços de Internet. De acordo com a empresa de telecomunicações, a nova proposta será encaminhada aos conselheiros da instituição para que, até o primeiro semestre do ano 2010, entre em vigor.
Outra medida estudada é o estímulo à competição, com exigências menores para empresas que atuam em cidades do interior. Com isso, a estimativa em um ano é que aumente para 3 mil empresas provedoras de acesso à Internet, contra somente as 1.467 existentes hoje, promovendo uma melhora nos serviços fornecidos pelas instituições.
Um fato interessante é a proibição do bloqueio a acessos a redes de trocas de arquivos e também o não-veto a utilização de programas para baixar vídeos, de comunicação instantânea ou de telefonia via Internet.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Marge Simpson é capa da "Playboy" americana de novembro
Marge Simpson, personagem da série "Os Simpsons", vai aparecer sem roupa na capa da edição americana da revista Playboy do mês de novembro.
A mulher de Hommer e mãe de Bart, Lisa e o bebê Maggie é uma figura feminina bem diferente das que vêm sendo fotografadas pela revista masculina nos últimos anos.
Além do ensaio sensual, a Playboy ainda trará uma matéria que vai falar sobre os 20 anos da série. A informação foi divulgada pelo site E! Online.
Apesar de a revista mostrar a matriarca da família "Simpson" na capa e em ensaio, a publicação terá uma mulher de verdade, em um ensaio sensual, no próximo mês. Não foi divulgado, até então, o nome de quem será a próxima fotografada.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Astrônomos descobrem anel gigante ao redor de Saturno
O telescópio espacial Spitzer descobriu um anel gigante ao redor do planeja Saturno, anunciou ontem à noite o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (agência espacial norte-americana).
O fino anel de gelo e partículas de poeira está a 27 graus de inclinação do principal anel do planeta, informou o laboratório. Segundo a porta-voz Whitney Clavin, ele é muito difuso e reflete pouco a luz visível, mas foi detectado pelo sistema de infravermelho do Spitzer.
A extensão do anel começa a cerca de 5,95 milhões de quilômetros de Saturno e vai até uma distância de 11,9 milhões de quilômetros do planeta. Ele é tão grande que poderia abrigar 1 bilhão de planetas Terra em seu interior. Antes da descoberta, Saturno era conhecido por seus sete anéis principais e vários anéis mais fracos. Um estudo sobre o novo anel será publicado hoje na edição online da revista Nature.
"Este é um super anel", disse Anne Verbiscer, uma das autoras do estudo e astrônoma da Universidade de Virgínia, em Charlottesville. Os demais autores são Douglas Hamilton, da Universidade de Maryland, College Park, e Michael Skrutskie, também da Universidade de Virgínia. Os astrônomos acreditam que o material do anel seja proveniente de Phoebe, uma lua de Saturno.
A missão Spitzer, lançada em 2003, é gerenciada pelo Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, na Califórnia. O telescópio está a 106,2 milhões de quilômetros da Terra, numa órbita ao redor do Sol.
Senhas do Gmail e Yahoo! caem na rede
Após dados de mais de 10 mil contas do Hotmail terem caído na rede, outras listas com senhas de usuários do Gmail e Yahoo! começaram a aparecer.
Ao todo são mais de 20 mil pares de senhas e logins publicados em diversos sites, todos confirmados como autênticos, segundo a Neowin.
As informações são adquiridas com o auxílio de técnicas como phishing e engenharia social. O usuário recebe uma mensagem que o leva a colocar suas credenciais de acesso em uma página falsa, onde elas são gravadas.
Entre os serviços afetados pela fraude estão o Hotmail, Gmail, Yahoo!, Comcast e Earthlink, entre outros.
A Microsoft admitiu o problema ontem e informou que vai trabalhar com os usuários para recuperar contas roubadas. Muitos acessos na Europa foram congelados até que a empresa tenha controle total da situação.
O Neowin afirmou que usuários devem evitar a utilização de sites que identificam perfis bloqueados no Windows Live Messenger. Eles podem comprometer a conta do serviço e do e-mail.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Paraná tem mil novos casos de gripe suína em cinco dias
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta segunda-feira, o Paraná possui 16.765 casos confirmados da gripe suína (H1N1).
O balanço anterior, publicado na quinta-feira passada, mostrava que os infectados eram 15.608. O número subiu em mais de mil casos. O total de mortos é 256.
A regional de saúde de Curitiba, que também inclui a região metropolitana, registra 5.888 casos confirmados, 35% dos infectados pelo vírus em todo estado. Na sequência aparecem as regiões de Pato Branco (1.685), Cascavel (1.656), Cornélio Procópio (1.448) e Francisco Beltrão (1.360). Do total de doentes, 605 eram gestantes, o que equivale a 3,6%. Ainda segundo a Sesa, outros 4.548 casos suspeitos da nova gripe foram descartados.
As últimas mortes confirmadas pela gripe suína ocorreram na região de Curitiba, em Umuarama e em Londrina. O boletim anterior informava que 254 pessoas haviam morrido pela doença no estado, mas este número foi corrigido pela secretaria nesta segunda. De acordo com a Sesa, uma morte a mais foi computada na regional de Foz do Iguaçu.
O maior número de óbitos, 32% do total, ocorreu na região de Curitiba (82). Depois aparece Cascavel (20), Maringá (19), Foz do Iguaçu (18), Londrina (12),Campo Mourão (12), Toledo (12) e Jacarezinho (12). As mortes ocorreram entre 14 de julho e 28 de setembro e estão distribuídas por sexo e faixa etária: 57% eram mulheres e 43%, homens. Quanto à faixa etária, 59,8% das mortes ocorreram em pessoas que tinham entre 20 e 49 anos, 21,1% entre 50 e 59 anos e 9,4% entre 5 e 19 anos.
Cultura exibe programa 'Ensaio' com Mercedes Sosa
A TV Cultura homenageia a cantora argentina Mercedes Sosa nesta quarta-feira (7), com a exibição do programa Ensaio gravado com ela em 1991.
Mercedes Sosa morreu neste domingo (4) aos 74 anos. No programa ela fala sobre a importância do artista como força cultural e política e comenta sobre a poesia de Vinicius de Moraes, e os trabalhos de Elis Regina, Milton Nascimento e Fagner.
No programa estão interpretações de músicas como Gracias a La Vida, Volver a Los 17, Corazón Americano, Cio da Terra, Años, Guitarra Dimelo Tú, Canción Del Derrumbe, entre outras.
O programa vai ao ar nesta quarta-feira a partir das 22h10.
Hacker publica online milhares de passwords de contas de hotmail
As passwords de cerca de 10 mil contas de hotmail foram disponibilizadas online, resultado daquilo que parece ser um mega-operação de “phishing”, indicou o site neowin.com.
Fontes da Microsoft (que disponibiliza o Windows Live Hotmail), afirmaram à BBC que a situação está a ser investigada, depois de terem sido alertados para a publicação de milhares de contas e respectivas passwords.
De acordo com Neowin, um utilizador anónimo fez upload no passado dia 1 de Outubro para o site pastebin.com os detalhes de cerca de dez mil contas de hotmail. Imediatamente a Microsoft foi avisada do sucedido.
Entretanto os dados - que pertencem a contas reais, a maioria das quais europeias - já foram retirados da página e a Microsoft recomenda que os utilizadores mudem as suas passwords de imediato.
O hotmail.com é, a par com o Gmail, um dos principais fornecedores de correio electrónico gratuito e tem cerca de 300 milhões de utilizadores. Em 1997 foi adquirido pelo gigante informático Microsoft por 400 milhões de dólares.
Zelaya faz da embaixada brasileira o seu palácio
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, ocupa três das quatro melhores salas da representação diplomática: por questões de segurança, alterna-se entre o gabinete do embaixador, a biblioteca do prédio, ambas no segundo andar, e uma sala no térreo, que já foi utilizada pelo poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, ex-embaixador no país. Em todas essas peças, de acesso restrito a seus assessores, há um colchão de ar tamanho casal.
Para saber onde Zelaya está, basta observar a movimentação dos seguranças. Na sala que ocupa, a hora que for, estará um homem a sua porta, de pé ou sentado, nem sempre acordado.
O presidente deposto, abrigado na embaixada desde 21 de setembro, aparece pouco, normalmente uma vez por dia, para conceder entrevistas à rede de TV Telesur, a emissora de Hugo Chávez, que tem uma equipe de três profissionais na embaixada.
É quando os demais veículos sitiados no prédio (ZH, Folha de S. Paulo e as agências de notícias AP, Reuters e AFP) aproveitam para questioná-lo, ao final. Nas demais vezes em que aparece, cruza pela casa trocando de quarto, sala, sempre com seu blackberry à mão.
Ontem, por exemplo: às 7h, deixou a sala do embaixador, sem seu tradicional chapéu de caubói, com o cabelo bem penteado e camisa para fora da calça. Sentou-se em uma das cadeiras usadas pelos jornalistas, na antessala. A maioria dos repórteres ainda estava deitada nos colchões infláveis.
Zelaya brincou que estávamos com sono. Mas logo o celular tocou, e ele seguiu dando orientações, por telefone, a seus assessores: queria emitir nota de desculpas por acusações feitas por seus seguidores de que Israel apoiara o golpe.
Nem sempre está assim, de bom humor, falante. No final da entrevista de ontem, reclamou de um repórter.
– Por que você faz cara feia quando me pergunta?
No sábado, questionou por que o fotógrafo de uma agência de notícias internacional enviara uma foto na qual ele estava cabisbaixo e com uma cadeira vazia ao lado. A imagem mostrava, segundo ele, um homem derrotado.
– Mandem fotos boas – exigiu.
O alerta sobre a foto, publicada pelo jornal La Prensa, partira de uma outra sala ocupada pelos assessores de Zelaya. Na porta, uma inscrição em espanhol: “Não entrar. Só pessoal autorizado.”
Ali, um grupo de assessores, bem arrumados e limpos, apesar do cerco militar que impede a entrada de roupas para a maioria dos seus seguidores, varre a internet diariamente à procura de notícias sobre Zelaya nos jornais mundo afora. Não raro são as vezes em que algum deles entra na sala dos jornalistas e pergunta:
– Quem é da AP? E da Reuters?
Querem rebater alguma declaração do presidente em exercício Roberto Micheletti ou exigir esclarecimentos.
Na hora do jantar, privilégios: Zelaya e a família recebem pratos especiais, que rompem o cerco à embaixada, enquanto no térreo seus seguidores dormem em pedaços de papelão e comem a sobra do almoço ou algum prato mais simples, enviado por organizações humanitárias.
A refeição é restrita ao círculo de poder do presidente: a mulher, Xiomara, Doris Garcia, ministra da Mulher, o padre Andrés Tamayo e Carlos Eduardo Reya, seu braço direito.
Zelayistas, muitos dos quais largaram trabalho e família, jamais sobem ao segundo andar. Quando isso ocorre, um superior os manda de volta ao térreo.
Durante os cinco dias em que ZH esteve na embaixada, dormindo na antessala do gabinete do embaixador, nunca teve acesso ao escritório de Zelaya. Lá, segundo o diplomata Lineu Pupo de Paula, responsável por zelar pelo patrimônio brasileiro, organizar 60 pessoas e ainda vigiar as manifestações políticas de Zelaya, há uma foto de Ruy Barbosa.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Audi traz ao Brasil o protótipo A1
O modelo conceito Audi A1 project quattro, um cupê compacto de luxo, e o novo sedã A4 serão as principais atrações do evento comemorativo dos 15 anos da Audi Brasil,a marca não participará do Salão do Automóvel de São Paulo, de 30 de outubro a 9 de novembro.
O protótipo A1 oferece uma tecnologia híbrida com um motor 1.4 TFSI de 150 cavalos e outro, elétrico, acoplado ao eixo traseiro – que auxilia nas arrancadas e na diminuição de gases poluentes. Alimentado por baterias de íons de lítio, o motor elétrico chega a 100 km/h. As emissões e o consumo de combustível do Audi A1 project quattro são reduzidos ematé 15% com a tecnologia híbrida.
Além de suas características esportivas (o novo modelo chega a 100 km/h em 7,8 segundos, alcançando velocidade máxima de 201 km/h), o novo carro conceito da Audi utilizou apenas 4,9 litros de combustível em um percurso de 100 km, com taxas mínimas de emissão de 112 g/km.
Novo Fiat 500
O italianinho 500, cuja pronúncia é “tchinqüetchento”, nasceu na Itália em 1957 e até o final de sua produção, em 1975, foi ícone da indústria automotiva mundial.
O tempo passou e 50 anos após a estreia do primeiro modelo, a Fiat lançou na Europa a reedição do carismático carrinho que, desembarca no Brasil dois anos depois de conquistar o mercado europeu.
Por aqui ele chega para disputar espaço entre os compactos premium Volkswagen New Beetle que inaugurou o segmento no país e os recém chegados smart fortwo e Mini Cooper, que segundo a Fiat são os verdadeiros alvos. Entre os dois modelos, o 500 ocupa a posição do meio, pelo menos no preço.
A previsão inicial de vendas do carrinho da marca italiana é ousada. De acordo com a fabricante, o primeiro lote importado traz 500 unidades que começam a ser vendidas em outubro e a estimativa da marca é comercializar de 250 a 300 carros por mês, uma marca ousada para o segmento. O veterano VW New Beetle registrou no acumulado de vendas do ano 2.282 unidades, 253 unidades por mês. O segundo colocado no ranking é o smart fortwo que está à venda desde abril deste ano e acumula 675 unidades, uma média de 135 por mês. O Mini Cooper, comercializado também desde abril, soma 486 unidades, 97 por mês.
Boqueiro recebe oferta de US$ 27 mil por convite do Google Wave
Segundo o Wall Street Journal (WSJ), Hagan Blount, um blogueiro de 30 aos que mora em Baltimore, Estados Unidos, viu todo o barulho em torno da ferramenta e se perguntou: “quanto pagariam por isso?”
Ele criou, então, uma página no eBay para vender um convite – que ele ainda não recebeu, mas que jura que vai conseguir.
Apenas a possibilidade do convite, no entanto, rendeu 12 mil cliques até ontem. Entre as ofertas de compra, propostas absurdas que chegaram até US$ 27 mil. Outras propostas foram de US$ 5 mil a US$ 700.
Infelizmente, para Blount, ele estava “violando os termos de uso do site”, segundo o próprio eBay. Resultado: leilão cancelado.
Conforme o WSJ, no entanto, outros surgiram no site.
Filipinas em estado de calamidade
A presidente das Filipinas, Gloria Arroyo, declarou estado de calamidade em todo o país por causa da devastação provocada pelo tufão Ketsana no último final de semana e pelas inundações que se seguiram. A medida ajudará o país a se preparar para o tufão Parma, que deve chegar ao norte das Filipinas no sábado, disse o porta-voz da presidência.
Sob o estado de calamidade, as autoridades locais podem usar fundos de emergência e o governo nacional amplia seus poderes, como o de controle dos preços.
Grandes áreas das Filipinas, incluindo a capital Manila, já estavam sob estado de calamidade desde a passagem do Ketsana, que matou 293 pessoas no país e afetou diretamente a vida de mais de 3 milhões de filipinos. Nesta sexta-feira, a Cruz Vermelha informou que o Ketsana também matou 16 pessoas no Laos e que outras 135 estão desaparecidas. As informações são da Dow Jones.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Chega ao mercado chevrolet - Agile
Desenvolvido pela engenharia brasileira da General Motors, o Agile está pronto para rodar. Produzido em Rosário, na Argentina, o novo hatch Chevrolet é equipado com motor 1.4 Econo.Flex e será o primeiro modelo vendido no país nas versões LT e LTZ, nova nomenclatura global usada pela empresa para indicar as opções de seus veículos.
Com design que lembra um crossover, o Agile segue a identidade mundial da marca norte-americana, com grade do radiador como um elemento trapezoidal seccionada onde é aplicada a gravata dourada. O interior foi projetado dentro do conceito dual cockpit, com características distintas para condutor e acompanhante, destacando o prazer ao dirigir e a facilidade da vida a bordo.
O quadro de instrumentos combina informações analógicas do velocímetro, do marcador de combustível e do conta-giros com as digitais do computador de bordo e as luzes de advertência. A iluminação Ice Blue, nova identificação da Chevrolet, produz efeitos diferenciados, em que os ponteiros ficam escondidos com o painel desligado.
Funções do computador de bordo e as luzes de advertência são digitais. A apresentação do Agile ocorrerá na próxima semana, e a chegada às revendas será ainda nesta quinzena.
STF terá ex-advogado do PT
O mais jovem entre os oito indicados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal (STF) em sete anos de mandato foi aprovado ontem pelo plenário do Senado. José Antonio Toffoli, 41 anos, ocupará a cadeira que pertenceu a Menezes Direito, que morreu em 1º de setembro.
Além de ser o mais jovem, Toffoli foi também o nome mais controverso indicado para a Corte nos últimos anos. Alvo de críticas da oposição por ter advogado em defesa de Lula e do PT nas campanhas presidenciais de 1998, 2002 e 2006 e por ter sido condenado pela Justiça do Amapá em razão de um contrato que seu escritório de advocacia assinou com o governo daquele Estado, Toffoli chegou à sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aparentando tranquilidade. Antes do início da audiência, ele beijou no rosto seu irmão José Eduardo Toffoli, que o acompanhou.
Toffoli não se furtou a responder questões polêmicas. Discorreu sobre temas como aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo. De modo geral, demonstrou-se conservador. Se disse contra o aborto e não imagina que alguém possa ser favorável a isso. Sobre a união homossexual, Toffoli afirmou se tratar de “um fato social”, que deveria ser reconhecido pelo Estado – mas a possibilidade de adoção por casais do mesmo sexo, porém, seria “um segundo debate”.
Em um dos momentos mais emocionantes, o advogado quase chegou às lágrimas ao receber elogios públicos do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), pela sua indicação. Toffoli ficou emocionado e embargou a voz ao dirigir-se ao tucano – depois que Virgílio leu trecho de um e-mail enviado pelo advogado do PSDB, Tom Villas Boas, com elogios a ele.
– Me emocionei com o depoimento de Vossa Excelência e do Tom Vilas Boas – admitiu Toffoli.
No e-mail, o advogado do PSDB recomendou que Virgílio aprovasse a indicação de Toffoli ao STF ao afirmar que nunca conheceu “pessoa tão correta” quanto o advogado. Toffoli e Villas Boas se enfrentaram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2006, quando um advogava para o PT, e o outro, para os tucanos.
As críticas mais duras partiram de Álvaro Dias (PSDB-PR). Para o tucano, o notório saber jurídico de Toffoli pode ser questionado, já que ele não possui livros publicados, não foi aprovado em concursos para juiz, não possui cursos de mestrado ou doutorado e nem atuou em grandes questões jurídicas.
– Optei pela advocacia. A minha formação profissional se fez na advocacia. A advocacia é uma atividade nobre, honrosa, está na Constituição como função auxiliar à Justiça. É defensora da aplicação do direito – respondeu Toffoli.
Ao final da sabatina, a indicação foi aprovada com facilidade, por 20 votos a três. O resultado positivo encorajou a base do Planalto a encaminhar ontem mesmo a votação em plenário, onde Toffoli foi confirmado por 58 votos a favor, nove contra e três abstenções. O líder do DEM, Agripino Maia (RN), liberou a bancada para votar como quisesse.
– Assistimos com muito respeito à sabatina do ministro Toffoli e a bancada está liberada para votar de acordo com sua consciência – disse Maia.
A data da posse ainda não está marcada. O Senado agora mandará de volta ao presidente da República a mensagem com a aprovação do nome. Depois disso, Lula deverá enviar a indicação para o Supremo. O STF é que se encarregará de marcar a data para a posse do novo ministro.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Câmara aprova antecipação de feriados para as segundas-feiras
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou na quarta-feira (23) o Projeto de Lei 2756/03, do deputado Milton Monti (PR-SP), que antecipa para as segundas-feiras os feriados que ocorrem entre as terças e sextas-feiras.
De caráter conclusivo, o projeto, já aprovado pela Comissão de Educação e Cultura em 2004, seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para que seja votado pelo plenário.
De acordo com o texto aprovado, os feriados dos dias da Paz Universal (1º de janeiro), Carnaval (festa móvel), Sexta-feira Santa (festa móvel), Independência do Brasil (7 de setembro) e Natal (25 de dezembro) são os únicos que não serão alterados.
O relator na comissão, deputado Geraldo Pudim (PMDB-RJ), apresentou parecer pela constitucionalidade e juridicidade da proposta. Quanto à técnica legislativa, ele acrescentou uma emenda para que o projeto se adeque à Lei Complementar 95/98, que estabeleceu normas para a edição de novas leis. "Os feriados que caem no meio da semana, causam muitos transtornos e prejuízos à economia, principalmente ao comércio", afirma ele.
Pudim explica ainda que os feriados que não são alterados pelo projeto são datas relevantes e protegidas por disposições de proteção de bens culturais não devendo mesmo ter suas comemorações modificadas.
Policiais eram braço armado de quadrilha em MT
A Polícia Federal em Mato Grosso prendeu, nesta terça-feira, quatro investigadores da Policia Civil do Estado na Operação Maranello. Eles são suspeitos de envolvimento com o tráfico internacional de drogas e são apontados como o braço armado da quadrilha desmantelada na ação.
A PF prendeu hoje 13 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico. Além dos policiais, há empresários, um advogado e supostos traficantes. O grupo poderá ser indiciado por tráfico internacional de entorpecente e lavagem de dinheiro.
A Justiça Federal expediu 24 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão. Foram apreendidos joias, relógios e nove carros de luxo, entre eles uma Ferrari Maranello, uma BMW, um Lamborghini, um Porsche e um Corvette. Após os depoimentos, os presos serão encaminhados para a Polinter e Penitenciária Central do Estado. Já os policiais civis serão encaminhados ao presídio de Santo Antônio do Leverger.
"Os policiais que locaram a fazenda Sete Irmãos para receber a droga da Bolívia, cuidavam da fazenda, faziam a segurança do entorpecente e informavam se havia alguma investigação da polícia contra a quadrilha. Eles eram o braço armado", disse o superintendente da PF em Mato Grosso, Oslain Campos Santana.
Na coletiva de imprensa na superintendência da PF em Cuiabá (MT), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp-MT), Diógenes Curado, e o diretor geral da Polícia Civil, Lindomar Costa, afirmaram que os investigadores Wagner Rodrigo de Amorim, Adauto Ramalho da Silva, Neuri Alves da Silva e Jocenil Paulo de França, já eram investigados pela Polícia Civil desde o início deste ano. Eles afirmaram que os agentes serão responsabilizados tanto criminalmente como administrativamente.
A participação de um delegado foi descartada. "Há nos autos o nome de um delegado, mas não houve o indiciamento do crime por não haver provas, mas podem surgir novos nomes", disse o delegado da PF Evandro Iwasaki Silva.
Wagner Rodrigo de Amorim e Adauto Ramalho da Silva foram presos no dia 20 de junho, quando foi deflagrada a operação da Policia Civil que resultou na apreensão de 383,7 kg de cocaína pura. Eles conseguiram a liberdade após receberem um habeas-corpus.
A droga foi encontrada na fazenda Sete Irmãos, localizada na região de Mucambo, em Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá). Por ter configurado que a droga vinha de avião da Bolívia para o Brasil, o crime foi tipificado como tráfico internacional de drogas e a investigação foi encaminhada para a Polícia Federal.
O empresário Alexandre Zangarini é um dos presos na Operação Maranelo. O Ministério Público Federal (MPF) o denunciou por supostamente utilizar seu lava-jato para "lavar" o dinheiro do tráfico. Zangarini já foi proprietário de uma revenda de automóveis importados. De acordo com a polícia, ele teria cedido R$ 500 mil para o grupo.
Outro preso é o advogado Aroldo Fernandes da Cruz, que foi denunciado pelo MPF-MT por tráfico de drogas. Segundo a PF, Aroldo Cruz defendia juridicamente todo o grupo e fazia o contato com os policiais.
Segundo a investigação da PF, o dinheiro do tráfico de drogas era dividido e depositado em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas. Estima-se que as transações financeiras ultrapassem o montante de R$ 3 milhões.
As empresas utilizadas para a lavagem de dinheiro estavam em nome de membros da organização criminosa, de seus familiares e de terceiros, tanto empresas "de fachada" quanto empresas ativas que estavam situadas em três Estados, atuando em diferentes ramos como factorings, empresas de cobranças, garagens de carros e uma panificadora.
Base aérea
O superintendente da PF em Mato Grosso, Oslaim Campos Santana, ressaltou a necessidade de haver uma base da Aeronáutica no Estado para impedir a chegada de droga por via aérea. "Aqui realmente existe um buraco aéreo, onde os traficantes utilizam para trazer a droga. É necessária a ação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, aqui precisa de uma base da Aeronáutica", disse Santana.
Oslain Santana destacou a ação da Força Aérea Brasileira (FAB) nos Estados de Rondônia e Goiás, onde realizou tiros de advertência em aviões que transportavam drogas. Ele afirmou que essa ação é amparada pela Lei do Abate, de 2004.
Fifa anuncia o fim da " Paradinha"
Joseph Blatter deveria ser consagrado padroeiro dos goleiros. Sim, porque ontem ele anunciou a eliminação a paradinha nas cobranças de pênaltis.
O anúncio foi feito no Rio de Janeiro, durante reunião do Comitê Executivo da Fifa. Segundo o suíço presidente da Fifa, a medida será oficializada na reunião da International Board, órgão que regulamenta as regras do futebol, no dia 20 de outubro, em Zurique, na Suíça. A partir de novembro, quando todas as federações forem comunicadas oficialmente sobre a definição, os árbitros deverão dar cartão amarelo e mandar repetir a cobrança ao jogador que insistir na paradinha.
Blatter entende que o lance caracteriza “jogo sujo”, e que muitos árbitros estão tendo dificuldades em punir essas jogadas.
– Isso não é justo. É uma infração, e o árbitro deve punir com o cartão amarelo. Se o jogador repetir, precisa ser expulso. Não é justo, é uma trapaça e precisa acabar – disse Blatter.
De acordo com o dirigente, o jogador que se utilizar da paradinha num pênalti deve ser obrigatoriamente punido com cartão amarelo. Em caso de reincidência, teria de ser expulso.
– Esse negócio de fingir que vai chutar é uma infração, não é algo justo – insistiu Joseph Blatter.
O presidente da Fifa ainda comparou a paradinha aos lances em que o atleta simula ter sofrido pênalti, mas fez uma ressalva:
– Não é o presidente que define isso ou aquilo da regra do jogo, é a International Board, então vamos esperar para oficializar a medida.
Desconto do IPI para carros termina hoje
Para aproveitar os últimos minutos da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), concessionárias da Capital prometem estender o horário de atendimento hoje, prazo final para comprar o carro dos sonhos com a alíquota mais baixa. A partir de amanhã, o imposto começa a ser restabelecido gradualmente até retomar o patamar inicial, em janeiro.
Provocada pela redução do IPI, a corrida por automóveis mais baratos superou as expectativas de montadoras e concessionárias. Em alguns casos, os consumidores não conseguiram encontrar o modelo desejado na pronta entrega, o que acabou acelerando os pedidos para outubro. Nem mesmo o aumento previsto intimidou quem está à procura de um veículo.
– Trabalhamos com um estoque de 400 carros por mês e, hoje (ontem), no início da tarde, só tínhamos 43. Esse, com certeza, é o nosso melhor resultado nos últimos cinco anos, tanto que já comercializamos mais de 60 veículos para outubro – conta o gerente de vendas de uma revenda da Chevrolet, Claudio Bernardes.
No mesmo clima de otimismo, o gerente comercial de uma concessionária da Volkswagen, Aroldo Pietta, espera que os negócios se mantenham acelerados apesar da volta do imposto. De outubro a dezembro deste ano, Pietta prevê um crescimento de 20% nas vendas em comparação com igual período de 2008:
– Este mês foi melhor do que junho, quando já havíamos registrado uma excelente comercialização. É o nosso melhor desempenho em 25 anos – destaca Pietta.
O grande volume de negócios também motivou a Fiat a estender os preços reduzidos até a segunda-feira, dia 5. Segundo o gerente de vendas de uma concessionária Fiat, Rogério Alcântara, o estoque da loja passou de 250 para 400 automóveis este mês para atender à grande procura.
Lei antitabaco é sancionada no Paraná
O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), sancionou ontem a lei que proíbe o fumo em ambientes coletivos, públicos ou privados, em todo o Estado. A lei, que extingue os fumódromos, se refere ao consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto que produza fumaça, derivado ou não do tabaco, e também ao uso de cigarro eletrônico.
A lei proíbe o consumo destes produtos em ambientes de trabalho, estudo, cultura, lazer, esporte ou entretenimento. Também estão incluídas áreas comuns de condomínios. Também não é permitido fumar em veículos públicos ou privados de transporte coletivo, em viaturas oficiais, táxis e veículos particulares que estiverem transportando crianças ou gestantes. A determinação vale a partir do próximo dia 28 de novembro.
Assim como em São Paulo, os donos dos estabelecimentos serão os responsáveis pelo cumprimento da lei. Caso haja infração, o cliente deve ser alertado. Se ele persistir, pode ser retirado do local. Para isso, a polícia pode ser acionada. A multa para o proprietário do local em que um cliente estiver fumando é de R$ 5.818,00. O valor pode dobrar em caso de reincidência.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Paraná confirma 14 mil casos e 250 mortes por gripe suína
O Estado do Paraná registra 14.009 casos confirmados de gripe suína e 250 mortes devido à doença, de acordo com boletim da Secretaria da Saúde.
As mortes ocorreram entre 14 de julho e 24 de setembro. As regiões com maior número de óbitos são Curitiba e região (81), Cascavel (20), Foz do Iguaçu (19) e Maringá (19).
De acordo com a Secretaria da Saúde, a etapa mais intensa da epidemia do vírus A (H1N1) já teria passado. Com a chegada da primavera, a fase deve ser de estabilização, segundo o órgão.
Apesar da tendência, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná recomenda que a população mantenha os cuidados com a higiene.
Festa nos Cartórios do Brasil !!!
Os deputados devem apreciar nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição (PEC) que efetiva titulares de cartórios sem concurso público (PEC 471/05). A proposição permitirá que cerca de 5 mil responsáveis por cartórios que assumiram o cargo pelo critério da hereditariedade sejam efetivados como donos vitalícios de um negócio que chega a ter faturamento de mais de R$ 2 milhões por mês.
A proposta beneficia quem foi designado tabelião (ingressou sem concurso público) até 20 de novembro de 1994 e que esteja ocupando esse cargo há, pelo menos, cinco anos ininterruptos anteriores à promulgação da futura emenda. Segundo o relator da proposta, deputado João Matos (PMDB-SC), o texto não permitirá que tabeliães substitutos (aqueles que assumem o cargo quando o titular for afastado) sejam efetivados.
Assinar:
Postagens (Atom)