quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão Geral !!!



Um blecaute atingiu ontem à noite a maioria dos brasileiros e reavivou a memória e a preocupação de quem passou pela experiência do racionamento em 2001 e do apagão em 1999.

A falta de energia atingiu pelo menos 10 Estados – São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco e Paraná –, o Distrito Federal e até um país vizinho, o Paraguai.

Conforme o Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão encarregado de administrar a distribuição de energia pelo país, cerca de 800 cidades ficaram às escuras a partir de 22h13min. Apesar da tecnologia que comanda um sistema de distribuição tão sofisticado, até a 0h desta quarta-feira não havia certeza sobre o que havia causado o blecaute. A principal hipótese era de que tempestades no Paraná teriam causado problemas nas linhas de transmissão do sistema Furnas. Isso teria sido a causa para as máquinas da usina de Itaipu pararem automaticamente de gerar energia. Mas não estão descartadas outras possibilidades, como problemas em subestações que teriam causado efeito cascata.

– Houve o desligamento completo da usina de Itaipu. São 14 mil megawatts a menos. Rio de Janeiro foi o mais atingido. Houve também o desligamento de algumas linhas abastecidas por Furnas. Tempestades de grandes intensidades podem ter contribuído para o desligamento das linhas de Itaipu e outras do sistema interligado – afirmou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

A assessoria de imprensa do ONS informou que o problema técnico teria levado à queda de 17 mil megawatts, potência equivalente à carga consumida pelo Estado de São Paulo. O assessor da comunicação social de Itaipu, Gilmar Piola, explicou que a energia para o Paraguai foi logo restabelecida, mas para o resto do Brasil, não. Ou seja, as máquinas voltaram a funcionar depois do desligamento automático, mas não havia como transmitir energia para o Brasil. Por isso, avalia que houve problemas na transmissão.

– Itaipu estava gerando cerca de 11 mil megawatts, quase a potência máxima (quando aconteceu o blecaute). Mesmo em um sistema interligado, é muito difícil substituir tudo isso – explicou Piola, referindo ao fato de que a usina gera cerca de 20% da energia consumida.

O apagão causou transtornos em todo o país. Na capital paulista, o sistema de metrô ficou paralisado e foi necessário evacuar os passageiros dos trens. O trânsito, já complicado, ficou ainda pior, pois os semáforos deixaram de funcionar. As linhas de telefone fixo e celular também teriam apresentado problemas.

Aeroportos sem energia

A Polícia Militar de São Paulo reforçou o policiamento na Capital e pediu à população do Estado que não saísse de casa. PMs que estavam de folga ou de férias foram convocados para retornar ao trabalho.

No Rio, o governador Sérgio Cabral acionou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para a segurança nas ruas da capital, e ambulâncias foram colocadas em alerta. Moradores de diversos bairros do Rio de Janeiro e de outras cidades do Estado ficaram sem fornecimento de luz. A falta de energia afetou os aeroportos de Tom Jobim, na Ilha do Governador, subúrbio, e Santos Dumont, no Centro.

Na cidade do Rio, de acordo com moradores, todas as regiões registraram falta de energia. Ruas e principais avenidas da capital fluminense estavam às escuras ontem à noite, prejudicando o trânsito em vias importantes da cidade, como a Linha Amarela e Avenida Brasil. Por causa da falta de luz, a circulação das linhas do metrô e trens do Estado também foi interrompida, segundo as concessionárias que administram os serviços.

No Rio Grande do Sul, a Linha de Distribuição Gravataí foi atingida pelo apagão. De acordo com a AES Sul, concessionária que atende parte da da Região Metropolitana, o blecaute afetou 70 mil moradores de São Leopoldo e Sapucaia do Sul por volta das 22h20min. A falta de abastecimento, no entanto, durou menos de cinco minutos. Na área de cobertura da RGE não houve relato de problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário