terça-feira, 12 de maio de 2009

Pirataria de software no Brasil cai 1% em 2008


A pirataria de software no Brasil caiu 1% em 2008, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira pela Abes (Associação Brasileira de Empresas de Software) e pela BSA (Business Software Alliance). Pelo levantamento, a taxa de pirataria brasileira ficou em 58%, a segunda menor da América Latina.


Ainda de acordo com o estudo, no mundo, a taxa de pirataria cresceu 3%, alcançando o patamar de 41%. Na contramão mundial, o resultado brasileiro é ainda mais expressivo quando se leva em conta os últimos três anos. Entre 2005 e 2008, a quantidade de produtos falsificados caiu 6% no País.

Já o valor monetário de software não licenciado - que acarreta prejuízo direto aos vendedores de software - aumentou 1,73% em relação a 2007, alcançando R$ 1,645 bilhão.

Segundo Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil, o principal desafio no País é reduzir a utilização de software pirata em empresas. "A principal preocupação em nossos esforços para reduzir a pirataria de software no Brasil está nas empresas que adquirem licenças legítimas, mas que utilizam um número de cópias maior do que o contratado."

Prejuízo - Um estudo da consultoria IDC previu que uma redução de 10 pontos na comercialização de software pirata poderia gerar até 11,5 mil postos de trabalho nos próximos quatros anos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário