quinta-feira, 9 de abril de 2009

Games de Sucesso !!!


Como nos cinemas, os jogos de sucesso inspiram muitas seqüencias. Só Mario, mascote da Nintendo, estrelou mais de cinco dezenas delas.

Nesta lista estão as 8 franquias de maior sucesso na história dos games. Abaixo, a lista de 100 games mais vendidos da história, por console.



1. Mario
Com 116 aparições em jogos diferentes, Mario é o símbolo dos videogames desde sua primeira aparição no Arcade em 1982. Seus jogos venderam mais de 200 milhões de cópias. Além dos jogos de plataforma, Mario apareceu em outros gêneros, como corridas de kart, tênis e softwares educativos



2. Pokémon
Nos games portáteis da Nintendo, Pokémon vendeu mais de 40 milhões de unidades. Deu origem a 10 longas-metragens e uma série de TV de sucesso



3. The Sims
O jogo de PC mais vendido da História simula uma vida normal, dos relacionamentos amorosos à compra de móveis. Ele é jogado por 100 milhões de pessoas pelo mundo



4. Halo
A série Halo, da Microsoft, elevou as vendas do console Xbox e de seu sucessor, o Xbox 360. Com mais de 20 milhões de cópias vendidas, Halo tornou-se um ícone da cultura pop



5. GTA
O novo game da série GTA, Grand Theft Auto IV, vendeu 6 milhões de cópias em uma semana – um recorde absoluto. Desde o lançamento em 1997, a série vendeu 70 milhões de cópias, apesar das polêmicas em torno de sua violência excessiva



6. Pac-Man
Os mais antigos o conhecem como
“come-come”. Além de ser o Arcade mais famoso, Pac-Man teve 7 milhões de cópias vendidas para Atari 2600 – isso quando o mercado era infinitamente menor



7. Sonic
O porco-espinho azul da Sega vendeu mais de 40 milhões de cópias em seus games e já apareceu em todas as plataformas, inclusive celulares



8. Gran Turismo
Tido como o mais impiedoso simulador de corridas nos consoles, a série Gran Turismo, para PlayStation, é o game de corrida mais vendido da História, com 50 milhões de cópias. Em 2008, chega ao PS3

A lista suplementar de jogos mais vendidos por console, cronologicamente.



Atari 2600 (1977-1983) Pac-Man (7 milhões)
Pitfall! (4 milhões)
Missile Command (2.5 milhões)
Demon Attack (2 milhões)
E.T. the Extra-Terrestrial (1.5 milhões)
Este game é considerado o responsável pela quebra da indústria dos games em 1983. O jogo era tão ruim que colocava o E.T. de Spielberg num cenário baseado no Parthenon grego. O número de cópias vendidas, ao contrário do que se é levado a pensar, fez mal para a indústria: as pessoas, que compraram o game pensando no filme, decepcionadas, pararam de investir dinheiro em games. As cópias encalhadas de E.T para Atari acabaram sendo enterradas no deserto



Colecovision (1982-1984)
Donkey Kong (6 milhões)
Uma das primeiras versões caseiras do lendário game de arcade da Nintendo que marca a primeira aparição de Super Mario



Xbox (2001-2005) Halo 2 (8 milhões)
Halo: Combat Evolved (5 milhões)
O game que criou a imagem do Xbox e colocou a Microsoft, produtora do game, ao nível de competidora no mercado
Tom Clancy's Splinter Cell (3 milhões)
Fable (3 milhões)
Project Gotham Racing (2.5 milhões)
Grand Theft Auto Double Pack (1.59 milhão)
Star Wars: Knights of the Old Republic (1.48 milhão)



Xbox 360 (2005-)Halo 3 (8.1 milhões)
Gears of War (4.5 milhões)
Uma das maiores surpresas de 2006, este game exclusivo para Xbox 360 terá continuação este ano.
Call of Duty 4: Modern Warfare (3.172 milhões)
Grand Theft Auto IV (2.3 milhões)
Forza Motorsport 2 (2.261 milhões)



NES (1984-1990)Super Mario Bros. (40.23 milhões)
Super Mario Bros. 3 (18 milhões)
“Mario 3” para os íntimos. Este game foi lançado no auge da febre do primeiro console Nintendo. Teve até um filme de Holywood feito para promovê-lo: O Gênio do Videogame, com a então atriz mirim Jenifer Lewis, que hoje é a vocalista da banda Rilo Kiley
Super Mario Bros. 2 (10 milhões)
The Legend of Zelda (6.51 milhões)
Zelda II: The Adventure of Link (4.38 milhões)
Teenage Mutant Ninja Turtles (4 milhões)
Dragon Warrior III (3.8 milhões)
Dragon Warrior IV (3.1 milhões)
Golf (2.46 milhões)



SNES (1990-1996) Super Mario World (20 milhões)
Donkey Kong Country (8 milhões)
A volta triunfal de Donkey Kong, mais de 10 anos depois de sua estréia nos fliperamas. Com ajuda de uma fabulosa tecnologia 3D chamada ACM, desenvolvida pela Silicon Graphics, este game representou os melhores gráficos da era do Super Nintendo
Super Mario Kart (8 milhões)
Street Fighter II (6.3 milhões)
The Legend of Zelda: A Link to the Past (4.61 milhões)
Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest (4.37 milhões)
Street Fighter II Turbo (4.1 milhões)
Super Mario World 2: Yoshi's Island (4 milhões)
Dragon Quest VI (3.2 milhões in Japan)
Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! (2.89 milhões)
Dragon Quest V (2.8 milhões)
Final Fantasy VI (2.55 milhões)
Final Fantasy V (2.45 milhões)



Nintendo 64 (1996-2001) Super Mario 64 (11 milhões)[43]
Mario Kart 64 (8.47 milhões approximately)
GoldenEye 007 (8 milhões)
Finalizado muito depois do filme, GoldenEye melhorou quase tudo o que era possível no gênero de tiro em primeira pessoa. O destaque era o multiplayer para quatro jogadores, revolucionário para uma época anterior às Lan houses
The Legend of Zelda: Ocarina of Time (7.6 milhões)
Super Smash Bros. (4.9 milhões)
Diddy Kong Racing (4.434 milhões)
Pokémon Stadium (3.871 milhões)
Donkey Kong 64 (3.77 milhões)
The Legend of Zelda: Majora's Mask (3.36 milhões)
Star Fox 64 (3.325 milhões)
Pokémon Snap (2.718 milhões)
Perfect Dark (2.5 milhões)



Gamecube (2001-2006)Super Smash Bros. Melee (7.09 milhões)
A série de luta das mascotes Nintendo começou no Nintendo 64 como um game de luta sem personagens conhecidos.
Super Mario Sunshine (5.5 milhões)
Mario Kart: Double Dash!! (4.676 milhões)
The Legend of Zelda: The Wind Waker (3.07 milhões)
Luigi's Mansion (2.539 milhões)
Animal Crossing (2.321 milhões)
Mario Party 4 (2.003 milhões approximately)
Metroid Prime (2 milhões)



Wii (2006-)Wii Sports (21.56 milhões)
O revolucionário game de esportes que trouxe a gesticulação para a experiência virtual. Com o controle do Wii, é possível emular um bastão num game de beisebol, como luvas de boxe no ringue, taco de golfe e o que mais os criadores de games imaginarem
Wii Play (11.51 milhões)
Super Mario Galaxy (6.1 milhões)
Mario Party 8 (4.86 milhões)
Super Smash Bros. Brawl (4.85 milhões)
The Legend of Zelda: Twilight Princess (4.52 milhões)
Mario & Sonic at the Olympic Games (3.4 milhões)
Mario Kart Wii (2.389 milhões)
Super Paper Mario (2.28 milhões)
Big Brain Academy: Wii Degree (2.26 milhões)
Wii Fit (2.074 milhões)
Guitar Hero III: Legends of Rock (2 milhões)



Gameboy (1989-2001) Tetris (33 milhões)
Pokémon Red, Blue, and Green (20.08 milhões)
Pokémon Gold and Silver (14.51 milhões approximately)
Pokémon Gold (7.15 milhões)
Pokémon Silver (7.36 milhões)
Super Mario Land (14 milhões)
Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition (8.26 milhões)
A febre Pokémon era tão grande que um game idêntico aos anteriores vendeu tudo isso só porque tinha um personagem extra: o ratinho elétrico Pikachu
The Legend of Zelda: Link's Awakening (6.05 milhões)
The Legend of Zelda: Oracle of Ages (3.96 milhões)
The Legend of Zelda: Oracle of Seasons (3.96 milhões)



Gameboy Advance (2001-2005) Pokémon Ruby and Sapphire (13 milhões)
Considerado o melhor game da franquia, Pokémon Ruby and Sapphire inovou ao trazer mais elementos de RPG para a mecânica de jogo
Pokémon FireRed and LeafGreen (11.82 milhões)
Pokémon Emerald (6.32 milhões)
Super Mario World: Super Mario Advance 2 (4.079 milhões)
Super Mario Advance (3.738 milhões)
Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 (3.598 milhões)
Mario Kart Super Circuit (3.468 milhões)



Nintendo DS (2005) Nintendogs (18.67 milhões)
Quando Shigeru Miyamoto, criador de Mario, comprou um cãozinho, teve a idéia de um game de adestração de filhotes. O portátil da Nintendo até recebe comandos de voz para os cachorros, como “senta” e “rola”
Pokémon Diamond and Pearl (14.77 milhões)
New Super Mario Bros. (14.16 milhões)
Brain Age: Train Your Brain in Minutes a Day! (12.98 milhões)
Brain Age 2: More Training in Minutes a Day! (10.83 milhões)
Mario Kart DS (10.45 milhões)
Animal Crossing: Wild World (9.53 milhões)
Super Mario 64 DS (6.12 milhões)
Big Brain Academy (5.01 milhões)



Mega Drive (1988-1995) Sonic the Hedgehog 2 (6 milhões)
Sonic the Hedgehog (4 milhões)
O conceito da criação de Sonic foi o de um animal veloz que mostrasse o poderio do então recém-lançado Mega Drive, duas vezes mais potente que o NES
Aladdin (4 milhões)
NBA Jam (1.93 milhão in US)



Dreamcast (1999-2001) Sonic Adventure (2.5 milhões)
Soulcalibur (1.3 milhão)
Considerado o melhor game de luta de todos os tempos, Soulcalibur foi relançado na rede Xbox Live
Crazy Taxi (1.225 milhão)
Shenmue (1.2 milhão)



PlayStation (1995-2000) Gran Turismo (10.85 milhões)
Final Fantasy VII (9.8 milhões)
Gran Turismo 2 (9.37 milhões)
Tomb Raider II (8 milhões)
Metal Gear Solid (7 milhões)
O primeiro flerte entre narrativa cinematográfica e o universo dos games a dar certo. Com centenas de horas de diálogos interpretados por atores famosos e trama de espionagem, este game acaba de chegar aos PlayStation 3 em sua quarta versão
Tomb Raider (7 milhões)
Crash Bandicoot (6.8 milhões)
Final Fantasy VIII (6 milhões)



PlayStation 2 (2000)Grand Theft Auto: Vice City (17.5 milhões)
Gran Turismo 3: A-Spec (14.89 milhões)
Grand Theft Auto III (14.5 milhões)
O primeiro game da polêmica e excelente série Grand Theft Auto a ter um ambiente tridimensional. Pela primeira vez, o jogador podia escolher o que fazer na ordem que quisesse, quebrando a o ritmo linear dos games
Grand Theft Auto: San Andreas (12 milhões)
Gran Turismo 4 (10.06 milhões)
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (7 milhões)
Final Fantasy X (6.6 milhões)
Final Fantasy XII (5.2 milhões)
Kingdom Hearts (4.68 milhões)



PlayStation 3 (2006-)MotorStorm (3 milhões)
Realismo numa corrida de carros, motos e caminhões, mas sem grande brilho. O PlayStation 3 ainda espera o seu grande hit
Resistance: Fall of Man (2.5 milhões)



PSP (2005-)Grand Theft Auto: Vice City Stories (4.5 milhões)
Monster Hunter Freedom 2 (2.15 milhões)
Um game RPG que mistura Pokémon e o clima de filmes sombrios de terror. É um sucesso absurdo atualmente no Japão, onde é o game mais vendido há meses
Monster Hunter Portable 2nd G (2.045 milhões)
Daxter (2 milhões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário