Hamilton desclassificado do 1º GP do ano
O campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, foi eliminado de seu terceiro lugar na corrida de abertura da temporada, na Austrália, depois que comissários decidiram na quinta-feira que ele e a MacLaren os iludiram deliberadamente para tomar uma decisão errada. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que administra a categoria, disse em um comunicado que Hamilton e sua equipe foram excluídos da classificação da corrida do último final de semana.
O italiano Jarno Trulli, da Toyota, herdou a terceira posição. Ele havia sofrido uma punição de 25 segundos e caído ao 12º lugar após ter ultrapassado Hamilton quando o safety car entrou na pista. Os comissários reabriram o inquérito após surgirem "novos elementos" e convocaram Hamilton a comparecer diante deles no circuito de Sepang, onde ocorre no próximo domingo o Grande Prêmio da Malásia.
Eles decidiram que "Hamilton e... a McLaren Mercedes agiram de maneira prejudicial à conduta do evento ao ... deliberadamente iludir os comissários na audiência de domingo". Os comissários afirmaram que houve uma quebra do código internacional do esporte.
Com o abandono do companheiro de Hamilton, Heikki Kovalainen, em Melbourne, a McLaren está agora na mesma situação da rival Ferrari, sem pontos no campeonato.
Trulli, que derrapou e foi ultrapassado por Hamilton enquanto eles estavam atrás do safety car, disse depois da corrida que ele não tinha muita escolha a não ser ultrapassar o britânico novamente. "Quanto o safety car entrou na pista no final da corrida, Lewis Hamilton me ultrapassou mas logo depois ele reduziu repentinamente e se colocou na lateral da pista", disse o italiano em um comunicado da equipe. "Eu pensei que ele tinha um problema, então o ultrapassei, pois não havia mais nada a fazer."
Ainda não estava claro o que Hamilton disse aos comissários no inquérito original. Em outro caso, o alemão Sebastiana Vettel, da Red Bull, pode ter revista a sua pena de perda de dez posições no grid de largada em Sepang.
O diretor da equipe Christian Horner disse que pediu a Vettel para discutir a penalidade com Alan Donnelly, o chefe permanente e sem direito a voto dos comissários da FIA.
Para um campeonato agora em pontos corridos, diriamos que como piloto Hamilton é um ótimo mentiroso !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário